Teste a automóveis

Como escolher o carro elétrico

Ajudamos a encontrar o melhor para si.

Comprar um automóvel elétrico já é a solução mais vantajosa. Há bons carros elétricos e híbridos plug-in para todas as carteiras. A poupança é grande ao optar por um modelo em segunda e terceira mão. Saiba o que deve ter em conta antes de comprar um carro.

Guia de compras

Principais características

A compra do automóvel continua a ser uma das decisões mais importantes. Deve ter em conta critérios como o espaço e a regularidade e o tipo de uso. As nossas dicas ajudam a escolher o melhor carro, novo ou usado, para as suas necessidades. Em segunda mão pode ser um negócio ainda mais vantajoso, mas exige cuidados redobrados sobre o estado e a garantia. Como não se apresenta no estado de conservação original, convém ter uma ideia da qualidade geral e do preço justo do carro antes de comprar. Procure modelos ainda com uma boa margem ao nível da garantia e desde que tenha uma garantia de fábrica para as baterias de, pelo menos, 8 anos ou 160 mil quilómetros. A garantia deve assegurar a substituição da bateria durante o período de vigência da mesma, sempre que a capacidade de armazenamento descer abaixo dos 70%. Quanto mais recente for o carro elétrico, melhor.

Voltar ao topo

Carros elétricos e plug-in

O nosso comparador de carros elétricos ajuda a escolher com base no preço, desempenho e veredito da segurança, critérios racionais que devem orientar esta escolha. Entre os carros elétricos e híbridos plug-in, há boas propostas para todas as carteiras. Atraídos pelo incentivo do Governo, muitos consumidores avançam para o negócio. Comprar um carro elétrico já é a solução mais vantajosa. Os elétricos do segmento pequeno e médio são a escolha mais interessante ao longo da vida do veículo. A poupança é significativa para quem é proprietário de um elétrico em segunda e terceira mão: menor desvalorização e máximo benefício dos baixos custos de energia e manutenção. O simulador do custo por quilómetro é a via rápida para poupar milhares de euros. Além do valor de compra, consideramos combustível, seguro, imposto, manutenção e pneus. Pode escolher qualquer carro e comparar as motorizações.
Voltar ao topo

Conforto, segurança e bagageira

A família exige viagens com conta, peso e medida. Damos prioridade ao conforto e à segurança para escolher uma boa solução. Os critérios mais relevantes são, pelo menos, cinco lugares, boa mala, ótima acessibilidade aos bancos de trás e a melhor proteção das crianças. Porque há sempre compras para fazer e grandes volumes para levar nas férias, pedimos aos nossos especialistas para valorizar uma mala fácil de aceder, com boa capacidade e versátil.

Focamos a atenção nos modelos que garantem uma ampla capacidade de carga e que oferecem muito espaço interior. Uma bagageira grande e polivalente, rica em zonas de arrumação, é a chave de ouro. Avalie o nível máximo de carga, a versatilidade interior e a facilidade de carregamento.

Voltar ao topo

Cidade e campo ou SUV para todos

Leva o dia-a-dia a sério, mas gosta de arriscar por montes e vales? Pertence ao grupo dos aventureiros que valorizam as fugas à rotina. Procure um carro confortável, com bom desempenho tanto em viagens longas como para levar as crianças para a escola. Há bons companheiros para a cidade e ótimas escolhas para o campo. Valorize as aptidões todo o terreno, mas não menospreze os que não possuem tração integral. 

Para andar só na cidade, nos carros de pequenas dimensões são critérios decisivos uma boa visibilidade global e os sistemas auxiliares de estacionamento. Um reduzido diâmetro de viragem e a facilidade em estacionar ajudam a melhorar a condução. Alerta máximo para comprimento, largura, visibilidade, sobretudo dos obstáculos à frente e atrás, sistemas de estacionamento e esforço no controlo do carro. Neste segmento, o espaço atrás e a capacidade de carga são fatores menos importantes.

Voltar ao topo

Carro híbrido plug-in ou elétrico a baterias?

Os automóveis híbridos plug-in têm ambas as tecnologias: motor a combustão e elétrico. Pode carregar as baterias, que são muito inferiores às dos veículos 100% elétricos. Em média, apenas pode usar o modo de condução puramente elétrico para percursos até 50 quilómetros. Têm uma autonomia total de 600 a 800 quilómetros com motor a combustão e 40 a 50 quilómetros com motor elétrico. Na manutenção regular têm custos elevados.

Os carros elétricos com a tecnologia elétrica são alimentados por uma grande unidade de baterias com sistema de carregamento. Com uma condução cuidada, aumenta a autonomia: basta aproveitar ao máximo os períodos de regeneração e adotar dicas para reduzir consumos. Garantem autonomias de 150 a 500 quilómetros. Beneficiam de custos muito reduzidos em manutenção e continuam isentos de ISV e IUC. Com uma condução silenciosa, registam maior consumo em autoestrada e menor na cidade. A climatização tem grande impacto no consumo.

Siga os nossos conselhos para carregar o automóvel elétrico e para preservar a bateria.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre carros elétricos.

Onde carregar carros elétricos?

Para poupar ao máximo, privilegie o carregamento em casa. Para carregar as baterias do carro elétrico, avalie a disponibilidade de um carregador privado. A melhor solução é contar com um carregador privado, para libertar a rede pública para quem não tem esta alternativa ou usar apenas em situações pontuais.

Voltar ao topo