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Se a entidade falhar nas regras da qualidade de um destes serviços, reclame, porque pode receber uma compensação.
A partir de agora, confirmar se tem direito é fácil: basta escolher o serviço e o tema. A ferramenta gratuita indica ainda qual o valor a receber.
 
                Passo-a-passo para reclamar
 
                                Selecione o serviço
 
                                Selecione o tipo de ocorrência
 
                                Consulte os seus direitos
 
                                Analise se há incumprimento e qual o valor da compensação
 
                                Descarregue a carta-tipo de apoio à reclamação
Tem direito a compensação?
Utilize a ferramenta para descobrir e saiba como reclamar. O valor pode ir até 15 €. Se confirmar o seu direito, faça o download da carta-tipo e envie a sua reclamação para a entidade indicada.
O que mudou?
Desde 19 de abril de 2025 que as entidades gestoras são obrigadas a compensar os consumidores, se falharem na qualidade do serviço. O consumidor pode agora reclamar e receber uma compensação na fatura.
Como preencher bem a reclamação
Veja o vídeo e saiba mais sobre os prazos para reclamação e resposta
 
                        
                    Para ser compensado tem de reclamar. Antonieta Duarte, especialista em energia e sustentabilidade da DECO PROteste, explica o que deve fazer.
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