Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
M. S.
09/06/2025

imcuprimento do destino da viagem

Exmos Senhores No dia 01- Junho realizei uma viagem com a empresa Flixbus desde Santiago de Compostela,( Espanha) com destino a Vilanova de Gaia (Portugal), ao chegar a Porto- Campanha , o motorista negou se a levar me ao meu destino, quando eu tinha bilhete para Vila Nova de Gaia deixando me as 23 :00 na estação de Campanha e recusando a dar me o livro de reclamações, sendo o motorista uma pessoa malcriada e agressiva. Ja fiz reclamação a empresa Flixbus, dando me como resposta que envie uma fotografia, o que justifique com o google - maps, quando eles tenham que ter que não foi cumprido o percorrido. Atentamente

Encerrada

Reembolso não Recebido

Exmos. Senhores, Escrevo abaixo e-mail enviado para o apoio da Hertz que descreve, por sua vez, toda a situação. ---Início de Transição--- Boa noite, Espero que esta mensagem vos encontre bem. Apesar de compreender de que se encontra estipulado um prazo para o envio do recibo de abastecimento, na altura do telefonema, apenas nos foi informado de que, após abastecimento, deveriamos fornecer os dados da matricula da viatura utilizada, bem como o NIF da Hertz. Em momento algum o colega contactado informou de que dispunhamos de 48H para a submissão do mesmo. Conforme falado telefonicamente com os vossos serviços, e reiterando a mensagem anterior, quando entrei na viatura antes do inicio da marcha, constatei de que a mesma não tinha 1/4 do depósito, indicando que o utilizador anterior não teve o cuidado de deixar a viatura nas condições por vós exigidas como sendo necessárias para a utilização do próximo cliente. Foi este facto que me levou a entrar em contacto convosco para saber como proceder, e foi nesta chamada que nos foram dadas essas mesmas instruções (sem contar, lamentavelmente, com o período de submissão de 48h). Conforme deverão compreender, após agir em boa fé, ser recusado o pedido de reembolso, deixa muito a desejar nos vossos serviços e no tratamento pós-reserva. Desta forma, sendo que, da minha parte "falhei" com a vossa exigência de submissão do recibo no período de 48h, saliento que a Hertz falhou também na garantia em ter, pelo menos, 1/4 do depósito disponível para utilização, não mencionando as pobres condições nas quais se encontrava a viatura (ora exterior, ora interior). A situação de falta de combustível foi prontamente resolvida da minha parte, em concordância com vossas condições e de forma ao próximo cliente encontrar a viatura nas condições que a Hertz apregoa. Acresce à minha disponibilidade de colmatar a falha do mínimo de combustível (que desde o início da marcha me era devido) o facto de ter feito apenas cerca de 15km com a vossa carrinha, tendo subscrito a um serviço que incluía 40km. Desta forma, e tendo em conta os fatores acima mencionados, é-me devido o reembolso de 25€, patentes no recibo anteriormente enviado (novamente em anexo). ---- Fim de Transcrição ---- Cumprimentos.

Resolvida
J. P.
09/06/2025

Cancelamento Voo - Encerrada reclamação indevidamente

Exmos. Senhores, No dia 24/04 o voo TP453 (Orly--> Porto) foi cancelado. A companhia avisou me do cancelamento e foi nos atribuido um voo com escala em Viana, com horário de chegada ao Porto diferente e que teve atrasos. Relembro que viajava com 3 crianças e um bebé (4 meses) --> Ainda perderam dois carrinhos de criança na escala em Lisboa... Fiz reclamação formal à TAP a 27/03, numero 2025-0000519826. Troquei alguns emails com o staff e após a minha insistencia (relembro que a causa de cancelamento que me informaram não foi aceite por mim: GREVE - a greve anunciada terminava antes do horário do meu voo). Entretanto, foi atribuida a possibilidade de compensação de 250€ por passageiro. Enviei email a aceitar e com os documentos necessários (tenho comprovativo). Recebi um email automático a informar que não tinha respondido no prazo legal e que a queixa foi encerrada. Reenviei emails e comprovativo do mesmo e nenhuma resposta da TAP - relembro que nao respondi a email automático. Após contacto com o messeger foi me informado que teria que abrir nova reclamação. Fiz a mesma no dia 19/05 (2025-0000872830). Continuo sem resposta da TAP. Hoje contactei a linha telefonica, fui apenas informada que tenho que aguardar, que a reclamação está a ser analisada. Apesar de ter explicado que já tinha uma reclamação anterior e que foi indevidamente encerrada, nao foi feito qualquer esforço ou simpatia para resolver atempadamente a situação. A funcionária ainda me respondeu que se quiser reclamar sobre os serviços de apoio ao cliente da TAP devo preencher novo formulário e irei "para lista de espera" com a data de hoje... Perante este serviço fiz hoje queixa na ANAC e envio esta queixa através do portal do consumidor da DECO. Agradeço a resolução e o pagamento da TAP a curto prazo. Envio comprovativos dos emails trocados e da ultima reclamação. Cumprimentos. Joana Pereira

