O seu equipamento avariou?

Pode ser fácil reparar sem apoio técnico.

CONHEÇA AS DICAS DE REPARAÇÃO

O seu equipamento não está na lista?

Veja as recomendações
Consumidor contente a aprovar o projeto de reparações da DECO PROeste.

É possível ativar a garantia?

Quando um dispositivo avaria, a primeira pergunta a fazer é se ainda está na garantia. Se o equipamento tiver menos de três anos, a garantia legal ainda se aplica e pode repará-lo ou substituí-lo gratuitamente. Conheça a lei

Já sabe como fazer a reparação?

Continuamos a poder ajudar.

Consumidora coloca bateria num smartphone.

Encontre a peça que falta

Se necessita de trocar uma peça devido a avaria e desgaste e que esteja sinalizada como podendo ser substituída pelo utilizador, deve consultar no manual ou site do fabricante as instruções sobre como encomendá-la.

Saiba como reparar
Consumidor a reciclar garrafas de plástico.

Equipamento antigo: doar ou reciclar?

Se comprou um novo eletrodoméstico ou dispositivo eletrónico e não sabe o que fazer aos antigos, tem duas opções. Caso ainda funcionem, pode doá-los ou, se preferir, vendê-los numa loja de produtos em segunda mão. Totalmente diferente é se os aparelhos já não funcionam. Neste caso, só precisa de saber onde entregá-los para reciclagem.

Decida o que fazer

O que é a obsolescência prematura

A avaria de equipamentos antes do tempo considerado usual em termos de vida útil e que não têm possibilidade de reparação por ausência de peças ou pelo valor da reparação ser elevado face a um equipamento novo similar, trata-se de uma situação de “obsolescência prematura”. Limitar, intencionalmente, a vida útil de eletrodomésticos ou dispositivos eletrónicos, devido por exemplo à falta de atualizações de software ou à falta de capacidade para suportar novas funções, é a chamada "obsolescência programada", que é uma prática comercial ilegal.

Reclame já
Envie uma reclamação ao fabricante através da nossa plataforma Reclamar.

Porque criámos esta plataforma?

Esta plataforma de reparações pretende dar respostas à pergunta: "O meu dispositivo não funciona. O que devo fazer?". A DECO PROteste fornece dicas quanto ao tipo de avarias que acontecem, o que fazer antes de chamar um técnico e também dicas para ajudar a prolongar a vida dos equipamentos, para que não seja necessário comprar novo, sugerem-se soluções para encontrar peças e defendem-se os seus direitos, incluindo os de garantia. 

Conheça o projeto