Dacia Spring, Fiat 600e, Cupra Born, BYD Sealion 7 e Seat Ibiza são os melhores carros de 2025 no desempenho ambiental
Quatro automóveis elétricos e um a gasolina destacam-se pelo menor impacto ambiental e melhor eficiência nos testes do Green NCAP, no confronto com carros similares. O Mercedes-Benz EQE impressiona pelo bom desempenho com frio extremo e o Kia EV9 convence pelo carregamento eficaz e rápido.
Escolher um carro novo e comparar o seu impacto ambiental com outros modelos pode ser um desafio. Mas para ajudar com uma decisão informada e sustentável, o Green NCAP facilita a tarefa ao revelar os automóveis mais "verdes" testados desde o início da sua nova classificação de sustentabilidade.
Cinco automóveis lideram as suas categorias em 2025: Dacia Spring, Cupra Born, Fiat 600e, BYD Sealion 7 e Seat Ibiza. Abrangem, respetivamente, citadinos elétricos, familiares elétricos, SUV elétricos pequenos e grandes e compactos a gasolina.
O Green NCAP destaca ainda três automóveis pelo desempenho na avaliação centrada no condutor. As áreas avaliadas são: consumo e autonomia, desempenho com frio extermo e capacidade de carregamento.
20 carros testados, 5 campeões da sustentabilidade
Antes da introdução dos novos testes do Green NCAP, conhecer o impacto ambiental de um automóvel não era fácil: a informação era complexa, contraditória ou inexistente. Em setembro, o Green NCAP iniciou um protocolo que submete os carros a uma análise rigorosa da pegada ambiental.
Os testes baseiam-se em dois pilares:
- a classificação de sustentabilidade, que avalia a energia consumida e as emissões produzidas durante a utilização do carro;
- e a avaliação do ciclo de vida, que considera o impacto ambiental ao longo de todo o processo desde as matérias-primas, fabrico e distribuição até à energia consumida e à reciclagem no final de vida.
O Green NCAP revela também o desempenho em utilização quotidiana. Esta abordagem foi concebida para ajudar a encontrar o carro à medida das necessidades diárias.
Dacia Spring: citadino e utilitário elétrico
O Dacia Spring é um citadino de pequenas dimensões com autonomia limitada por uma bateria de apenas 27,6 kWh, mas beneficia disso mesmo ao nível do fabrico e da reciclagem em fim de vida.
É eficiente ao nível do consumo de energia, o que lhe permite atingir a classificação máxima em sustentabilidade.
Fiat 600e: SUV pequeno elétrico
O Fiat 600e elétrico destaca-se pela excelente sustentabilidade, combinando elevada eficiência do sistema de propulsão com baixo peso e uma bateria de capacidade moderada (51 kWh). O formato compacto garante emissões reduzidas de pneus e travões, bem como impactos menores associados à produção.
O aquecimento eficiente e um grupo motopropulsor de baixo consumo permitem manter um forte desempenho durante o inverno e em autoestrada.
Cupra Born: familiar compacto elétrico
A Cupra posiciona o Born (60 kWh) como uma alternativa mais desportiva a rivais como o VW ID.3 e o Renault Megane E-Tech. Os valores de consumo correspondem ao esperado para um carro elétrico moderno e eficiente deste segmento.
O aquecimento rápido do habitáculo em condições de inverno rigoroso aumenta de forma significativa o consumo, mas depois de atingir o nível desejado, os consumos baixam de forma acentuada. Destaca-se também pela boa eficiência em autoestrada.
BYD Sealion 7: SUV grande elétrico
Para um SUV de grandes dimensões com bateria de 82,5 kWh, o BYD Sealion 7 elétrico obtém uma classificação notável, com impacto ambiental muito inferior ao de um SUV comparável com motor de combustão.
O carro de fabrico chinês revela um desempenho sólido como veículo elétrico e impressiona pela eficiência nos exigentes testes de inverno a -7°C. O pré-aquecimento eficaz do habitáculo e a boa retenção de calor ajudam a atenuar as perdas de eficiência no inverno. A eficiência do carregamento doméstico ainda pode ser melhorada.
Seat Ibiza a gasolina
Para um automóvel convencional a gasolina, o Seat Ibiza conquista uma nota elevada de desempenho ambiental devido às dimensões compactas, baixo peso e sistema eficiente de pós-tratamento dos gases de escape.
O consumo baixo e consistente em todos os testes é fundamental para este resultado. Apesar das limitações inerentes ao uso de combustíveis fósseis, recebe três estrelas e meia.
Teste focado no condutor reflete utilização real
Além dos vencedores por categoria em sustentabilidade, o Green NCAP avalia para cada modelo os aspetos do dia-a-dia da experiência de condução. Destaca três carros com um desempenho muito positivo em três áreas.
Consumo e autonomia
O Fiat 600e proporciona um equilíbrio forte entre eficiência e versatilidade. Regista baixos consumos em utilização mista, tanto em clima ameno como em inverno rigoroso: 16,4 kWh e 24,8 kWh, respetivamente.
A precisão dos valores de consumo no ecrã é boa. A autonomia de 340 km (clima ameno) e 225 km (inverno frio) é um bom resultado para uma bateria de 51 kWh, demonstrando um excelente compromisso entre eficiência energética e distância percorrida.
Desempenho com temperaturas baixas
O Mercedes-Benz EQE 350+ destaca-se no desempenho com frio extremo, devido à grande bateria de 96 kWh. Esta berlina de luxo, orientada para o conforto, revela uma autonomia real de 280 km num cenário de condução mista a -7 °C, em que grande parte da energia é usada no início da viagem para alimentar o sistema de aquecimento.
Em estradas secundárias e autoestradas, o EQE 350+ ultrapassa facilmente os 300 km, mesmo com gelo. O pré-aquecimento enquanto está ligado à tomada faz uma diferença significativa: comparado com um arranque a frio, pode acrescentar 200 km em condução urbana ou 140 km em percursos mistos. O habitáculo aquece rapidamente e mantém o calor de forma eficiente, reduzindo o desperdício.
Capacidade de carregamento
O Kia EV9 (100 kWh) impressiona no carregamento. Carrega a bateria de 10% a 80% em apenas 25 minutos, com uma potência média de 182 kW e um pico de 213 kW. Permite somar 100 a 160 km de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento, consoante o cenário de consumo. Para maior conforto do condutor, o Kia EV9 permite pré-aquecer a bateria antes do carregamento rápido.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
