Notícias

Detergentes para a roupa perdem eficácia com o tempo?

Para verificar se a eficácia de lavagem de um detergente é afetada com o passar do tempo, a DECO PROteste testou seis detergentes para lavar roupa na máquina, incluindo detergente líquido e em cápsulas. A data de produção dos produtos oscila entre finais de 2023 e início de 2024. Conheça as conclusões.

Especialista:
Editor:
08 abril 2025
Homem a colocar detergente na tampa doseadora

iStock

Uma das grandes dúvidas dos consumidores, sobretudo na altura de aproveitar promoções em detergentes e produtos de limpeza, é se a eficácia dos produtos diminui com o tempo devido à perda de alguns dos seus ingredientes ou alteração da sua composição.

A DECO PROteste testou seis detergentes para lavar roupa na máquina, em versão líquida e em cápsulas, cuja data do lote variava entre finais de 2023 e início de 2024. Estes produtos foram depois comprados e testados em intervalos regulares a partir de maio de 2024, até se completarem cerca de 12 meses desde a sua colocação no mercado.

Eficácia dos detergentes comprovada

No geral, após um ano, a ligeira variação na performance foi, em média, 8% inferior em relação a uma lavagem efetuada no momento de compra dos detergentes.

A diferença encontrada não é suficiente para prejudicar a eficácia dos detergentes durante a lavagem de roupa na máquina e a remoção de nódoas. Assim sendo, vale a pena aproveitar promoções do estilo ‘leve dois, pague um’, desde que o detergente que vai comprar, à partida, já tenha uma boa performance na lavagem.

Para a análise da DECO PROteste, em cada teste usaram-se as indicações de dose recomendada para cada detergente, correspondendo a uma média de 56 mililitros para os detergentes líquidos e de 14 gramas para as cápsulas. Também se usaram as condições e a temperatura de lavagem recomendadas – tipicamente, uma hora e 49 minutos a 30°C –, em que em cada ciclo se lavou uma carga de 3,5 quilos de roupa de algodão com as mesmas características.

A avaliação da eficácia teve por base a capacidade de remoção de nódoas-padrão de duas categorias principais: enzimáticas e oxidáveis. Dentro das enzimáticas encontram-se as nódoas à base de amido, chocolate, comida de bebé ou mesmo sangue; e das oxidáveis fazem parte as nódoas de vinho tinto, café, sumo de maçã e molho de tomate, entre outras. 

Detergentes mantêm eficácia ao fim de um ano?

Os testes permitiram chegar às seguintes conclusões:

  • após um ano da colocação no mercado, os detergentes testados, no geral, apresentaram uma diminuição da eficácia na remoção das nódoas oxidáveis ligeiramente superior à das nódoas enzimáticas (de 10% e 6%, respetivamente);
  • em relação a cada nódoa específica, as de comida de bebé, café e molho de tomate foram as que apresentaram uma diminuição mais significativa na capacidade da sua remoção na lavagem (26%, 20% e 16%, respetivamente);
  • a eficácia de remoção das nódoas de tempero de salada, relva, sumo de maçã e sangue desceu ligeiramente entre 7% e 8%;
  • a capacidade de remoção das nódoas à base de amido e de vinho apenas diminuiu menos de 1% e 1,5%, respetivamente;
  • a remoção das nódoas de chocolate, no final do teste, não apresentou diminuição da sua eficácia durante a lavagem;
  • de forma geral, não se verificam diferenças na capacidade de remoção de nódoas entre detergentes líquidos ou em cápsulas, incluindo para lavagens a uma temperatura de 30°C.

De acordo com a análise efetuada, é possível concluir que a capacidade de remoção de nódoas de um detergente para a roupa não vai ser afetada de forma significativa com o passar do tempo. 

De notar que, na determinação da eficácia de remoção de nódoas específicas, cada uma destas contribui com uma ponderação para a média global da capacidade de remoção dos dois grupos de nódoas principais (enzimáticas e oxidáveis), que resultou numa ligeira variação na performance global de 8 por cento. Para certas nódoas específicas nem se verifica uma diminuição na capacidade da sua remoção ou esta é próxima de um por cento.

A descida de 8% da eficácia não é suficiente para prejudicar a qualidade da lavagem, se seguir as devidas instruções de utilização, como de dose recomendada do detergente, carga de roupa indicada para cada tipo de máquina, entre outras. 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar