Notícias

Qual o melhor verniz vermelho para pintar as unhas?

Unhas impecáveis durante quatro dias. É o que se pode esperar dos dois melhores vernizes vermelhos testados. Uma semana depois, os defeitos começam a revelar-se. Descubra qual a melhor opção para pintar as unhas.

Especialista:
Editor:
30 janeiro 2026
Mão de mulher com unhas pintadas de vermelho

iStock

O que se espera de um verniz, depois de pintadas as unhas? Que a cor e o brilho se conservem o mais tempo possível. Foi precisamente para testar a resistência, bem como a segurança dos ingredientes, que a DECO PROteste testou 16 vernizes vermelhos. A maioria são eficazes e resistem, em média, quatro dias sem defeitos visíveis nas unhas. Não há problemas críticos de segurança relacionados com metais pesados. Existem, porém, deficiências quanto à contaminação por nitrosaminas, ao desempenho ambiental da embalagem e à qualidade da informação dos rótulos. 

Vernizes sem metais pesados, mas com nitrosaminas

Os produtos cosméticos à venda na União Europeia (UE) devem ser seguros para a saúde. A maioria são, mas alguns podem conter ingredientes com propriedades perigosas. Como não estão estabelecidos limites numéricos harmonizados para quantidades de contaminantes consideradas aceitáveis nos países da UE, deve ficar demonstrado, através da avaliação de segurança, que qualquer vestígio tolerado de uma substância proibida não se transforma numa preocupação toxicológica. 

Nenhum dos 16 produtos avaliados continha níveis detetáveis dos metais pesados analisados: chumbo, cádmio, mercúrio, arsénio e antimónio. As nitrosaminas, compostos químicos potencialmente cancerígenos, foram detetadas em três produtos e exclusivamente sob a forma de N‑nitrosodifenilamina, com concentrações medidas entre 0,1 e 0,2 mg por quilo. Estes valores estão próximos ou ligeiramente acima do valor de orientação da BVL (German Federal Office of Consumer Protection and Food Safety), de 0,165 mg/kg para "outras nitrosaminas".

As nitrosaminas não são intencionalmente adicionadas aos cosméticos. Trata-se de contaminantes indesejados que podem surgir na sequência da mistura de ingredientes ou durante o fabrico. Algumas nitrosaminas foram classificadas como potencialmente cancerígenas pela Agência Internacional de Investigação em Cancro (IARC, na sigla em inglês). A exposição a estes compostos, mesmo em níveis baixos, é uma preocupação para a segurança do consumidor, sobretudo em relação a produtos aplicados repetidamente em grandes áreas do corpo, como cremes, loções ou vernizes.


Verniz de unhas vermelho QUALIDADE
GLOBAL
(%)
PREÇO (€) CARACTERÍSTICAS RESULTADOS
  Por embalagem Por 10 ml Capacidade
(ml)
Desreguladores
endócrinos
Contaminantes Resistência Teste de utilização Impacto ambiental da embalagem Rótulo
DELIPLUS
Vermelho 39
(Mercadona)
Melhor do Teste 77 2,50 2,27 11   Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 3
ANDREIA
Verniz Hipoalergénico
Vermelho 147
Escolha Acertada 76 2,19 1,56 14   Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 3
O.P.I.
NLN25 Big Apple Red
75 15,95 - 17,90 11,28 15   Avaliação: 5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 2
DOUGLAS 275
The Red Perfecto
74 4,99 4,99 10   Avaliação: 5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 2,5
MY LABEL
Vermelho 113
(Continente)
72 2,65 3,31 8   Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 2,5 Avaliação: 3
ANNY
Only Red 085
72 8,20 5,47 15   Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 4 Avaliação: 3 Avaliação: 0,5
BETER
Youth Color 066
Almost Red Light
71 3,75 3,41 11   Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 0,5
KIKO
Smart Fast Dry 64
70 2,99 4,27 7   Avaliação: 3 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 2
ESSENCE
Chili Together
70 1,99 2,49 8   Avaliação: 3 Avaliação: 5 Avaliação: 4 Avaliação: 2,5 Avaliação: 0,5
SEPHORA
Red Carpet 201
69 4,99 7,68 6,50   Avaliação: 5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 0,5
CATRICE
Gel Affair Lacquer
019 Vive l'Amour
69 2,99 2,85 10,50   Avaliação: 3,5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 0,5
RIMMEL
60 Seconds Super Shine
315 Queen of Tarts
68 5,59 6,99 8   Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3 Avaliação: 3 Avaliação: 0,5
BOURJOIS
Let's Get Red(y)
57 7 7,78 9 Sim Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 4 Avaliação: 3 Avaliação: 0,5
ESSIE
60 Really Red
57 6,98 - 7,99 5,55 13,50 Sim Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 2,5
CLICHÉ
105 Mao Real
57 1 0,91 11 Sim Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5 Avaliação: 3 Avaliação: 2,5
CHANEL
Le Vernis 153 Pompier
43 29,50 - 33 24,04 13   Avaliação: 5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 4 Avaliação: 2 Avaliação: 0,5

Melhor do Teste  Melhor do Teste   Escolha Acertada  Escolha Acertada

Avaliações da DECO PROTeste

 

Quatro dias de unhas perfeitas

Um dos maiores desejos de quem embeleza as unhas com verniz é que a cor perdure, sem riscos e sem lascas inestéticas. Após o tempo necessário de secagem, a maioria dos vernizes resiste muito bem ao esforço mecânico, como ficou demonstrado no teste de adesão, com corte em cruz. Da mesma forma, grande parte obteve um excelente desempenho na aderência do verniz, evidenciando boa integridade e durabilidade. Apenas numa marca a maioria do verniz descamou.

A prova dos nove dos vernizes começa quando se abre o frasco, se pega no pincel e se inicia a aplicação. A perceção geral dos consumidores que realizaram o teste prático, desconhecendo a marca dos vernizes, é positiva. Em geral, descreveram boa cobertura, tempos de secagem aceitáveis e aparência satisfatória, em média, por quatro dias. Mas algumas marcas vão um pouco além deste prazo. Para uma cobertura total da unha e cerca de quatro dias sem defeitos visíveis, são precisas, em média, uma e meia a duas camadas de verniz.

Vernizes: embalagens pouco amigas do ambiente

As embalagens principais são feitas de vidro, com tampas de plástico. Nenhuma das marcas anuncia ter recorrido a material reciclado. Os valores de perda de produto estão abaixo dos 10% para os vernizes testados, o que vai ao encontro dos critérios estabelecidos pelo rótulo ecológico europeu. No entanto, o impacto da embalagem é relativamente elevado para grande parte dos vernizes

Metade dos vernizes não cumprem a maioria dos requisitos legais dos rótulos. Por exemplo, falta de data de validade ou de indicação do período de utilização após a abertura do verniz. Outras ausências: informação em português, listas de ingredientes e dados de contacto insuficientes. Além disso, certas alegações, como "hipoalergénico", foram mencionadas em vernizes com ingredientes potencialmente alergénicos, podendo levar os consumidores ao engano.

Como aplicar o verniz? 

  • O verniz deve ser aplicado em unhas limpas e secas. Vestígios de cremes ou de verniz interferem e provocam lascas prematuras.
  • O verniz deve ser aplicado em camadas finas, para garantir uma secagem uniforme e a formação ótima do filme. Uma a duas camadas devem ser suficientes.
  • Cada camada deve secar antes de se aplicar a seguinte, para evitar imperfeições e espessura excessiva, o que pode comprometer o tempo de secagem.
  • O uso regular de cremes para as mãos e óleos para as cutículas, após a secagem, ajuda a contrariar a desidratação causada pelos solventes, sem afetar a integridade da camada de verniz.

E como removê-lo?

  • acetona, ou outra solução para remover verniz, deve ser usada numa zona bem ventilada, para reduzir a exposição à inalação de solventes voláteis. É de evitar o contacto com os olhos e a proximidade com fontes de calor devido à sua inflamabilidade.
  • Utilize uma bola ou um disco de algodão para embeber a acetona. Pressione contra a unha durante alguns segundos para permitir que o solvente penetre e dissolva a película de verniz. A superfície da unha é limpa do bordo da cutícula em direção à borda livre, removendo o verniz dissolvido. Para vernizes mais escuros, pode ser necessário aplicar novamente o produto.
  • Discos de limpeza pré-humedecidos ou esponjas impregnadas com solventes podem ser usados como alternativas às soluções líquidas. No caso de sistemas de esponja, os dedos são inseridos no recipiente e girados para facilitar a remoção do verniz, embora o processo possa demorar um pouco mais.
  • Evite o contacto prolongado com a acetona, dado o efeito desidratante na pele e unhas. O uso frequente pode fragilizar e secar as unhas.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar