Renovar casa: DECO PROteste lança assistente online
Quer melhorar o conforto da sua casa, mas não sabe por onde começar? Há um assistente online que ajuda em tudo, desde a seleção de ações mais urgentes à ligação com profissionais para pedir orçamentos.

Onde começar uma renovação da casa, quais as medidas mais urgentes, como escolher materiais e equipamentos, que regras e lei cumprir, e quais os apoios financeiros disponíveis? Reunir as respostas a todas as questões é o objetivo do balcão único digital “Renovar Casa”, concebido com a colaboração da DECO PROteste.
O “Renovar Casa” não se destina apenas a quem quer mandar paredes abaixo. Encontrará informação e apoio, mesmo que só consiga, para já, reformar eletrodomésticos ineficientes. A porta de entrada dá acesso a informação sobre medidas de melhoria e dicas de poupança, lei e financiamento para a renovação.

Apoio personalizado até ao orçamento
Em vários passos, o utilizador deve responder às questões para conhecer as soluções e medidas de melhoria mais adequadas e contactar profissionais.
1. Caracterização da casa e agregado
Indique os dados da casa como a região, ano de construção, número de pisos e de metros quadrados, e composição do agregado familiar.
2. Consumo de energia
Em seguida, são pedidos valores de consumo de eletricidade e gás (ou outras fontes que utilize). Pode recorrer aos valores médios de casas semelhantes.
3. Medidas a realizar
Esta etapa foca-se em descrever como aquece e arrefece a casa e o nível de isolamento (tipo de janelas, por exemplo). Indique se já usa energias renováveis.
4. Escolher medidas
O assistente indica as medidas. Escolhidas as medidas que quer pôr em prática, ao extrair o relatório com o diagnóstico, fica com uma noção dos custos e das poupanças que pode obter. Pode pedir logo orçamentos aos profissionais da rede de parceiros “Renovar Casa” e consultar informação sobre financiamento disponível.


Esforço europeu rumo a 2050
Pobreza energética, desconforto térmico e casas ineficientes do ponto de vista energético (que pesam nas faturas de energia) são conceitos sentidos na pele pelos portugueses. Reflexo disso são os dados dos certificados energéticos emitidos pela ADENE - Agência para a Energia: em 2022, cerca de 60% das casas tinha uma classificação energética inferior a C. E quase um quarto da população portuguesa vivia em casas com problemas de infiltrações ou humidade, de acordo com o Eurostat, no relatório “Habitação na Europa” (2022).
Resolver esses problemas não está ao alcance de todos. Mas o que acena como despesa no imediato pode representar uma boa poupança nas despesas mensais.
Há um incentivo ainda maior e que levou dez organizações de Espanha, Itália, Países Baixos e Portugal, incluindo a DECO PROteste, a juntarem-se ao projeto Horis - Home Renovation Integrated Services (ou serviços integrados para a renovação da casa), financiado pela União Europeia (UE). A ideia é que o balcão único digital "Renovar Casa" ajude a alcançar os objetivos exigentes fixados pela UE até 2050, para o desempenho energético de novas construções e de edifícios reabilitados.
![]() ![]() |
O projeto Horis é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101120497. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas. |
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |