Ecrã e gamas de telemóvel
A escolha do tamanho do ecrã não é só uma questão de gosto. A tendência é tornar os ecrãs cada vez maiores, em que a visualização do conteúdo seja confortável e a escrita e a interação mais fáceis. No entanto, os telemóveis muito grandes podem não ser práticos para alguns utilizadores. Se deseja um telefone fácil de utilizar com uma só mão e capaz de caber nos bolsos das calças, escolha um que não tenha um ecrã maior que 5,5 polegadas.
Em relação ao preço, pode encontrar telemóveis entre 80 e 2500 euros, dependendo da gama em que se inserem.
Gama alta
Os telemóveis topo de gama custam mais de 800 euros. Para encontrar um telemóvel de muito boa qualidade (com avaliação superior a 75 no nosso comparador de telemóveis) terá de pagar, pelo menos, 400 euros, salvo raras exceções.
Os melhores telemóveis de cada marca ou os topo de gama incluem ótimos ecrãs e câmaras, processadores muito potentes, designs premium, grandes capacidades de armazenamento (128 GB ou mais) e os recursos mais recentes, como o reconhecimento facial, o carregamento rápido e sem fios, e resistência à água.
Gama média
Nos telemóveis de gama média, encontra uma grande variedade de equipamentos e de preços: dos 300 aos 800 euros.
Se não precisa do telemóvel com uma câmara de topo e o design não é tudo para si, pode poupar ao escolher esta gama. Por estes preços também encontra telefones com bons ecrãs, boa duração da bateria, recursos interessantes e bons resultados nos testes.
Gama baixa
É possível encontrar bons telemóveis nesta gama, com bom desempenho e bateria e câmaras razoáveis, embora tenha de se contentar com acabamentos ou materiais mais baratos.
No nosso comparador existem Escolhas Acertadas abaixo dos 200 euros. São produtos com boa qualidade (mais de 65 pontos) na análise e com um excelente preço.
Nos equipamentos de gama baixa, pode encontrar telefones que geralmente são caracterizados por ter muito pouca capacidade de armazenamento (32 GB ou menos), menos funcionalidades e, em alguns casos, versões dos sistemas operativos desatualizadas.