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A quem pertence este número de telemóvel?

Não conhece o número do telemóvel que lhe está a ligar? Há várias maneiras de saber a quem pertence. Conheça as melhores formas de identificar um número de telefone desconhecido e garantir a sua segurança.

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29 julho 2025
Pessoa a receber uma chamada de um número de telemóvel desconhecido

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É frequente receber chamadas de números desconhecidos. É possível não atender e bloqueá-los imediatamente. Mas, e se não atendermos e for uma informação importante? E como podemos proteger-nos se formos alvo de burlas ou fraudes, como o vishing – telefonemas em que o autor da burla se faz passar por alguém ligado a uma empresa ou organização, para tentar obter os nossos dados, com serviços imaginários – ou qualquer outra técnica para nos deixar em maus lençóis? Por isso, é importante a identificação de chamadas.

Como descobrir quem lhe ligou a partir de um número desconhecido

O método mais direto é procurar através de listas telefónicas ou realizar uma pesquisa online. Há várias formas de descobrir a quem pertence o telemóvel de quem está do outro “lado da linha”. Os próprios telemóveis, em cujos visores aparece o número ou o nome da pessoa que liga (se o tivermos gravado na agenda de contactos), e sites ou aplicações podem ajudar-nos a identificar o autor da chamada.

Se ainda usa um serviço de telefone fixo, a maioria não tem sequer um identificador. Além disso, pode consultar listas telefónicas para experiências mais detalhadas. Para que possa verificar quem liga, o primeiro passo é comprar um aparelho que tenha o visor e a possibilidade de ativar o identificador de chamadas. Deve obter do seu operador as informações necessárias - esse serviço está ativo? Caso seja necessária ativação, confirme se há custo adicional ou novo período de fidelização.

Para os telemóveis, há vários recursos. Entre sites e aplicações que disponibilizam esta possibilidade, destacam-se Sync.me, Quem Chama, Quem Ligou? e Ligaram-me, por exemplo. No entanto, tenha em atenção que a informação pode ser falível: a maioria é colaborativa, ou seja, são os próprios utilizadores que relatam de quem é o número, e outras têm algumas funcionalidades pagas.

Aplicações para saber quem lhe ligou

Há que realçar a aplicação que a Google destinou a descobrir quem faz a chamada. É preciso estar alerta às matérias de privacidade, como em tudo o que fazemos online: ao permitir acesso a estas aplicações, é fundamental estar consciente de que vão aceder à agenda de contactos e aos registos de chamadas. Por isso, reveja sempre as políticas de privacidade e os termos de utilização antes de as instalar.

A app Telefone, da Google, reúne a maioria das funcionalidades de classificação de chamadas, além da capacidade de as efetuar ou receber. A aplicação funciona de maneira eficaz, possibilitando identificar quem está a ligar. A versatilidade abrange a possibilidade de encontrar e detetar chamadas de números desconhecidos.

Ao instalar esta app, é-lhe dada a opção de a definir como o dispositivo a utilizar para fazer telefonemas. Pode ativar, logo a seguir nas configurações, as suas preferências. O identificador de chamadas e de spam é a principal funcionalidade — certifique-se de que está ativo. Pode ter todas estas funções mesmo que não o defina como o telefone que vai usar. Poderá também denunciar spam quando houver uma situação desagradável ou suspeita. Em Portugal, há várias opções de serviços que ajudam a encontrar informações sobre números de telefone.

Note, porém, que as aplicações e plataformas online destinadas à identificação de números de telefone têm uma capacidade limitada, mas são gratuitas. O seu desempenho é geralmente mais eficaz para descobrir números associados a empresas (entidades comerciais ou serviços de call center). No entanto, quando se trata de números recentes ou não amplamente divulgados, é pouco provável que existam registos ou classificações disponíveis.

No caso de números pessoais, a probabilidade de uma identificação fiável da pessoa que faz a chamada é bastante reduzida. Realizar uma pesquisa sobre dados disponibilizados publicamente pode fornecer informações adicionais sobre a identidade de quem ligou.

Smartphones podem ajudar na identificação de números

Se lhe telefonarem a partir de números de telefone fixos, é possível, em muitos casos, identificar a região de origem através do prefixo (indicativo geográfico) incluído no número. Por exemplo, números iniciados por determinados dígitos estão associados a zonas específicas do país, como Lisboa, Porto ou Algarve.

Em smartphones poderá surgir — juntamente com o número de telefone — uma indicação em texto, normalmente de menor dimensão, que refere o país ou a região de origem da chamada. Esta funcionalidade facilita a identificação imediata por parte do utilizador.

Mas o seu aparelho pode não ter esta funcionalidade. Se assim for, poderá consultar a lista de indicativos nacionais para perceber de que zona do país provém a chamada. Por exemplo:

  • 21 – Lisboa;
  • 22 – Porto;
  • 289 – Faro;
  • 232 – Viseu;
  • 239 – Coimbra;
  • 253 – Braga;
  • 271 – Guarda;
  • 291 – Funchal;
  • 292 – Açores (algumas ilhas). 

Estes indicativos referem-se aos primeiros dígitos do número fixo, logo após o prefixo nacional (+351).

O número de telefone é português ou internacional?

Quando o número de telefone tem origem internacional, surgirá iniciado por + ou 00, seguido de um indicativo diferente de 351.

Por exemplo:

  • +1 – Estados Unidos da América;
  • +32 - Bélgica;
  • +33 – França;
  • +44 – Reino Unido;
  • +244 - Angola.

Se estiver a planear uma viagem, por exemplo, a Espanha, e ligarem-lhe de um número iniciado por +34 ou 0034, pode ser o hotel a confirmar dados da sua reserva. Contudo, se receber uma chamada de um número internacional e o interlocutor afirmar representar uma entidade governamental portuguesa, por exemplo, deverá suspeitar de uma potencial tentativa de burla.

E se for vítima de burla?

Em caso de burla, mesmo que não tenha sido concretizada, é essencial reportar a situação às autoridades. Indique os seguintes dados:

  • capturas de ecrã do número que efetuou a chamada;
  • horários e duração das chamadas;
  • qualquer outro dado relevante.

Para apresentar queixa, poderá utilizar o Portal da Queixa Eletrónica, com autenticação via Chave Móvel Digital, e encaminhar a situação para as entidades competentes. Em caso de dúvida ou impossibilidade de apresentar queixa eletronicamente, ligue imediatamente para o 112 ou vá para um posto da GNR ou da PSP.

 

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