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Como escolher o carro com base no custo por quilómetro

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Renault a circular na estrada

Além do valor de compra, considera-se combustível, seguro, imposto, manutenção e pneus, para revelar o custo real por quilómetro.

Para poupar ao máximo, o simulador da DECO PROteste é o melhor aliado do consumidor. Pode escolher qualquer carro à venda e comparar as motorizações. Nenhuma tecnologia escapa: gás, gasolina, gasóleo, elétrico, híbrido e híbrido plug-in. Aqui revelamos as contas para todos os carros. O valor de aquisição é apenas um de vários fatores a ter em conta antes de comprar. Basta preencher cinco campos (marca, modelo e versão, km e anos de utilização) e o simulador revela o custo total ao cêntimo para cada automóvel.

Simular custo por km

O carro mais caro na compra nem sempre se revela o automóvel mais dispendioso, numa análise atenta ao conjunto dos custos ao longo dos anos de utilização.

Como são calculados os custos de um automóvel

Valor de compra, combustível, IUC, manutenção, seguro e pneus: o custo de aquisição de um carro é apenas uma fatia dos custos totais de utilização. Para escolher um carro económico, além do valor inicial de compra, tem de considerar os custos com combustível, seguros, imposto de circulação, manutenção e pneus. Ao calcular o custo por quilómetro de cada modelo, o simulador revela o carro que garante a maior poupança.

Todos aqueles parâmetros são escrutinados. Apesar de não se refletir na avaliação dos modelos que passam pelo centro de testes da DECO PROteste, é crucial fornecer toda a informação sobre os custos com o carro, além daqueles que já teve no concessionário. Por isso, calcula-se o que, à partida, gastará a cada quilómetro percorrido aos comandos do novo automóvel, somando os vários gastos expectáveis ao longo do período de posse do veículo.

O custo com a aquisição menos o valor futuro expectável de venda e os custos com os combustíveis perfazem cerca de 60 a 80 por cento do valor do custo por quilómetro. Para obter um cálculo o mais realista possível, há duas grandes parcelas: os custos fixos – que considera-se não dependerem do número de quilómetros percorridos – e os variáveis – que dependem do número de quilómetros percorridos.

No primeiro grupo, está o preço de aquisição do carro, o valor futuro de venda, os prémios dos seguros e o imposto único de circulação (IUC). No segundo, entram os gastos com combustíveis, manutenção, pneus, etc.

Começa-se por subtrair ao custo de aquisição o valor futuro de venda expectável. Assim, obtém-se o valor referente ao custo financeiro com a aquisição. De seguida, somam-se todos os custos fixos por ano, multiplicados pelo número de anos de posse do veículo. Os gastos com combustíveis têm em conta a média de preços dos mesmos; as mudanças de óleo e filtros e todas as operações que seguem o plano de manutenção do fabricante são contabilizadas segundo a previsão de quilometragem anual prevista. Junta-se ainda à conta a substituição dos pneus a cada 50 mil quilómetros.

Obtidos estes valores, é feita a soma, dividida depois pelo número médio de quilómetros percorridos ao longo dos anos de posse do veículo (anos de posse multiplicados pelos quilómetros médios anuais), de onde resulta o valor final apresentado ao consumidor. Para a balança vão os custos fixos (valor de aquisição, seguro e impostos) e os variáveis (combustíveis, manutenção, pneus). Todos estes valores estimados com base em dados médios de mercado por marca e, nalguns casos, de modelo e versão.

O que é o custo por quilómetro?

O custo de posse e utilização é uma previsão de quanto vai custar não só a aquisição do veículo, mas também a utilização ao longo de todo o tempo em que pretende ter a viatura.

Para o cálculo, consideram-se custos fixos e variáveis. Os custos fixos variam com os anos de posse e incluem:

  • os custos com a aquisição, o valor da compra subtraído ao valor previsível de venda no final dos anos previstos de posse, a variação da desvalorização das diferentes marcas e modelos, bem como do tipo de combustível;

  • a despesa anual com os impostos (IUC);

  • o custo anual com o seguro (contemplamos apenas de responsabilidade civil).

Os custos variáveis dependem da utilização do veículo e dos quilómetros que se fazem por ano:

  • o custo com os consumos, de combustíveis fósseis ou de eletricidade;

  • despesas com a manutenção regular, sem contar com avarias fora do plano de manutenção das marcas;

  • a substituição de pneus, que depende da dimensão utilizada.

Somam-se estes custos e dividem-se pela quantidade de quilómetros percorridos por estimativa durante o período de utilização do carro para calcular o custo por quilómetro.

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