Dicas

Como eliminar o pó das superfícies

A poeira do norte de África deixou as casas e os carros em cor de tijolo. Veja qual a melhor maneira de limpar a "chuva de lama", que encheu de pó as superfícies.

17 março 2022
Como limpar a poeira do norte de áfrica

iStock

A nuvem de poeira que cerrou os céus na última semana deixou carros, varandas e parapeitos das janelas cobertos por uma fina camada de pó em tons de tijolo. Siga as nossas sugestões para uma limpeza mais fácil da “chuva de lama”, que cobriu as diversas superfícies.

Como tirar a poeira do carro?

De terça a quinta-feira, um pouco por todo o país, os veículos a circular na estrada foram polvilhados com a poeira vinda do norte de África. E, nem de propósito, os que não estavam completamente cobertos de pó confundiam-se com os concorrentes dos ralis do deserto, pelo esforço dos condutores de limpar o para-brisas para ver a estrada.

Para voltar a dar brilho ao carro, bastará lavá-lo com uma mangueira ou num espaço específico para lavagens automáticas. Lembre-se de que a lavagem do carro na via pública é proibida.

Janelas, varandas e parapeitos sem pó

Mais trabalho estará à sua espera se arregaçar as mangas para limpar parapeitos e janelas.

Comece por enrolar e pendurar os cortinados para os afastar da área onde está a trabalhar. Depois, aspire os parapeitos e as calhas das janelas. Passe, depois, com um trapo húmido para agarrar o pó maior em todas as superfícies. Pode usar uma T-shirt ou um pijama velhos, desde que os tecidos sejam macios e absorventes. Atualmente, também se encontram no mercado panos do pó com características eletrostáticas, que atraem e agarram mais facilmente poeiras e outras partículas dispersas. Em seguida, use um bom produto limpa-vidros e seque bem para evitar manchas. Em alternativa, junte cem gramas de perborato de sódio ou 30 mililitros de vinagre a um pequeno balde com água quente e limpe com um pano de camurça. Uma borracha limpa-vidros (também conhecida por rodo) é útil para abranger grandes extensões de cada vez e pode funcionar em janelas maiores. Limpe-a após cada passagem. Limpe o vidro já lavado e seco com papel de jornal amarrotado, o que lhe dá um brilho extra e elimina os pelos persistentes.

Evite limpar as janelas quando estiver a bater o sol, pois a luz solar seca-as mais rapidamente, o que pode originar manchas.

Para limpar os estores, comece por aspirar recorrendo à escova macia do aspirador. Depois, a limpeza com um detergente lava-tudo e um pano macio deverão ser suficientes para conseguir bons resultados.

Se tiver mesas ou cadeiras na varanda, comece por limpá-las com um pano levemente húmido para agarrar o pó. Depois, aplique o produto para madeiras, se for esse o material, ou uma solução com detergente para a loiça, caso se trate de mobiliário de plástico. No caso da madeira, assegure-se de que o móvel fica bem seco, depois de limpo.

Lavar a roupa não exige cuidados especiais

A menos que tenha esquecido as janelas abertas, o vestuário que guarda dentro de casa não precisará, à partida, de cuidados extra. Contudo, se teve o azar de deixar roupa pendurada no estendal exterior por estes dias, é desejável que a lave novamente. Lave segundo as instruções específicas de cada tecido; não se justifica aumentar a temperatura nem a quantidade de detergente.

E se a poeira entrou dentro de casa?

É normal entrar pó em casa, mesmo quando as janelas estão fechadas. Mantenha a lida da casa com a rotina habitual. Comece por tirar os cortinados e limpar os varões com água e detergente para a loiça, caso sejam de plástico, ou só com um pano ligeiramente húmido, caso se trate de um varão de madeira. Limpe o pó dos móveis com os cuidados do costume, mas não esqueça também as roupas da casa. Se se justificar, lave cortinas, mantas e almofadas ou, pelo menos, sacuda-as.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.