Mini Cooper Elétrico, Fiat 600e e Citroën ë-C3 com nota máxima nos testes de impacto ambiental do Green NCAP
O meu carro é mesmo amigo do ambiente? Agora já há uma resposta clara, rigorosa e independente. Estreia absoluta do Green NCAP: a avaliação de ciclo de vida completo permite comparar o impacto ambiental dos automóveis ao longo de toda a sua vida útil, bem como a sua eficiência real, autonomia e capacidade de carregamento.

O Green NCAP já testou e comparou 12 automóveis populares (alguns campeões de vendas) com base no novo protocolo de classificação. As diferenças no impacto ambiental são notórias.
Concebido para refletir melhor a utilização real dos carros atuais, o novo teste avalia o impacto do peso, compara a eficiência em clima quente e frio e considera as emissões desconhecidas dos pneus e travões. Mais importante: a nova classificação incorpora agora totalmente os dados de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA). É o primeiro sistema de classificação de sustentabilidade automóvel do mundo a avaliar o impacto ambiental de um carro ao longo de toda a sua vida – desde a origem e extração das matérias-primas para a produção até ao final de vida, ou, como dizem os especialistas em inglês, cradle to grave.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
Permite assim uma comparação justa entre todos os tipos de motorização. Para os condutores de carros elétricos, o Green NCAP inclui também uma nova avaliação complementar da experiência de condução, que integra fatores como o carregamento e o aquecimento do habitáculo.


Mini Cooper Elétrico e Fiat 600e são a referência em sustentabilidade
Nos testes de laboratório e de estrada, o Mini Cooper Elétrico atingiu a nota máxima de cinco estrelas, com um resultado global de 97%, enquanto o Fiat 600e também obteve cinco estrelas, com 96%. Ambos beneficiam de baterias de dimensão moderada (40,7 kWh no Mini e 54 kWh no Fiat), o que reduz as emissões no processo de fabrico e mantém o peso baixo. Melhora a eficiência em condução e diminui o desgaste de pneus e travões. Em condições reais, o Mini consumiu 15 kWh/100 km em percurso misto, e o Fiat gastou 15,5 kWh/100 km.
O reverso da medalha é a autonomia: as baterias mais pequenas limitam o alcance, sobretudo com tempo frio. Em percursos mistos (urbano, estrada nacional e autoestrada), a autonomia real estimada é de 268 km para o Mini e 340 km para o Fiat no verão, mas cai para 184 km e 225 km, respetivamente, no inverno. Muito próximo ficou o Citroën ë-C3, também com cinco estrelas.

Carro elétrico não é a única solução para reduzir o impacto ambiental
O Hyundai i20 a gasolina conseguiu três estrelas e meia (60%) e o BMW Série 1 a gasolina arrecadou 59%: são resultados assinaláveis para carros a combustão interna.
Automóveis avaliados ao longo de todo o ciclo de vida
É fácil perceber como um carro polui ao circular, mas é mais difícil apurar as emissões associadas à extração das matérias-primas, à produção e reciclagem no final de vida. Estas emissões, calculadas através da Avaliação do Ciclo de Vida, são agora incluídas na classificação do Green NCAP.
A análise considera a extração de matérias-primas, a produção do carro e da bateria, a distribuição, as emissões diretas, a energia necessária durante a utilização, a manutenção e, por fim, a reciclagem e eliminação. Para permitir comparações, a análise assume uma vida útil de 16 anos e 240 mil km, usando previsões sobre a evolução do mix energético médio dos 27 Estados-membros da União Europeia.
Os consumidores podem usar o simulador do Green NCAP, que permite selecionar modelos, escolher o país onde o veículo será usado e obter previsões ajustadas ao mix energético local.
Experiência de condução: carro à medida das necessidades?
O Green NCAP avalia também o comportamento dos carros em diferentes cenários (cidade, estrada e autoestrada), o que permite ao consumidor prever consumos e autonomia segundo o tipo de utilização.
Nos carros elétricos, há ainda fatores sazonais: o pré-aquecimento do habitáculo, enquanto o carro está ligado à tomada, pode dotar os maiores modelos com mais de 100 km de autonomia. A qualidade do isolamento térmico também conta, já que influencia a eficiência no inverno e no verão.
Alerta para o impacto oculto do peso do carro
A mudança para carros elétricos gerou ganhos ambientais, mas o Green NCAP demonstra que os SUVs grandes e pesados podem ser prejudiciais. O Kia EV9, SUV elétrico de sete lugares com bateria de 100 kWh, conseguiu apenas três estrelas.

Também o Mazda CX-80, SUV a gasóleo com 2,1 toneladas, mild-hybrid e tração integral, obteve apenas duas estrelas. Já o Volvo EX30, elétrico mais compacto (1,8 toneladas, bateria de 69 kWh), alcançou quatro estrelas e meia.
Green NCAP compara o impacto ambiental dos automóveis
Desde 1997, o Euro NCAP fornece aos consumidores uma referência independente sobre segurança automóvel. O Green NCAP, criado em 2019, assume agora o mesmo papel no campo da sustentabilidade, incentivando a indústria a reduzir a pegada ambiental dos veículos. O site renovado do Green NCAP permite comparar classificações por modelo ou categoria (citadinos, SUV, etc.) de todas as tecnologias (veículos a gasolina, gasóleo, híbridos e elétricos).

No combate urgente às alterações climáticas, os condutores têm agora acesso à análise completa e independente do verdadeiro impacto ambiental dos carros novos à venda. O Green NCAP quer assim travar o “greenwashing”, ao mostrar que o impacto ambiental do automóvel não depende só da condução, mas também da produção e do contexto energético. O Euro NCAP revolucionou a segurança automóvel. O Green NCAP pretende ser uma ferramenta essencial para os consumidores e um motor de mudança para a indústria.
Carro testado | N.º de estrelas (1 a 5) | Apreciação Global (%) |
---|---|---|
Mini Cooper Elétrico | 5 | 97 |
Fiat 600e | 5 | 96 |
Citroën ë-C3 |
5 | 91 |
Volvo EX30 | 4,5 | 89 |
Mercedes-Benz EQE 350+ | 4 | 70 |
Hyundai i20 | 3,5 | 60 |
BMW Série 1 | 3 | 59 |
Renault Rafale | 3 | 57 |
Kia EV9 | 3 | 56 |
Volkswagen Passat | 3 | 55 |
Mazda CX-30 | 2,5 | 44 |
Mazda CX-80 | 2 | 34 |
O que é o Green NCAP?
A DECO PROteste ajudou a fundar o Green NCAP, um programa independente para avaliar o desempenho ambiental dos carros vendidos na Europa. Está para o desempenho ambiental como o Euro NCAP está para a segurança automóvel. A DECO PROteste é cofundadora do Euro NCAP, através da sua participação na International Consumer Research and Testing, que reúne mais de 30 parceiros na defesa do consumidor.
Hoje, marcas e consumidores reconhecem a força e a notoriedade do Euro NCAP na segurança automóvel. Quase 30 anos de testes de colisão depois, é um meio eficaz de pressão junto dos fabricantes. A criação do Green NCAP visa incentivar a indústria a produzir automóveis ainda mais eficientes do que mandam os atuais critérios legais.
Os testes do Green NCAP regressam em força. Na bateria mais recente, foram submetidos 12 modelos ao olhar atento dos técnicos, em busca dos mais amigos do ambiente. Durante o último ano, os especialistas do Green NCAP atualizaram os protocolos de teste.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |