Projeto Europeu Horis

Sabia que cerca de 75% dos edifícios da União Europeia não são eficientes energeticamente? Há três obstáculos que explicam este número: os consumidores não têm conhecimento técnico sobre as medidas a implementar para melhorar o desempenho energético da sua casa, não sabem quem são e onde estão os profissionais aos quais podem recorrer e desconhecem também que há apoios financeiros públicos que os ajudariam a suportar as despesas.
O projeto Horis (Home Renovation Integrated Services), financiado pelo programa LIFE da UE, nasceu para ajudar os consumidores a ultrapassar estas dificuldades.
Ir para o assistente Renovar Casa
Objetivo
Criámos uma ferramenta online, tipo balcão único digital, em Espanha, Itália e Portugal que simplifica o processo de fazer uma obra em casa. Neste balcão, o consumidor vai encontrar toda a informação de que precisa sobre eficiência energética e assim conseguir tomar decisões informadas sobre renovação sustentável. O balcão dá uma ajuda personalizada sobre as soluções técnicas existentes, obrigações legais e soluções. Além disso, conta com uma seleção de profissionais de renovação eficiente.
Assim, o Horis vai:
- Melhorar a eficiência energética em edifícios residenciais e reduzir a pobreza energética ao estabelecer um Balcão Único para Serviços Integrados de Renovação Residencial, gerido por organizações de consumidores.
- Desenvolver um Balcão Único digital que proporciona uma experiência de utilizador de alta qualidade e simplifica o processo de renovação de casa.
- Incentivar a colaboração internacional e a inovação, criando uma rede de profissionais de renovação de casas para ajudar os consumidores a reconstruir as suas casas de forma energeticamente eficiente.
- Fornecer formação a profissionais na implementação de medidas de renovação residencial e elevar os padrões da indústria destacando as melhores práticas.
- Estabelecer um modelo de negócios sustentável que ofereça incentivos aos prestadores de serviços de renovação para utilizar o balcão único na promoção dos seus serviços.
- Construir confiança em relação ao balcão único, promovendo responsabilidade clara, garantia de qualidade e políticas dedicadas à proteção do consumidor.
- Comunicar e disseminar os resultados do projeto.
Parceiros
Dez organizações de quatro países (Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha) associaram-se ao projeto financiado pelo programa LIFE da União Europeia para abordar as questões relacionadas com a eficiência energética e a pobreza energética:
- Altroconsumo (organização de consumidores de Itália)
- ANERR - Asociación Nacional de Empresas de Rehabilitación y Reforma
- Bureau Veritas
- DECO PROteste
- De Groene Grachten
- GNE Finance
- Institute for European Energy and Climate Policy (IEECP)
- INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
- Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
- Organização de consumidores e usuários (OCU - organização de consumidores de Espanha)
Juntas melhoraram uma plataforma digital antiga, chamada o Menu Verde. O Horis também se baseará no sucesso de ferramentas estabelecidas como o 'Self Scan', desenvolvido pela De Groene Grachten e outras organizações. Em Portugal, a ferramenta está online já e chama-se Assistente Renovar Casa.
O projeto envolveu ainda autoridades públicas locais e regionais, organizações sem fins lucrativos, e estabeleceu uma rede de fornecedores de serviços de renovação residencial aprovados.
![]() ![]() |
O projeto Horis é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101120497. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas. |
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |