Novo apoio à compra de painéis solares: Estado vai distribuir vouchers
O Estado vai lançar um novo programa de apoio para a compra de painéis solares para a produção de energia para autoconsumo. Descubra o que já se sabe sobre este novo apoio para os consumidores.
Vai ser lançado um novo apoio à aquisição de pequenos painéis solares para geração de energia para autoconsumo. A notícia foi avançada pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, durante a Comissão de Ambiente e Energia, que decorreu esta terça-feira (27 de janeiro) na Assembleia da República.
Vouchers para financiar produção de energia renovável
Embora não tenha avançado muita informação, a ministra do Ambiente e Energia revelou já que o apoio deverá ser distribuído através de um sistema de vouchers, à semelhança do programa E-lar, e tem como objetivo incentivar a produção de eletricidade renovável e promover o autoconsumo.
Ao que tudo indica, os consumidores poderão candidatar-se para receber financiamento para a compra de equipamentos de minigeração fotovoltaica para produzir eletricidade para consumo próprio.
Para já, ainda não se sabe quando será o lançamento deste novo programa de apoio, mas, de acordo com a ministra, deverá ser em breve.
Simule antes de escolher o tipo de instalação
Um sistema de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo pode custar, em média, 1200 euros para uma potência de 500 W ou até 2100 euros para uma potência de 1500 W, investimento que pode ser rapidamente recuperado se tiver um elevado consumo de energia elétrica na habitação. De acordo com os estudos da DECO PROteste, em alguns casos, a poupança pode ser superior aos 300 euros anuais.
Antes de investir neste tipo de equipamento, peça apoio técnico para selecionar o tipo de instalação de autoconsumo mais vantajoso para as suas necessidades. Pode também utilizar o simulador da DECO PROteste para estimar o número de painéis e a capacidade instalada do sistema fotovoltaico que deve instalar na sua casa.
Se já está pronto para comprar um painel solar, consulte o comparador da DECO PROteste para descobrir qual o mais barato para o seu perfil de consumo.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
