Renault Twingo E-Tech, MGS5 EV, Mazda 6e e Hyundai Ioniq 9: o melhor negócio por 19 490 euros e bons carros elétricos para 2026
O Renault Twingo renasce elétrico, disponível em março por 19 490 euros. O MGS5 EV (30 340 euros) promete seduzir os fãs de modelos SUV. O salão automóvel de Bruxelas foi o palco de muitas estreias de automóveis elétricos para todas as carteiras.
Quase 350 mil visitantes e três dezenas de estreias: a edição n.º 102 do Salão Automóvel de Bruxelas fez história. Os SUV dominaram as atenções, mas a indústria pisca o olho ao consumidor com um elevado número de carros elétricos pequenos e cada vez mais acessíveis.
Os construtores da China não tiram o pé do acelerador, com BYD, Xpeng, Nio, MG e Leapmotor a elevar a fasquia. A invasão ao mercado continua em 2026, e ainda bem para os sonhos e a carteira dos portugueses.
Quatro certezas e quatro promessas em 2026
Cruzámos as estreias do salão com as novidades, já testadas em laboratório, de quatro marcas a apostar em todas as frentes.
Primeiro, sugestões para todas as carteiras: Renault 4 E-Tech elétrico, MGS5 EV, Mazda 6e e Hyundai Ioniq 9. Depois, quatro surpresas: Renault Twingo E-Tech elétrico, MGS6 EV, Mazda CX-6e e Hyundai Staria Electric.
Renault Twingo E-Tech elétrico e MGS5 EV têm tudo para ser o primeiro salto na mobilidade elétrica de muitos.
Renault 4 E-Tech elétrico: versátil para o dia-a-dia por 29 740 euros
É a versão 100% elétrica do clássico Renault 4. A carroçaria é muito maior e alinha-se com os pequenos SUV atuais. Custa desde 29 740 euros com bateria de 40 kWh ou 33 240 euros com bateria de 52 kwh.
A estética mantém referências ao ícone dos anos 60 e 70. As linhas conferem-lhe um aspeto moderno. O Renault 4 E-Tech Electric é o segundo carro elétrico de estilo neorretro da marca, depois do Renault 5.
Convence em estrada com autonomia prática de 345 quilómetros. Com moderação ao volante, percorre mais de 400 quilómetros com uma carga. Com baixo plano de carga, a mala tem uma capacidade acima da média: 330 litros com expansão até 1075 litros depois de rebater os bancos.
Entre os aspetos negativos, destacam-se a visibilidade global apenas razoável e o ruído em velocidade mais elevada. O Renault 4, 22 centímetros mais comprido do que o Renault 5, não oferece mais espaço para os passageiros atrás.
Renault Twingo E-Tech elétrico: preço desde 19 490 € e autonomia até 263 km
Contacto feito com o protótipo e com o carro de produção real: o Renault Twingo E-Tech elétrico tem tudo para conquistar a cidade. A versão mais barata (Evolution) custa 19 490 euros. Estará disponível para encomendas em março.
Com motor de 82 cv. e bateria de 27,5 kWh (autonomia WLTP até 263 quilómetros), o Renault Twingo E-Tech elétrico inclui de série bancos traseiros independentes deslizantes rebatíveis, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, openR link 10,1 polegadas com sistema multimédia, ar condicionado manual e sensores de estacionamento traseiros.
Por 21 090 euros, a versão topo de gama, Techno, inclui de série ar condicionado automático, sistema OpenR Link com Google integrado, quatro níveis de travagem regenerativa, função one pedal e banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível e câmara de marcha atrás.
Formas arredondadas e uma habitabilidade exemplar em 3,79 metros de comprimento. Estão disponíveis quatro cores: vermelho, verde, amarelo e preto. A versão Evolution enriquece a gama com mais duas cores: branco e cinzento.
MG MGS5 EV: preço e autonomia do SUV elétrico
É o SUV elétrico compacto acertado. O preço do MGS5 EV começa em 30 mil euros na versão Comfort com bateria de 49 kWh e bate nos 34 mil euros com bateria de 64 kWh. A versão Luxury Long Range custa mais de 36 mil euros.
No ranking de vendas entre as marcas chinesas, a MG apenas é ultrapassada pela BYD. O MG MGS5 EV Long Range Luxury foi a versão do ensaio: a mais completa com a maior das duas baterias disponíveis (64 kWh) e no nível de equipamento Luxury.
Convence com um consumo de 17,4 kWh/100 quilómetros e autonomia adequada. Chega aos 415 quilómetros e carrega a bateria de 10% a 80% em 28 minutos.
