Como escolher o carro elétrico
Ajudamos a encontrar o melhor para si.
Comprar um automóvel elétrico já é a solução mais vantajosa. Há bons carros elétricos e híbridos plug-in para todas as carteiras. A poupança é grande ao optar por um modelo em segunda e terceira mão. Saiba o que deve ter em conta antes de comprar um carro.
Principais características
A compra do automóvel continua a ser uma das decisões mais importantes. O espaço e o tipo de uso são critérios a ter em conta. As nossas dicas ajudam a escolher o melhor carro para as suas necessidades. Em segunda mão pode ser um negócio ainda mais vantajoso, mas exige cuidados redobrados sobre o estado e a garantia. Como não se apresenta no estado de conservação original, convém ter uma ideia da qualidade geral e do preço justo do carro antes de comprar.
Procure modelos ainda com uma boa margem ao nível da garantia e desde que tenha uma garantia de fábrica para as baterias de, pelo menos, 8 anos ou 160 mil quilómetros. A garantia deve assegurar a substituição da bateria durante o período de vigência da mesma, sempre que a capacidade de armazenamento descer abaixo dos 70 por cento. Quanto mais recente for o carro elétrico, melhor.
Carros elétricos e plug-in
O comparador de carros elétricos ajuda a escolher com base no preço, desempenho e veredicto da segurança, critérios esseniais para orientar a decisão. Entre os carros elétricos e híbridos plug-in, há boas propostas para todas as carteiras.
Comprar um carro elétrico já é a solução mais vantajosa. Os elétricos do segmento pequeno e médio são a escolha mais interessante ao longo da vida do veículo. A poupança é significativa para quem é proprietário de um elétrico em segunda e terceira mão: menor desvalorização e máximo benefício dos baixos custos de energia e manutenção. O simulador do custo por quilómetro é a via rápida para poupar milhares de euros. Além do valor de compra, considera combustível, seguro, imposto, manutenção e pneus. Pode escolher qualquer carro e comparar as motorizações.
Conforto, segurança e bagageira
A família exige viagens com conta, peso e medida. O conforto e a segurança são a prioridade para escolher uma boa solução. Os critérios mais relevantes são, pelo menos, cinco lugares, boa mala, ótima acessibilidade aos bancos de trás e a melhor proteção das crianças. Porque há sempre compras para fazer e grandes volumes para levar nas férias, os especialistas valorizam uma mala fácil de aceder, com boa capacidade e versátil.
Focam a atenção nos modelos que garantem uma ampla capacidade de carga e que oferecem muito espaço interior. Uma bagageira grande e polivalente, rica em zonas de arrumação, é a chave de ouro. Avalie o nível máximo de carga, a versatilidade interior e a facilidade de carregamento.
Cidade e campo ou SUV para todos
Leva o dia-a-dia a sério, mas gosta de arriscar por montes e vales? Pertence ao grupo dos aventureiros que valorizam as fugas à rotina. Procure um carro confortável, com bom desempenho tanto em viagens longas como para levar as crianças para a escola. Há bons companheiros para a cidade e ótimas escolhas para o campo. Valorize as aptidões todo o terreno, mas não menospreze os que não possuem tração integral.
Para andar só na cidade, nos carros de pequenas dimensões, uma boa visibilidade global e os sistemas auxiliares de estacionamento são critérios decisivos. Um reduzido diâmetro de viragem e a facilidade em estacionar ajudam a melhorar a condução. Alerta máximo para comprimento, largura, visibilidade, sobretudo dos obstáculos, sistemas de estacionamento e esforço no controlo do carro. Neste segmento, o espaço atrás e a capacidade de carga são fatores menos importantes.
Carro híbrido plug-in ou elétrico a baterias?
BEV, PHEV, HEV ou MHEV: descubra as diferenças das quatro tecnologias na rota da eletrificação. Os fabricantes distinguem os veículos de mobilidade elétrica em quatro grupos. O primeiro consiste nos veículos 100% elétricos com bateria (BEV, do inglês Battery Electric Vehicle), cuja propulsão resulta de um ou mais motores elétricos alimentados por uma bateria. Esta pode ser carregada em tomadas domésticas ou em postos de carregamento públicos.
Os veículos híbridos plug-in (PHEV, do inglês Hybrid Plug-in Electric Vehicle) possuem simultaneamente um motor de combustão interna e um motor elétrico, bem como um depósito de combustível e uma bateria. Pode deslocar-se através dos dois motores em ação ao mesmo tempo ou em separado. Têm uma autonomia muito inferior à dos BEV quando em modo 100% elétrico. A bateria do motor elétrico também pode ser recarregada em casa ou em postos públicos e recarrega com travagens durante a circulação.
Os veículos elétricos híbridos (HEV, do inglês Hybrid Electric Vehicle) também contam com um motor de combustão interna, motor elétrico, um depósito e uma bateria, responsáveis pela locomoção. A sua bateria não pode ser carregada como a dos BEV e PHEV. É recarregada pela energia das travagens ou pela energia aproveitada a descer. Também é carregada pelo motor de combustão interna.
O quarto grupo é composto por veículos semi-híbridos. O elétrico híbrido suave (MHEV do inglês Mild Hybrid Electric Vehicle) tem motor de combustão interna, depósito de combustível, um pequeno motor elétrico e bateria. O motor elétrico auxilia apenas no arranque e no início da marcha.
Os fabricantes indicam a autonomia total dos BEV em quilómetros. No caso dos HEV, apresentam o consumo do modelo em l/100 km, dentro do qual já está contabilizada a poupança de combustível pela gestão automática dos modos 100% elétrico, 100% a combustão e híbrido.
Siga os conselhos para carregar o automóvel elétrico e preservar a bateria.
Questões frequentes
Respondemos às principais dúvidas sobre carros elétricos.
Onde carregar carros elétricos?
Para poupar ao máximo, privilegie o carregamento em casa. Para carregar as baterias do carro elétrico, avalie a disponibilidade de um carregador privado. A melhor solução é contar com um carregador privado, para libertar a rede pública para quem não tem esta alternativa ou usar apenas em situações pontuais.