IMI 2026: Qual a taxa de IMI no seu município?
Depois de três anos sem alterações, o preço do metro quadrado para efeitos de IMI subiu para 721,50 euros em 2026. Isso significa que, se o seu imóvel for reavaliado, poderá pagar mais imposto em 2027. Saiba ainda qual a taxa cobrada no seu concelho este ano.
Entre 2023 e 2025, o preço do metro quadrado – um dos fatores que influencia o cálculo do IMI – manteve-se nos 665 euros. No entanto, em 2026 subiu para 712,50 euros -valor que resulta do acréscimo de 25% sobre o preço médio da construção por metro quadrado, que, em 2026, será de 570 euros.
Este novo valor aplica-se não só às construções novas, mas também aos imóveis que venham a ser modificados ou reconstruídos, bem como aos imóveis que sejam reavaliados este ano, o que terá impacto no imposto a pagar em 2027.
Já para este ano, apesar de algumas subidas e descidas, a maioria dos municípios manteve a taxa de IMI praticada em 2025 (consulte o mapa abaixo).
Conheça as taxas de IMI para 2026
O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis detidos no ano anterior, logo, o valor a pagar pelos contribuintes em 2026 é referente aos imóveis detidos a 31 de dezembro de 2025. Para apurar o valor a pagar, basta multiplicar a taxa do município ao valor patrimonial tributário do imóvel. Em 2026, estas continuam a variar entre 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos.
Adicionalmente, alguns municípios decidiram aplicar reduções no IMI em função da composição do agregado familiar dos proprietários de imóveis. Isso significa que as famílias com dependentes a cargo poderão ter um desconto no imposto a pagar em 2026.
Consulte no mapa a taxa de IMI aplicada pelo seu município em 2026 e confirme se há desconto para famílias com dependentes.
Saiba se pode poupar no IMI com nova avaliação
Para verificar se está a pagar o valor justo de IMI, use o simulador da DECO PROteste e saberá se tem margem de poupança.
Se o simulador indicar que pode poupar no imposto, pode pedir a reavaliação do seu imóvel, através do Modelo 1 de IMI. O reflexo de uma eventual descida vai ser sentido no IMI a liquidar no próximo ano.
Atenção: as novas avaliações do imóvel, que acontecem sempre que os imóveis são transacionados (vendidos, doados ou herdados) ou quando os proprietários apresentam esse pedido específico às Finanças, terão em conta o novo preço do metro quadrado (712,50 euros).
Como pedir a nova avaliação da casa pela internet
Basta apresentar nas Finanças o modelo 1 do IMI corretamente preenchido para que os serviços tenham de efetuar nova avaliação do imóvel. O pedido é gratuito e pode ser submetido online, através do portal das Finanças.
Por se tratar de um processo que não é automático, é aconselhável fazê-lo, sempre que possível, com antecedência.
Para usar o simulador de IMI da DECO PROteste e para preencher o Modelo 1 de IMI, caso queira avançar com o pedido de nova avaliação da casa, precisa de consultar dados que constam da caderneta predial do imóvel.
Após entregar o pedido às Finanças, a nova avaliação é enviada, por carta, para o domicílio fiscal do proprietário.
A primeira cobrança de IMI de cada ano é habitualmente feita durante o mês de maio. No entanto, em 2026, a data-limite para pagamento será a 1 de junho, uma vez que 31 de maio não é dia útil.
Para montantes acima dos 100 euros, é permitido o pagamento em duas prestações, cobradas em maio e novembro. Já os montantes superiores a 500 euros podem ser pagos em três prestações, nos meses de maio (junho, em 2025), agosto e novembro.
Porque só alguns poupam?
O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente pelas Finanças a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que aumenta sempre o valor das casas. No entanto, esta revisão não abrange, por exemplo, os coeficientes de vetustez (idade do imóvel) e os coeficientes de localização, que podem baixar o valor da casa.
Só a simulação permite apurar o valor justo de IMI para o seu imóvel. Se houver poupança possível, vale a pena pedir às Finanças uma nova avaliação da casa. Não sendo possível obter poupança, não faça o pedido, pois este poderá ditar uma subida do imposto a pagar.
Só é possível pedir novas avaliações de imóveis de três em três anos. Logo, se já o fez em 2024 ou 2025, este ano não pode pedir nova avaliação. Só o poderá fazer quando já tiverem passado três anos sobre a última avaliação.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