Encerrada

Bagagem

Eu, Carla Camisão, no dia 30 de Maio , no voo de Malpensa (Itália), para Lisboa, às 21.35h na porta de embarque, o funcionário considerou a minha mala pessoal como bagagem. O funcionário extremamente arrogante disse que tinha que pagar 58€, se não pagasse não embarcava. Eu disse que tinha embarcado em Lisboa com a mochila e a mala pessoal. O funcionário disse que não tinha nada a ver com isso e que só estava a cumprir ordens. Ora a minha mala pessoal foi considerada como bagagem. Vi várias pessoas a embarcar com duas mochilas e não pagaram mais por isso. Sinceramente não sei se volto a viajar pela EasyJet.

Encerrada
E. H.
06/06/2025

Assunto: Reclamação e pedido de indemnizacao – Voo atrasado TP [473] Lyon–Lisboa (01/06)

Exmos. Senhores, Venho por meio deste registrar uma reclamação referente ao voo TP 473], com partida de Lyon para Lisboa, no dia 1º de junho de 2025, com horário previsto para 18h30. O voo sofreu um atraso de 2 horas, o que causou a perda do meu autocarro para o destino final e me obrigou a permanecer no Aeroporto de Lisboa das 22h30 até as 5h da manhã do dia seguinte, por não dispor de recursos financeiros para custear um alojamento ou transporte alternativo. Além do desconforto físico e emocional, tive gastos com alimentação. Diante disso, venho solicitar: 1. Reembolso das despesas com alimentação durante o período de espera; 2. Indemnização por danos morais, devido à situação de vulnerabilidade e desconforto prolongado em que me vi colocada, sem qualquer assistência por parte da companhia aérea. Conforme o Regulamento (CE) n.º 261/2004, solicito que esta situação seja analisada com urgência e que a TAP se responsabilize pelos transtornos causados. Fico no aguardo de uma resposta em até 10 dias úteis. Caso contrário, considerarei recorrer a entidades reguladoras e demais meios legais disponíveis. Atenciosamente, Elisa Henrique Telefone 915 514338 e mail lizitaportugal1@gmail.com Cumprimentos.

Encerrada
T. T.
05/06/2025

Má prestação de serviço e risco de perda de voo internacional com menor de idade – Mytrip / TAP

Adquiri passagens aéreas internacionais através da plataforma Mytrip (Gotogate International AB) para um voo operado pela TAP Air Portugal, com o seguinte trajeto: Origem: Porto (OPO) Destino: Rio de Janeiro (GIG) Data do voo: 01 de setembro de 2025 Código de reserva: P59IUU No momento da compra, por erro de digitação, os nomes de duas passageiras (minha esposa e minha filha menor de idade) foram inseridos de forma incompleta/truncada. Após contatar a Mytrip, fui obrigado a pagar R$ 400,00 (quatrocentos reais) para correção. Mesmo após o pagamento, a correção não foi realizada. Fui informado posteriormente que “a TAP não autoriza alterações” — alegação genérica que se mostrou infundada. Após nova insistência, recebi confirmação de que a Mytrip abriu um chamado formal à TAP no dia 20 de maio de 2025, com os seguintes dados: Número do atendimento (ticket interno): 71604233 Atendente: Yamin K Documentação enviada: Passaportes das passageiras Ou seja, o pedido encontra-se em posse da TAP há mais de 15 dias e não houve qualquer resposta datada ou posicionamento formal até o momento. Neste ponto, é evidente que: A Mytrip cumpriu parcialmente o dever de acionar a transportadora; A TAP está em silêncio absoluto desde 20/05, demonstrando falta de diligência e comprometimento com a assistência ao passageiro; E o consumidor fica sem qualquer canal de resposta, pois a TAP afirma que não pode fornecer informações por se tratar de canal interno, e a Mytrip não possui prazo de resposta claro. --- ⚠️ Trata-se de um caso urgente, envolvendo: Uma menor de idade, cujo nome está incorreto no bilhete; Um voo internacional de caráter familiar, em que a criança conheceria os avós pela primeira vez; Risco iminente de não embarque, causado por falhas no suporte entre agência e companhia aérea; --- ✅ Solicito à DECO PROTESTE: Abertura de mediação com urgência; Pressão sobre a TAP para emitir resposta formal imediata ao ticket 71604233; Reconhecimento de má prestação de serviço, prática abusiva e omissão de resposta em prazo razoável. Reforço que os documentos estão disponíveis e podem ser fornecidos sob solicitação por canal seguro. Atenciosamente, Thiago Teixeira Faria e Silva

Encerrada
T. R.
05/06/2025

Horário de funcionamento

Exmos. Senhores, Venho por este meio informar que o horário de atendimento que consta, tanto à porta do estabelecimento, quanto no site está errado. A loja da Amora, Seixal recusou-se a atender-me. No dia 05/06/2025 desloquei-me à referida loja para fazer uma 2a via do cartão por perda. Algo que apenas pode ser tratado em loja. Porém, apesar de chegar dentro do horário de atendimento, recusaram-se a fazê-lo, dizendo que as senhas são retiradas centralmente e que às 18h30 já não são impressas mais senhas, logo não há mais atendimentos. Quando eu fui falar com a funcionária eram 18h32, e antes já havia tentado imprimir a senha. Ou, seja, por segundos não fui atendida, apesar de estar perfeitamente dentro do horário. Quanto a retirarem as senhas centralmente, acho estranho, pois em outra ocasião fui carregar o passe muito perto das 19h e não tive qualquer tipo de constrangimento em imprimir a senha e ser atendida. Compreendo que os funcionários tenham a sua hora de saída e que existam processos que demorem mais tempo, porém nesse caso ajustem os horários de forma a não enganarem as pessoas. Cumprimentos.

Encerrada
R. F.
05/06/2025

Desactivação da linha 2791

Exmos. Senhores, Carris metropolitana Dia 5 de Junho de 2025 É com muito desagrado que faço esta reclamação. É muito revoltante quando passam publicidade nos autocarros a dizer para deixarmos o carro em casa e andarmos de transporte quando depois nos retiram autocarros e o de substituição não faz o horário que muitas pessoas precisam para ir trabalhar. Sem qualquer informação tanto nos autocarros como nas paragens de autocarro foi desativada a linha 2791 que muita gente usava para ir trabalhar de madrugada às 5h30 sentido Alverca zona industrial. Foi uma vergonha no dia 2 de junho muita gente estar nas paragens à espera que pelo menos a 2790 fosse fazer esse horário mas isso não aconteceu. No sentido lisboa no espaço de 30 minutos ( desde as 5h15 ate às 5h45 que foi o tempo que estive na paragem en10× bolonha) passaram 3 autocarros 2790 sentido lisboa quando sentido Alverca passaram 7 autocarros a dizer " reservado ou fora de serviço ". Várias pessoas, inclusive eu, tiveram de chamar táxis, ubers e até mesmo a pé para se deslocarem para o trabalho, chegando atrasados no trabalho obviamente, algo que faziam de autocarro e o fizeram durante anos tanto na rodoviária de Lisboa como na carris metropolitana. É uma vergonha a discriminação que a carris metropolitana está a fazer com os clientes que trabalham na zona de Alverca retirarem o autocarro das 5h30 enquanto que para a zona de lisboa continua praticamente com os mesmos horários e já nem falo de ao fim de semana e feriados não haver autocarros para quem trabalha nesses dias. E o mais grave foi eu ter ligado para o apoio ao cliente a perguntar pelo horário que a 2790 ia fazer apartir do dia 2 de junho e me dizerem que ainda não tinham os horários e que eu fosse para a paragem no horário de sempre e espera se para ver se passava algum autocarro. Realmente passaram muitos mas todos fora de serviço. E no site quando se faz o planeamento de viagem ainda aparece a 2791. 7Agora gostava que a carris metropolitana explicasse aos clientes que trabalham na zona de Alverca, e que pagam passe , que usufruiam da linha 2791 no horário das 5h30, que de uns meses até à sua desactivação eram muitas as pessoas a usufruir, vão trabalhar e do porquê não terem colocado a 2790 a fazer esse horário quando para lisboa continua com os horários praticamente iguais ou até melhor. Cumprimentos.

Encerrada
R. P.
05/06/2025

Transporte de Bagagem

Exmos. Senhores, Venho por meio desta apresentar uma reclamação sobre a experiência que tive no dia 27/04/2025, no embarque realizado no Aeroporto do Porto às 9h da manhã. Durante o processo de embarque, o motorista não permitiu que minha mochila de cabine fosse transportada na cabine, alegando questões de segurança e falta de espaço no compartimento superior do autocarro. No entanto, a mochila que transporto está dentro dos padrões para compartimentos superiores e já viajei por diversos países sem qualquer problema com este item. Expliquei ao motorista que: • O autocarro estava com menos da metade dos lugares ocupados; • Tenho experiência em viagens de autocarro na Europa, inclusive em países com regulações mais rigorosas, e nunca tive problemas para manter minha mochila na cabine; • A mochila continha itens pessoais e documentos sigilosos, que eu precisava manter sob vigilância. Apesar dos meus argumentos, o motorista foi extremamente rude, autoritário e intransigente, recusando-se a dialogar. Para garantir que minha mochila fosse transportada comigo, comprei um segundo bilhete, para a posicionar corretamente em um assento, presa com o cinto de segurança. Mesmo assim, o motorista continuou intransigente e obrigou-me a colocar a mochila no porão. Além disso, durante toda a viagem, o motorista manteve o som do autocarro em volume excessivamente alto, o que prejudicou o conforto dos passageiros (tenho prova). A legislação atual proíbe som alto em transportes públicos. Após formalizar a reclamação junto à Rede Expressos, fui ignorado nos meus argumentos, no meu bem-estar, resposta, devolução do valor pago ou esclarecimentos sobre o ocorrido. Diante disso, solicito a devolução do valor de €5,95, referente ao bilhete comprado para minha mochila, ou um vale de desconto correspondente. Aguardo uma resposta rápida e satisfatória sobre esta questão e espero que a empresa tome providências para evitar que situações como essa voltem a ocorrer. Atenciosamente, Rui

Resolvida
I. H.
04/06/2025

Reclamação contra a Ryanair – Cobrança de serviço não prestado (Bagagem extra)

Nome completo: Inês Henriques Data da viagem: 28/04/2025 Número da reserva: CQ9QYM Valor a reclamar: 50€ Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação contra a companhia aérea Ryanair, relativa ao voo FR1769 (Valência – Lisboa), com data de 28 de abril de 2025, que foi cancelado momentos antes do embarque. Pouco antes do voo ser cancelado, fui cobrada no portão de embarque por uma bagagem de cabine extra, visto que estava prestes a embarcar. Após o cancelamento do voo, não usufruí do serviço nem embarquei, e a bagagem extra não foi transportada. No aeroporto de Valência, o próprio staff da Ryanair informou-me de que poderia pedir o reembolso desta bagagem adicional, mas que teria de o fazer através do website. Segui exatamente essa indicação — e já efetuei dezenas de reclamações através do formulário oficial e por email. Todas as respostas que recebi ignoram por completo o ponto central da questão, limitando-se a repetir as diretrizes gerais da política de bagagem da Ryanair — o que não se aplica ao meu caso. A Ryanair já me devolveu: O valor do voo cancelado O valor da bagagem de porão reservada com antecedência No entanto, não foi devolvido o valor da mala extra paga diretamente no aeroporto, apesar de se tratar claramente de um serviço não prestado. Anexo a este pedido: Comprovativo do pagamento da bagagem extra (ou extrato bancário com a cobrança) Cópia das comunicações com a Ryanair Comprovativo do cancelamento do voo Peço a vossa ajuda para resolver esta situação, que se arrasta há mais de um mês, e para garantir o reembolso justo do valor cobrado por um serviço que nunca foi prestado. Fico disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais. Com os melhores cumprimentos, Inês Henriques.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.