Notícias

Termostatos inteligentes: como candidatar-se ao apoio da ERSE e da Goldenergy

Até janeiro de 2026, os consumidores podem candidatar-se a receber termostatos inteligentes gratuitos. Estes aparelhos permitem reduzir o consumo de gás natural e otimizar os sistemas de aquecimento em função dos hábitos de consumo, da dimensão dos radiadores e da temperatura da habitação. Saiba como candidatar-se.

Especialista:
Editor:
24 outubro 2025
Mulher jovem em casa regula termostato inteligente

iStock

A Goldenergy e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lançaram em 2022 uma medida de apoio que permite aos consumidores receberem termostatos inteligentes para gerir e analisar a utilização dos seus sistemas de aquecimento e, assim, reduzir o consumo de gás natural. 

Lançada no âmbito da 7.ª edição do programa de apoio Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), da ERSE, a iniciativa pretende incentivar a poupança energética em Portugal, nomeadamente a poupança no consumo de gás natural. Está aberta a todos os consumidores, mesmo que não sejam clientes da Goldenergy. Cerca de 1000 termostatos inteligentes já foram entregues, mas ainda há 215 equipamentos para distribuir. Saiba como funciona a medida e como candidatar-se.

Voltar ao topo

O que é um termostato inteligente e como funciona?

Atualmente, cerca 1,4 milhões de lares portugueses são abastecidos por gás natural e, destes, uma parte utiliza esta energia para aquecimento através de caldeiras ligadas a radiadores. Um termostato inteligente é um equipamento que, ligado a estes sistemas de aquecimento, e através de tecnologias como sensores de presença e uma ligação Wi-Fi, analisa a temperatura numa habitação, assim como os hábitos de consumo dos seus habitantes. O objetivo é ajustar de forma automática o sistema e melhorar a eficiência energética.

Estes aparelhos permitem ajustar a temperatura ambiente da casa, regulando o sistema de aquecimento central para que este emita apenas a quantidade de calor necessária.

A maioria dos termostatos inteligentes pode ser ligado a um smartphone, permitindo desligar a caldeira quando a casa fica vazia. Depois, volta a ligar quando alguém se aproxima. Além disso, envia relatórios sobre as temperaturas médias da habitação, as temperaturas definidas pelo utilizador e o tempo de funcionamento da caldeira. Com base nestas informações, o sistema "aprende" os hábitos de cada consumidor e ajusta o funcionamento das caldeiras e dos radiadores, o que permite também reduzir os custos com o consumo de gás natural.

Voltar ao topo

Quanto posso poupar no consumo de gás se instalar um termostato inteligente?

Com a instalação de um termostato inteligente, a poupança média no consumo de gás natural, na componente de aquecimento ambiente, pode chegar aos 21%, de acordo com as estimativas da Goldenergy. 

Voltar ao topo

Quem pode candidatar-se para receber um termostato inteligente?

Todos os consumidores podem candidatar-se para receber um dos termostatos inteligentes que a Goldenergy e a ERSE estão a oferecer. 

Só será atribuído um equipamento por titular (NIF). Além disso, os consumidores devem cumprir os seguintes critérios:

  • ter habitação própria e permanente com gás natural. É necessário apresentar um comprovativo da fatura de gás;
  • ter caldeira a gás natural para aquecimento da habitação;
  • ter um serviço de internet, com Wi-Fi, na habitação;
  • e ter um smartphone com sistema operativo Android ou Apple.

A Goldenergy diz, ainda, que será dada prioridade a consumidores vulneráveis e beneficiários da tarifa social de energia, a habitações localizadas em zonas do território com maiores necessidades energéticas de aquecimento e a consumidores domésticos com maior consumo de gás natural para aquecimento.

Voltar ao topo

O termostato inteligente é gratuito?

O termostato inteligente distribuído pela Goldenergy é gratuito para os consumidores que tenham tarifa social de energia. Para comprovar que é beneficiário desta tarifa, deve apresentar uma fatura de energia recente, com menos de três meses.

Os consumidores que não sejam beneficiários desta tarifa também se podem candidatar ao apoio, mas têm de pagar 24,60 euros (com IVA incluído) para receberem o equipamento.

Voltar ao topo

Tenho de ser cliente da Goldenergy para candidatar-me?

Não. Qualquer consumidor pode candidatar-se para receber um termostato inteligente, mesmo que tenha um contrato de fornecimento de gás natural com outra empresa.  Voltar ao topo

Como posso candidatar-me para receber um termostato inteligente?

As candidaturas devem ser apresentadas através de um formulário disponibilizado num site para este efeito.

Terá de introduzir informações como:

  • dados pessoais (nome, e-mail e número de telefone);
  • código postal;
  • características da habitação;
  • sistema de equipamento utilizado;
  • e consumo médio mensal de gás natural, anexando uma fatura recente.

 

Voltar ao topo

Como instalar o termostato inteligente?

São disponibilizados manuais e vídeos sobre a instalação dos termostatos inteligentes e como fazer a ligação às caldeiras. No entanto, o ideal é que recorra a um técnico especializado para a instalação do equipamento. Os custos de instalação estão excluídos desta medida de apoio e têm de ficar a cargo dos consumidores.

Voltar ao topo

Quando terminam as candidaturas?

As candidaturas a esta medida de apoio terminam a 31 de janeiro de 2026.

Voltar ao topo

Porque estão a ser oferecidos termostatos inteligentes?

A União Europeia pretende alcançar, até 2030, uma redução no consumo de energia de cerca de 32% e uma diminuição nas emissões de gases com efeito de estufa de 40 por cento.

Para dar resposta a estas metas, Portugal lançou o Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030). Trata-se de um instrumento de política energética e climática que tem promovido diversas iniciativas, entre as quais o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), lançado em 2006 pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

É no âmbito do PPEC que surge esta medida da Goldenergy. O objetivo é incentivar a poupança no consumo de gás em Portugal. Financiado em conjunto pela empresa e pela ERSE, este programa de apoio está a equipar 1200 habitações em Portugal com termostatos inteligentes que permitem converter as caldeiras em dispositivos inteligentes e mais eficientes, otimizando os sistemas de aquecimento em função dos hábitos de consumo.

Voltar ao topo

Qual a diferença entre uma caldeira e uma bomba de calor?

Uma caldeira é um equipamento que aquece a casa através de radiadores (também designado aquecimento central) ou de pavimento radiante. Pode ainda ser utilizada para aquecer as águas sanitárias de uma habitação. Uma das principais vantagens deste equipamento é permitir a integração com energias renováveis. Contudo, é menos eficiente do que uma bomba de calor.

A bomba de calor, por outro lado, além de aquecer a casa também permite arrefecer, como é o caso dos aparelhos de ar condicionado. À semelhança das caldeiras, estes equipamentos também permitem aquecer as águas sanitárias usadas na habitação. As bombas de calor são mais eficientes na climatização e na produção de água quente sanitária, uma vez que se baseiam no “transporte de energia” e não na “produção de energia”.

Tem dúvidas sobre que equipamento escolher para aquecer água em casa? Veja, no comparador da DECO PROteste, qual a melhor opção para a sua habitação.

comparar bombas de calor

Voltar ao topo

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar