Notícias

Sofre de alergias? Descubra qual é o melhor creme de mãos para si

Nem sempre é fácil manter a pele cuidada quando se sofre de alergias, pois muitos produtos contêm fragrâncias alergénicas. A pensar nesses consumidores, a DECO PROteste elegeu, entre 15 cremes de mãos, o melhor dos que têm menor risco de alergia. Descubra qual é.

Especialista:
20 novembro 2025
Mulher com pele sensível a colocar creme nas mãos

iStock

Para quem tem pele sensível ou sofre de alergias, nem todos os cremes de mãos podem ser adequados.

O problema são algumas fragrâncias alergénicas que podem fazer parte da lista de ingredientes. Ao entrarem em contacto com a pele, podem causar irritação, que se manifesta habitualmente por vermelhidão da pele ou erupção cutânea. É possível até que ocorram reações mais graves, como eczema.

A DECO PROteste testou 15 cremes de mãos de diferentes marcas, vendidos em supermercados, farmácias e parafarmácias. A maioria tem muito boa ou boa Qualidade Global e é eficaza cumprir a tarefa para que é concebido: hidratar a pele. Mas, se tiver alergias, convém escolher um com baixo risco de alergia

A organização de consumidores analisou a lista de ingredientes dos 15 produtos à lupa e elegeu o melhor entre aqueles que têm menor probabilidade de causar reações alérgicas.

DESCUBRA O MELHOR CREMES DE MÃOS PARA QUEM TEM ALERGIAS

Cremes de mãos submetidos a várias provas

Todos os cremes de mãos foram analisados tendo em consideração quatro critérios: a hidratação, o teste de utilização, a rotulagem e o impacto ambiental da embalagem.

A esmagadora maioria dos produtos revelaram‑se eficazes a hidratar a pele das mãos, que foi o parâmetro com maior peso no conjunto dos testes. Adicionalmente, os especialistas debruçaram-se sobre a lista de ingredientes constante nos rótulos dos cremes de mãos.

Por um lado, um produto (Barral Dermaprotect) inclui uma substância cuja segurança ainda levanta dúvidas: o Ethylhexyl Methoxycinnamate, potencial disruptor endócrino. A DECO PROteste aplica o princípio da precaução e não nomeia produtos com este ingrediente.

Por outro lado, dos 15 testados, apenas seis cremes de mãos não apresentam fragrâncias consideradas alergénicas.

Cuidados a ter com as fragrâncias alergénicas

Após um primeiro episódio de reação alérgica a uma fragrância alergénica, regra geral, esta condição torna‑se crónica. O risco de desenvolver reação alérgica e a severidade desta dependem da sensibilidade da pessoa, da natureza do ingrediente e da quantidade de produto aplicada.

Os cremes de mãos pressupõem contacto prolongado e repetido com a pele. Se tem pele sensível ou sofre de alergias, prefira produtos sem fragrâncias alergénicas.

Leia os rótulos com atenção. Qualquer ingrediente pode provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis, sobretudo as fragrâncias alergénicas.

O uso destas substâncias está sujeito a restrições regulamentares, e a presença em produtos que ficam na pele (não são enxaguados) deve ser indicada no rótulo sempre que a concentração ultrapasse 0,001 por cento. Existem cerca de 80 fragrâncias reconhecidas como potencialmente alergénicas.

Se ocorrer um efeito indesejável após utilizar um produto cosmético, pare de usá-lo e consulte um profissional de saúde, se necessário. Notifique ainda o Infarmed, através do sistema de cosmetovigilância.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar