Notícias

As marcas mais fiáveis de grandes eletrodomésticos

Frigoríficos combinados, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar e secar roupa: 69 mil experiências de consumidores revelam as marcas mais fiáveis.

12 setembro 2022 Exclusivo
Dois patos de borracha de banho numa cozinha inundada por fuga na máquina de lavar roupa

iStock

Abriu a caça ao eletrodoméstico para a vida toda. Há marcas para todas as carteiras com nota máxima na fiabilidade: desde exclusivas de supermercados e de lojas de eletrodomésticos (como Kunft, Saivod, Princess, Becken, Qilive e Selecline) até nomes conceituados que equipam muitas cozinhas há vários anos. Este inquérito é um autêntico laboratório da vida real. Ajuda a evitar os modelos e as marcas que avariam demasiado rápido.

Em abril de 2022, realizámos o inquérito online sobre eletrodomésticos junto dos nossos leitores, que envolveu Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França, e juntámos as respostas de 2021 para muscular os resultados. Recebemos, no total, 68 622 respostas válidas (9218 de Portugal), com base nas quais foi possível fazer uma classificação de fiabilidade. Perguntámos aos utilizadores qual a satisfação com cada equipamento e a durabilidade do aparelho. Estabelecemos o índice de fiabilidade, tendo em consideração a frequência de utilização, o tipo de problemas e as avarias, entre outros.

A classificação varia entre uma e cinco estrelas: quanto maior a constelação, maior a fiabilidade. Os resultados são contemplados nos nossos testes comparativos no critério da fiabilidade. Nos comparadores, encontra informação completa sobre as características e a qualidade dos modelos, bem como os preços em tempo real e as lojas mais baratas.

Avarias frequentes dos eletrodomésticos

A experiência dos consumidores ao longo de anos de utilização dos eletrodomésticos é decisiva. Permite obter dados que não conseguimos avaliar no curto prazo, em laboratório. Os consumidores fazem parte da nossa equipa e ajudam a aconselhar algumas marcas em detrimento de outras. O diagnóstico das falhas mais frequentes também é útil para os fabricantes. Podem investir nos pontos a melhorar, para prevenir avarias precoces, aumentando a longevidade dos equipamentos. A DECO PROTESTE agradece aos inquiridos que deram o seu contributo para este estudo.

A opinião dos utilizadores com máquinas de lavar roupa

Mais de metade das marcas de máquinas de lavar roupa obtêm nota máxima na fiabilidade. A Hisense é a menos fiável: não passa das três estrelas.

MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA
MARCA FIABILIDADE
Princess Avaliação: 5
Miele Avaliação: 5
Beko Avaliação: 5
Balay Avaliação: 5
Electrolux Avaliação: 5
Siemens Avaliação: 5
Kunft (Worten) Avaliação: 5
Samsung Avaliação: 5
Zanussi Avaliação: 5
AEG Avaliação: 5
Becken (Worten) Avaliação: 5
Zerowatt Avaliação: 5
Haier Avaliação: 5
NewPol Avaliação: 5
Bosch Avaliação: 5
Hotpoint Avaliação: 5
Ignis Avaliação: 5
Daewoo Avaliação: 5
Panasonic Avaliação: 5
Smeg Avaliação: 5
Proline Avaliação: 4
Indesit Avaliação: 4
Gorenje Avaliação: 4
LG Avaliação: 4
Edesa Avaliação: 4
Candy Avaliação: 4
Brandt Avaliação: 4
Whirlpool Avaliação: 4
Hoover Avaliação: 4
Orima Avaliação: 4
Bauknecht Avaliação: 4
Fagor Avaliação: 4
Teka Avaliação: 4
Hisense Avaliação: 3

Os problemas mais frequentes reportados pelos utilizadores de máquinas de lavar roupa são provocados por falhas na centrifugação (8,1%), no filtro e no sistema de fecho da porta (7,7 por cento). Avarias nos botões, comandos de programação e bomba de evacuação são também frequentes.

Quase todos os inquiridos têm uma máquina de lavar roupa (94 por cento). A maioria usa-a, pelo menos, três vezes por semana. Em quase três quartos das situações, o equipamento custou entre 250 e 500 euros.

A opinião dos utilizadores com máquinas de secar roupa

Das 18 marcas de máquinas de secar roupa, 10 atingem cinco estrelas na fiabilidade. A secagem (8,6%), o filtro (6,6%) e a correia (6,3%) motivam os principais problemas. Os utilizadores enfrentaram mais avarias na função de secagem sobretudo nas máquinas das marcas Beko, Candy, Hoover, Hotpoint e Whirlpool.

MÁQUINAS DE SECAR ROUPA
MARCA FIABILIDADE
Miele Avaliação: 5
Zanussi Avaliação: 5
Smeg Avaliação: 5
Siemens Avaliação: 5
LG Avaliação: 5
Haier Avaliação: 5
Beko Avaliação: 5
Bosch Avaliação: 5
Balay Avaliação: 5
Indesit Avaliação: 5
Electrolux Avaliação: 4
Candy Avaliação: 4
Becken (Worten) Avaliação: 4
AEG Avaliação: 4
Hotpoint Avaliação: 4
Samsung Avaliação: 4
Hoover Avaliação: 4
Whirlpool Avaliação: 4

Dois terços dos inquiridos têm uma máquina de secar roupa em casa, embora a usem com pouca frequência: 57% utilizam o equipamento no máximo uma vez por semana. Um quarto pagou mais de 500 euros.