Destaca-se pela montagem do interior. Na mala cabem 405 litros de carga. Se rebater os bancos, a capacidade aumenta para 1420 litros.
O planeamento de rotas com carregamento e o controlo por voz merecem crítica. A inclusão de paragens para carregar não funcionou na unidade testada e o sistema de comandos por voz recusou funções práticas como a introdução de destinos. A MG está a desenvolver melhorias em ambos os sistemas.
MG MGS6 EV: concorrência muito forte para o novo SUV elétrico
O MGS6 EV promete ser um carro familiar competente. Pouco carismático, mas confortável. Brilha pelo interior sofisticado e equipamento generoso. O preço não será tão meigo, 46 mil euros no mínimo.
Com 4,71 metros de comprimento e bateria de 77 kWh, é um SUV elétrico maior e muito mais espaçoso do que o MG5S EV. Rivaliza com o Škoda Enyaq, Citroën e-C5 e Kia EV5. Enfrenta forte concorrência de novas marcas como Leapmotor, Jaecoo e Omoda.
Mazda 6e: berlina elétrica produzida na China com 420 km de autonomia a partir de 42 507 euros
É a segunda tentativa dos japoneses no domínio da mobilidade elétrica, depois da investida com o Mazda MX-30, sem sucesso. O compacto não estava ao nível da propulsão elétrica mais recente.
O Mazda 6e baseia-se no Changan Deepal SL03 e é produzido em Nanjing, na China. Convence pelo interior de luxo, dinâmica equilibrada e equipamento de série completo. Com bateria de 68,8 kWh, custa desde 42 507 euros, e com bateria de 81 kWh, desde 45 007 euros.
A elegante berlina em teste tem a bateria menor (68,8 kWh). A autonomia real é 420 quilómetros. Esperava-se uma bagageira maior para um carro com 4,92 m de comprimento. A capacidade de carga é de 345 litros, ou 1365 litros, depois de rebater os bancos.
Mazda CX-6e com desconto de 3 mil euros até ao verão
Com estreia mundial em Bruxelas, o novo SUV desportivo de média dimensão custa desde 42 049 euros (versão Takumi) e 45 049 euros (Takumi Plus). Com bateria de 78 kWh, anuncia 484 quilómetros de autonomia.
Elegante, exibe um habitáculo sofisticado. Destacam-se a conectividade com reconhecimento de voz e controlo por gestos e um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor. O elemento central é um ecrã tátil de 26 polegadas.
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico de 7 lugares com muito espaço, conforto e autonomia
Um "vaivém espacial". É o carro elétrico ideal para famílias que precisam de espaço a sério. Chega na primavera/verão de 2026: foi testado e está aprovadíssimo.
O design é discutível, mas reconhecível de imediato com os icónicos elementos em forma de pixel. Consenso nas dimensões: é um desafio para as estradas nacionais.
Com 5,06 metros de comprimento e uns expressivos 2,25 metros de largura (com espelhos retrovisores), estacionar em cidade é uma prova de paciência. Se não precisa de tanto espaço, tem mais descanso ao volante de um Hyundai Ioniq 5.
Se a prioridade passa por sete lugares, o Hyundai Ioniq 9 é a escolha certa. Seis adultos viajam com conforto e podem levar alguma bagagem, atrás da terceira fila de bancos. A mala tem capacidade para 770 litros ou 2120 litros se rebater os bancos.
A suspensão do Hyundai privilegia o conforto. O silencioso sistema de propulsão elétrica encaixa com o cuidado isolamento acústico.
A elevada autonomia (535 quilómetros) contribui para uma condução mais relaxada, embora à custa de uma bateria grande (110 kWh). O peso do Hyundai Ioniq 9 ultrapassa as 2,6 toneladas. Muito espaço, muito equipamento e elevada autonomia, mas também grandes dimensões, peso elevado e preço elevado. A versão ensaiada ronda os 75 mil euros.
Hyundai Staria Electric: MPV elétrico de grande dimensão para famílias e transporte profissional
A Hyundai revelou em primeira mão o novo Staria Electric. É o maior carro elétrico e o primeiro MPV totalmente elétrico da marca, que alarga o portefólio ao segmento dos multiusos. Promete um novo nível de espaço e flexibilidade.
Com bateria de 84 kWh, as viagens longas são possíveis com um avançado sistema de 800 volts. Chega ao mercado nacional até ao final de 2026.
Com dimensões generosas e bancos com atmosfera lounge, serve diferentes utilizações, desde as deslocações diárias e viagens em família até ao transporte profissional de passageiros e atividades de lazer. As amplas superfícies envidraçadas proporcionam excelente visibilidade e um elevado conforto espacial.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
