Voltar

Sabões da loiça são caros e pouco sustentáveis

Em casa
sabão para loiça
iStock

À imagem dos champôs sólidos, a moda também já chegou aos detergentes para lavar loiça à mão. É provável que se depare com estes sabões em barra, sobretudo em lojas online de produtos naturais. Para os usar, deve esfregar o sabão numa esponja ou escova previamente humedecida para produzirem espuma e depois lavar a loiça. Alguns alegam ser mais económicos, 100% naturais, vegan e até vegetarianos, mas tal pode não passar de greenwashing, alerta a DECO PROteste. Além disso, os detergentes sólidos revelaram ser menos eficazes e têm um custo de utilização muito mais elevado do que os líquidos testados, pelo que não os recomenda. Mais vale optar por um detergente líquido com muito boa Qualidade Global. O Melhor do Teste tem o menor custo a lavar loiça e é, por isso, também Escolha Acertada. Se valoriza o impacto ambiental, as Escolhas Verdes, também com bom desempenho, são a melhor opção.

Sabões da loiça testados não são uma barra a lavar

Um grupo de dez peritos testou os detergentes sólidos para lavar loiça apresentados nas fotografias. Além de analisarem a eficácia a remover gordura e sujidades, verificaram se os ingredientes presentes no rótulo poderiam ter um impacto negativo na saúde humana e no meio ambiente.

Detergentes sólidos 6 vezes mais caros a lavar mil pratos

O teste de eficácia consistiu em quantificar o detergente necessário para lavar mil pratos, com os sabões e com os 31 detergentes líquidos analisados. Com base nesse dado e no preço a que os produtos são vendidos, foi assim possível calcular o custo de utilização de cada detergente em teste.

Acesso a conteúdos exclusivos

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos exclusivos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

Veja também