Projeto REPper - REPair PERspective
O REPper é um projeto inovador que pretende alertar os consumidores e os decisores políticos para a necessidade de reparação de eletrodomésticos e equipamentos em vez da sua substituição.
O objetivo do projeto é promover a transição para escolhas mais sustentáveis e para uma economia circular, com utilização eficiente de recursos, através de uma maior aposta na reparação. Ao longo das últimas décadas, a substituição de um produto tem sido frequentemente priorizada em detrimento da sua reparação sempre que existe algum defeito. Também não têm sido dados incentivos adequados aos consumidores para os motivar a reparar os seus bens após o fim da garantia legal.
O REPper quer transformar a mentalidade e a atitude dos decisores políticos e dos consumidores, promovendo a abordagem mais circular. Tem igualmente como objetivo aumentar as competências de reparação e apoiar as pequenas e médias empresas (PME's) na economia da reparação, oferecendo respostas concretas como a criação de novas oportunidades de negócio sustentáveis e a melhoria das competências em sectores de emprego “verde”.
O propósito do projeto é atingir um vasto público-alvo através de três áreas de ação fortemente centradas na cooperação transfronteiriça:
- Criação de uma rede REPper HUBS. Um ponto de contacto único, físico e digital que concebe e testa uma estrutura transnacional de serviços piloto.
- Criação de uma fábrica REPper para a melhoria de competências e a requalificação, proporcionando formação ao mais alto nível europeu, de modo a reduzir os desequilíbrios entre as regiões mediterrânicas.
- Construir uma nova cultura de reparação, através de "estímulos positivos" que possam desencadear mudanças e novos hábitos.
Para isso, o REPper reúne parceiros altamente qualificados e diversificados, capazes de capitalizar os resultados do passado, implementando-os com novas ações para destinatários públicos e privados:
- PMEs;
- Autoridades públicas;
- Agências setoriais;
- Organizações de apoio às empresas, escolas e cidadãos.
Parceiros:
- Altroconsumo Edizioni;
- OCU Ediciones;
- DECO PROteste;
- Citta’ metropolitana di bologna (coordenação).

|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
