Dicas

Como escolher detergentes

A eficácia dos detergentes depende da composição. No caso dos detergentes manuais para a loiça, o que importa é a sua capacidade de formar espuma e de a manter na esponja durante a lavagem. Dos detergentes lava-tudo, em estado puro e diluído, são poucos os realmente eficazes. Saiba como escolher detergentes para a manutenção da casa.

Especialista:
Editor:
09 julho 2025
detergentes como testamos

iStock

O detergente lava-tudo pode ser usado diluído, para limpar grandes superfícies, e concentrado, para sujidade localizada. O objetivo é substituir todos os produtos de limpeza em casa, exceto os anticalcário, com substâncias específicas para esta operação, e os produtos para roupa e loiça.

No caso dos detergentes para a loiça, ainda que a maioria das cozinhas portuguesas esteja equipada com uma máquina de lavar loiça, é útil ter um detergente líquido para lavar à mão alguns utensílios que podem não caber na máquina ou não ficar aí bem lavados. Por exemplo, as frigideiras antiaderentes ficam mais bem lavadas à mão.

Tensioativos na composição

Presentes em todos os detergentes lava-tudo (geralmente, até 5%), os tensioativos são o principal agente de limpeza: dissolvem a sujidade e facilitam a sua remoção. A maior parte são substâncias sintéticas, mesmo que as matérias-primas possam ser de origem vegetal. Outros ingredientes são os solventes, os conservantes, os perfumes e os corantes, muitas vezes, prejudiciais para o meio aquático e, nalguns casos, responsáveis por reações alérgicas ou de sensibilização respiratória. Na utilização, não facilite: use luvas e lave as mãos ao terminar.

Também os detergentes manuais para a loiça têm tensioativos na composição, cuja concentração pode variar entre 5% e a mais de 30%, na maioria dos casos. Mas há vários, e cada tipo tem uma função. A espuma é um efeito dos tensioativos aniónicos, os anfotéricos são os que mais respeitam a pele e os não-iónicos destacam-se pela sua capacidade de limpeza da sujidade. Ambos – os anfotéricos e os não-iónicos – ajudam a estabilizar a espuma. Quanto maior for a percentagem de tensioativos do detergente (informação que se pode verificar no rótulo), mais loiça conseguirá lavar com menos detergente. 

Eficácia e custo

Na dúvida entre dois detergentes, o preço pode ser um dos aspetos a ter em conta para desempatar. Contudo, ao escolher, não basta olhar para o preço por embalagem. Considere o custo por dose, sempre que esteja indicado. À partida, embalagens com maior dosagem têm um menor custo por dose. Aproveite, ainda, as promoções. No caso dos detergentes, os descontos podem muitas vezes ultrapassar os 50 por cento.

Se não quer que o barato saia caro, há que considerar a eficácia do detergente. Para lavar a loiça, ao usar um detergente manual mais eficaz, não precisa de adicionar tanto produto e, como tal, irá comprar com menos frequência.

Escolhas sustentáveis

Através da leitura do rótulo é possível distinguir algumas das substâncias mais nocivas para o ambiente e que, por isso, devem ser evitadas. Destacam-se perfumes — Limonene (aromas cítricos), Amyl e Hexyl Cinnamal (tipicamente adicionados para dar um aroma semelhante ao jasmin), Benzyl Salicylate (fragrâncias balsâmicas), Allyl Caproate (aroma a ananás e outros frutos tropicais), Butylphenyl methylpropional (também conhecido por Lilial) — e conservantes — Benzisothiazolinone (BIT), Methylchloroisothiazolinone (MCI), Methylisothiazolinone (MIT ou MI), Octylisothiazolinone (OIT), Benzotriazole (BTA), 2-bromo-2-nitropropane-1,3-diol (Bronopol).

Muitos dos ingredientes usados nos detergentes traduzem-se ainda em riscos para o utilizador, como possíveis reações alérgicas por contacto ou danos oculares.

Lavar a loiça à mão

A cor do esfregão não é uma escolha estética dos fabricantes. Cada cor é concebida para uma utilização diferente.

  • Verde é o mais comum e serve para limpar a sujidade menos problemática. Mas há que ter cuidado, pois se esfregar com muita força pode riscar alguns materiais.
  • Azul é o mais adequado para superfícies delicadas, como copos e taças de cristal.
  • Preto é ideal para peças mais exigentes, como grelhas metálicas, panelas de aço ou caçarolas.

Antes e depois de cada utilização, lave o esfregão com água limpa e torça-o bem. Assim evitará maus cheiros e o desenvolvimento de bactérias em grande número. Se quiser poupar água, retire os restos de comida da loiça com guardanapos usados ou papel de cozinha. Facilitará a lavagem e reduzirá a dose de detergente.

Receita caseira de detergente lava-tudo

A DECO PROteste confrontou os detergentes lava-tudo com o método clássico de limpeza de superfícies, uma solução de vinagre branco (200 mililitros) e de bicarbonato de sódio (40 gramas) dissolvidos em água a 40 graus Celsius (ºC). Esta alternativa tem menor impacto ambiental, mas é, de facto, menos eficaz.

O vinagre, bicarbonato de sódio e água a 40°C não é eficaz a remover gordura incrustada. É neste cenário que se detetam as diferenças no confronto com os detergentes lava-tudo. Na verdade, uma combinação de água quente, vinagre ou bicarbonato pode ajudar. Mas falta-lhes o poder químico dos tensioativos.

Se aceita sacrificar a eficácia, preferindo uma solução menos agressiva para o ambiente e sem substâncias alergénicas, esta é uma alternativa. É válida para a limpeza diária, incluindo de superfícies delicadas, mas pouco eficaz em gorduras difíceis ou sujidade incrustada.

Quantidade de detergente necessária para uma lavagem eficaz

Por regra, a tampa da embalagem de um detergente lava-tudo serve de medida de referência para diluir na água de um balde. No entanto, uma tampa pode diferir de tamanho, consoante a embalagem. E a dose recomendada pode variar, por exemplo, entre 25 e 90 mililitros. Mais conteúdo numa embalagem pode não ser sinónimo de mais lavagens. É, por isso, conveniente seguir as recomendações dos fabricantes, para obter melhores resultados.

Desinfetantes são mesmo necessários?

Alguns produtos podem incluir ingredientes com características desinfetantes ou bactericidas, mas não são essenciais. Em casa, basta manter a limpeza habitual, pois as bactérias voltam a desenvolver-se rapidamente, e muitos estudos mostram que a higiene excessiva é contraproducente para o desenvolvimento do sistema imunológico das crianças. Além disso, estes ingredientes têm um impacto negativo no meio ambiente, dado que continuam a ter poder bactericida, mesmo no ambiente aquático.

Sabões da loiça são mais ecológicos?

A moda dos champôs sólidos também já chegou aos detergentes para lavar loiça à mão, à venda sobretudo em lojas online de produtos naturais. Para os usar, deve esfregar o sabão numa esponja ou escova previamente humedecida para produzirem espuma e depois lavar a loiça. Alguns alegam ser mais sustentáveis do que os detergentes líquidos, mas tenha cuidado com as falsas alegações verdes.

Um estudo da DECO PROteste feito em laboratório mostrou que estes produtos ditos "ecológicos", "vegan" e "económicos", nem sempre o são, uma vez que são menos eficazes na lavagem de loiça face aos detergentes líquidos. Além de terem um preço de compra mais elevado, é necessário usar muito mais detergentes para lavar o mesmo número de pratos. Na sua composição, também podem encontrar-se ingredientes prejudiciais para a saúde humana (suscetíveis de causar reações alérgicas na pele e irritação ocular) e para o meio aquático, como certos conservantes, perfumes alergénicos, entre outros.

Caso procure um detergente para lavar loiça mais amigo do ambiente, verifique que as alegações verdes são acompanhadas de certificação válida, como, por exemplo, o Rótulo Ecológico Europeu, o ícone de uma flor com uma coroa de estrelas, que garante que o produto e a sua embalagem têm menor impacto ambiental face aos restantes da mesma categoria. Tenha, no entanto, em conta que estas certificações não significam que o produto seja eficaz no combate à sujidade, ao contrário do selo de Escolha Verde. Este selo da DECO PROteste assegura que o produto alia eficácia a um bom desempenho ambiental.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar