Notícias

Saiba como reduzir a fatura de eletricidade com o Poupawatt

Se é subscritor da DECO PROteste, descubra uma ferramenta que permite gerir a eletricidade que a casa gasta e que ajuda a reduzir até 25% da fatura.

Especialista:
Editor:
26 agosto 2025
Casal a ver as suas contas com o logo poupawatt Deco Proteste sobre a imagem

Se não tem noção do consumo de eletricidade em casa, o Poupawatt é uma ferramenta gratuita que analisa os gastos e propõe medidas que permitam reduzi-los. Exclusiva para subscritores da DECO PROteste, está agora disponível para a adesão de cinco mil consumidores. Pode descarregar a aplicação da Play Store (Android) ou da Apple Store (iOS), ou aceder à ferramenta no site. Neste caso, basta entrar com os dados de acesso ao site da DECO PROteste. Aproveite esta oportunidade para diminuir a fatura de eletricidade.

Adira já ao Poupawatt

O que é o Poupawatt?

É um inovador gestor de energia virtual, assente em inteligência artificial, que analisa os dados de consumo energético provenientes de contadores inteligentes. Além de analisar os consumos e identificar quais os equipamentos que mais pesam na sua fatura, o Poupawatt consegue estimar possíveis poupanças para ajudar o consumidor a reduzir a fatura de eletricidade, todos os meses.

Com a autorização do utilizador, o Poupawatt acede aos dados do contador inteligente do lar e traduz essa informação em dados concretos: poupança anual, recomendações personalizadas e decisões informadas.

Numa fase-piloto, um grupo de subscritores usou o Poupawatt e poupou, em média, 114 euros por ano, ao mudar de tarifário, substituir os aparelhos por modelos mais eficientes ou adotar práticas diárias mais sustentáveis. Só o ajuste do tarifário ou da potência contratada, levou a poupanças entre 40 e 50 euros: tudo com base no consumo real. Já quem optou por instalar um sistema fotovoltaico de autoconsumo, conseguiu poupar 250 euros anuais, ao optar pelos painéis aconselhados pela ferramenta.

Como o Poupawatt leva à redução no consumo de energia?

Através da aplicação de algoritmos de inteligência artificial e machine learning, o Poupawatt analisa os padrões de consumo energético. Desta forma, consegue:

  • consultar os consumos e estimar possíveis poupanças;
  • identificar quais os equipamentos que mais pesam na fatura da eletricidade;
  • enviar alertas de consumos anómalos;
  • indicar medidas de eficiência energética personalizadas, adequadas ao perfil de consumo do lar;
  • sugerir alterações de comercializador de energia, de tarifa e/ou de potência contratada;
  • indicar o dimensionamento otimizado de um sistema solar fotovoltaico para a habitação.

O que é preciso para aderir ao Poupawatt?

Para aceder ao serviço Poupawatt precisa de ter um contador inteligente instalado na habitação. Aquele terá de já estar integrado em rede inteligente, ou seja, a E-REDES tem de receber os dados de consumo do contador.

Para o saber, necessita de fazer login ou criar uma conta no balcão digital da E-REDES. Selecione cliente "Particular" e de seguida escolha o separador "Os meus locais" e opte pela opção "Dados do local". Carregue em "Consultar dados" e selecione o CPE do lar cujos dados quer consultar. Confirme se o CPE está integrado em "REDE INTELIGENTE".

Após a adesão, para conseguir usar a ferramenta e analisar os seus consumos, precisa de ligação à internet ou a dados móveis e aceder à área de login do site Poupawatt. No site, encontra ainda um questionário que irá servir de base à análise a realizar, onde poderá discriminar o tipo de equipamentos existentes em casa, o tarifário atual ou a dimensão do agregado familiar. Quanto mais detalhes preencher, mais pormenorizadas serão as recomendações.

Quando começa a poupar com o Poupawatt?

Após a configuração do serviço, em poucos dias poderá consultar a curva de carga dos consumos elétricos. Nos primeiros 90 dias, a plataforma irá aprender com a análise dos seus consumos para identificar e quantificar os principais.

Se preencher os dados relativos aos eletrodomésticos existentes em casa, na secção "Equipamentos", ao fim de 60 dias, irá receber os resultados dos consumos por equipamento, bem como sugestões de medidas de melhoria para o seu perfil de consumo.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar