
PAINÉIS SOLARES: QUANTOS PRECISO TER PARA A MINHA CASA?
Insira alguns dados sobre os hábitos de consumo de eletricidade do seu agregado familiar e estime a quantidade de painéis solares necessários para garantir o seu consumo de eletricidade em horas de sol. Compare orçamentos e opte pelo mais vantajoso.
COMO FUNCIONA UM PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO?
Os painéis solares fotovoltaicos convertem a luz solar em eletricidade. A quantidade de eletricidade gerada depende do grau de intensidade da luz incidente. Por isso, com um céu sem nuvens, irão produzir mais energia do que num dia encoberto de inverno.
Dicas para escolher, instalar e manter os painéis fotovoltaicos

Consumo de eletricidade
Se já tem contador inteligente instalado, verifique o seu consumo real de eletricidade em horas de sol (em kWh) através do site da e-Redes. Este é o ponto de partida para um dimensionamento ajustado às suas necessidades!

Perfil de consumo
Os painéis fotovoltaicos produzem eletricidade apenas em períodos de sol. Se o seu consumo de eletricidade está concentrado no período noturno, opte por um sistema de dimensão mais reduzida, para fazer face aos consumos permanentes.

Condições ideais
Condições ideais para obter eficiência máxima, idealmente, os painéis devem ser instalados com uma inclinação próxima de 35º e orientados a sul. A produção de energia poderá ainda ser significativa, com instalações orientadas a este ou oeste.

Evitar sombreamentos
Garanta que não existem elementos de sombreamento, como árvores ou prédios altos, na proximidade dos painéis, uma vez que estes poderão reduzir significativamente a quantidade de energia produzida.

Registo do sistema fotovoltaico
Sistemas fotovoltaicos com potência instalada compreendida entre 700 W e 30 kW, têm obrigatoriamente de ser registados, bastando para o efeito efetuar uma comunicação prévia à DGEG.

Isenção de registo
Sistemas fotovoltaicos com potência instalada inferior a 700 W não requerem registo na DGEG, desde que a eletricidade produzida pelos painéis seja consumida na totalidade dentro do imóvel não havendo injeção de excedente na rede pública.

Venda de excedente
Não sobredimensione o sistema fotovoltaico para vender excedente de energia! O valor pago por cada kWh injetado na rede não justifica o investimento, dado que o preço de venda do kWh, é bastante inferior ao valor de kWh consumido.

Manutenção dos painéis
Os sistemas fotovoltaicos são praticamente livres de manutenção, à parte da limpeza dos painéis. Realize a sua limpeza de forma periódica usando um pano macio e água. Não use materiais abrasivos nem exerça pressão sobre os painéis.
Saiba como tirar partido da energia solar!

1. Sistema fotovoltaico para si
Antes de contactar empresas instaladoras, dimensione o sistema fotovoltaico com base no seu perfil de consumo de eletricidade. Os sistemas fotovoltaicos devem ser dimensionados de forma que a quantidade de energia produzida seja o mais próxima possível do perfil de consumo da habitação. De modo a garantir a melhor eficiência do sistema fotovoltaico, é também importante garantir a compatibilização do inversor com os painéis solares.
SIMULAR
2. Solicite propostas
Solicite pelo menos 3 propostas a diferentes instaladores. Assim, para além de poder comparar as propostas e optar pela mais vantajosa, torna-se mais fácil de identificar situações em que o sistema proposto possa estar sobredimensionado. Se uma das propostas apresentar uma produção de energia solar anual muito díspar das outras 2, então poderá estar sobredimensionada, e é aconselhável solicitar a sua revisão ao instalador.

3. Escolha o sistema fotovoltaico
Depois de dimensionar o seu sistema fotovoltaico e de solicitar propostas a instaladores, chega a hora de selecionar a proposta mais vantajosa. Utilize o nosso comparador para estimar as poupanças anuais e o tempo que irá demorar a recuperar o seu investimento. Quanto menor for o período de retorno mais rápido recupera o seu investimento.
COMPARARÚltimas sobre painéis solares

Como instalar painéis fotovoltaicos no condomínio em 12 passos
Saiba mais
Um crédito para investir em renováveis sem preocupações
Saiba mais
Autoconsumo: produza a sua própria energia
Saiba mais