Programas e funções
Algumas máquinas de lavar roupa apresentam mais de 20 programas, o que pode fazer aumentar o preço e não irá usar todos. Os programas têm temperaturas predefinidas. Mas há modelos com seletor de temperatura para ajustar em função das características da roupa. Há ciclos de lavagem que estão presentes em quase todos os modelos.
- Eco 40-60: é um novo programa obrigatório nas máquinas de lavar roupa que serve de base para a nova etiqueta energética.
- Ciclo algodão: certamente o mais utilizado, lava roupas de algodão a uma temperatura que pode variar entre 30 e 90°C.
- Ciclo sintético: projetado para tecidos sintéticos.
- Ciclo lã: especificamente dedicado à lavagem de lãs a baixa temperatura, é um programa mais delicado, com rotações por minuto (rpm) na secagem também normalmente menores.
- Ciclo misto: adequado para lavar tecidos mistos. Atenção à temperatura que definir se quiser selecionar a que não está por defeito, de forma a não estragar os tecidos mais sensíveis a temperaturas mais elevadas e a rotações mais altas.
- Ciclo roupa delicada: a temperatura de lavagem é entre 30-40°C e a fase de centrifugação é delicada, ideal para tecidos que se estragam mais facilmente.
Existem outros programas nos diversos modelos de máquinas de lavar roupa, como o programa para roupa colorida, para lavagem à mão ou lavagem rápida e para nódoas difíceis. Atualmente, muitas máquinas de lavar roupa também vêm equipadas com funções inteligentes como a pesagem dos quilos de roupa no tambor, a velocidade a que se deve ajustar o ciclo de centrifugação ou uma ligação wi-fi para permitir gerir o eletrodoméstico através de um tablet ou de um smartphone.
Em quase todos os modelos pode programar o arranque para a noite e usufruir da tarifa bi-horária ou mesmo tri-horária.
Verifique alguns aspetos da máquina na loja. Para uma limpeza fácil, espreite o acesso ao filtro, a simbologia dos programas, a facilidade em abrir e fechar a porta ou abrir e fechar a gaveta do detergente. Se se interessa por máquinas ditas "smart", tente perceber que funções consegue controlar, qual a mais-valia (uma vez que este tipo de máquinas é mais caro). Verifique também a marca das máquinas que tem em casa. Normalmente, a app associada a uma determinada marca pode servir igualmente todos os eletrodomésticos que tem em casa, o que lhe pode facilitar a vida.
Centrifugação
Quase todas as máquinas exibem a função "paragem de cuba cheia". Interromper a lavagem antes da centrifugação pode ser útil, por exemplo, quando não pode estender logo a roupa. Depois da última passagem por água, a roupa fica de molho. Ao dar instruções para acabar o programa, começa a centrifugação.
O número de rotações por minuto (rpm) do ciclo de centrifugação pode ser dividido em:
- 800 rpm;
- 1000 rpm (eram os modelos populares até há alguns anos, mas agora quase todas as grandes marcas têm modelos a partir de 1200 rpm);
- 1200 rpm;
- 1400 rpm (menos comum, que não aumentam muito o desempenho de centrifugação);
- 1600 rpm (modelos mais caros, que também não aumentam muito o desempenho).
A maioria das máquinas permite regular a velocidade de centrifugação. É prático, por exemplo, no verão, quando a roupa seca depressa. Quase todas permitem desativar a centrifugação para poupar os tecidos mais delicados.
As altas velocidades de centrifugação são uma das principais causas de desgaste mecânico da máquina de lavar roupa, responsáveis pela diminuição da vida útil do eletrodoméstico. A velocidade de centrifugação afeta apenas a quantidade de água retirada da roupa no final da lavagem.
Do ponto de vista da eficácia da lavagem e do enxaguamento, mesmo os modelos de 1000 rpm podem garantir resultados satisfatórios.
Enxaguamento e temperatura
O enxaguamento é o ponto fraco de grande parte das máquinas de lavar roupa do mercado, especialmente na tentativa de apresentarem o menor consumo de água possível. Usar menos detergente ajuda a melhorar o enxaguamento, mas isso vai depender muito do tipo de nódoa a remover. A maioria dos modelos tem a função de enxaguamento extra para ser adicionada ao ciclo de lavagem normal. Esta opção serve para retirar melhor os resíduos de detergente e é útil se tiver a pele sensível. Mas gasta mais água e eletricidade.
O programa de lavagem intensiva é indicado para roupa muito suja. Para roupa pouco suja, só para retirar a transpiração ou refrescar a roupa, prefira o programa curto e temperaturas abaixo dos 30ºC.