A opinião dos utilizadores com máquinas de lavar loiça

Das 26 marcas de máquinas de lavar loiça para as quais obtivemos resultados, apenas 12 conseguem nota máxima na fiabilidade. Com apenas três estrelas, LG e Smeg são as marcas menos fiáveis, sendo maior o risco de avarias.

Máquinas de lavar loiça
MARCA FIABILIDADE
Orima Avaliação: 5
Miele Avaliação: 5
Siemens Avaliação: 5
Saivod Avaliação: 5
Bosch Avaliação: 5
Becken (Worten) Avaliação: 5
Beko Avaliação: 5
Indesit Avaliação: 5
Zanussi Avaliação: 5
Jocel Avaliação: 5
Qilive Avaliação: 5
Hoover Avaliação: 5
Samsung Avaliação: 4
Electrolux Avaliação: 4
Kunft (Worten) Avaliação: 4
Hotpoint Avaliação: 4
Haier Avaliação: 4
Candy Avaliação: 4
AEG Avaliação: 4
Selecline (Auchan) Avaliação: 4
Ikea Avaliação: 4
Balay Avaliação: 4
Whirlpool Avaliação: 4
Teka Avaliação: 4
LG Avaliação: 3
Smeg Avaliação: 3

Quase 13% dos utilizadores apontaram falhas na bomba de circulação e evacuação: LG, Samsung, Smeg e Whirlpool revelam maior incidência deste tipo de problemas. Os botões (8,8%) e a função de secagem (8%) também são motivo de muitas queixas.

Cerca de oito em 10 inquiridos têm uma máquina de lavar loiça. Mais de metade optou por um modelo de instalação livre. A maioria gastou 250 a 500 euros: 12 conjuntos de talheres é a capacidade mais escolhida. Mais de um quarto dos donos usam a máquina uma vez por dia.

A opinião dos utilizadores com frigoríficos combinados

Nos frigoríficos combinados, 17 das 28 marcas para as quais obtivemos respostas registaram cinco estrelas na fiabilidade. Cerca de 11% dos inquiridos observaram problemas na função de descongelação e na estabilidade da temperatura, 10% no fecho da porta e 9% na luz interior e em fugas.

FRIGORÍFICOS COMBINADOS
MARCA FIABILIDADE
Jocel Avaliação: 5
Kunft (Worten) Avaliação: 5
Electronia Avaliação: 5
LG Avaliação: 5
Liebherr Avaliação: 5
Indesit Avaliação: 5
Becken (Worten) Avaliação: 5
Zanussi Avaliação: 5
Haier Avaliação: 5
Confortec Avaliação: 5
Daewoo Avaliação: 5
Orima Avaliação: 5
Bosch Avaliação: 5
Hoover Avaliação: 5
Samsung Avaliação: 5
Miele Avaliação: 5
Balay Avaliação: 5
Siemens Avaliação: 4
Hotpoint Avaliação: 4
Beko Avaliação: 4
Candy Avaliação: 4
Teka Avaliação: 4
Electrolux Avaliação: 4
AEG Avaliação: 4
Whirlpool Avaliação: 4
Smeg Avaliação: 4
Ikea Avaliação: 4
Hisense Avaliação: 4

O frigorífico combinado, com o compartimento de refrigeração em cima e o de congelação em baixo, equipa a cozinha de seis em 10 inquiridos. A esmagadora maioria tem um modelo de instalação livre. Apenas 10% têm um modelo do tipo americano. Quase metade pagou mais de 500 euros pelo aparelho.

Reparação muito cara obriga a comprar equipamento novo

Não se foque apenas no preço de aquisição. Escolha marcas fiáveis com menor risco de avarias. Analise o custo de utilização e o desempenho ambiental. Um modelo eficiente e mais amigo do ambiente pode compensar ao fim de alguns anos, mesmo que fique um pouco mais caro na compra.

Nas máquinas de lavar roupa, três em cada quatro modelos foram substituídos por motivos de avaria, ou seja, relacionados com a fiabilidade. Mais de um quarto dos donos revelam que o custo da reparação era demasiado elevado. Nas máquinas de secar roupa e de lavar loiça, duas em cada três também foram trocadas por questões de fiabilidade. Para um quinto dos inquiridos, o aparelho deixou de funcionar bem e não quiseram avançar com a reparação.

Durabilidade real dos equipamentos

O inquérito online junto dos nossos subscritores permite-nos calcular a durabilidade média dos equipamentos e destacar os motivos que levaram os consumidores a trocar os antigos por novos. Com base na experiência real, apurámos que, nas máquinas de lavar roupa, os modelos da Miele resistem mais de 16 anos, em média, enquanto os exemplares da Hotpoint, Proline e Daewoo resistem apenas pouco mais de 9 anos. No campeonato da durabilidade, a Miele arrasa a concorrência com o maior tempo de vida.

Já nas máquinas de secar roupa, os modelos da Miele duram 16 anos e meio, em média, enquanto os exemplares da Candy não sobrevivem a 8 anos de vida.

Em média, as máquinas de lavar loiça da Miele duram quase 15 anos. No extremo oposto, os exemplares da Candy, Hotpoint, Indesit, Whirlpool e Teka não passam dos 10 anos e nove meses de vida.

Nos frigoríficos combinados, a luta pela vitória no ciclo de vida está ao rubro. A competição é mais renhida. A Miele partilha a liderança com os modelos de outras marcas, como a Zanussi, que se destacam ao durar quase 14 anos. No extremo oposto, os exemplares da Daewoo, LG, Hotpoint, Candy, Whirlpool, Smeg e Hoover sobrevivem a menos de 12 anos de utilização em casa dos consumidores inquiridos.

Denuncie um aparelho que avariou demasiado rápido

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.