Quem somos

Queremos garantir a todos os consumidores o acesso à informação para uma melhor escolha, à qualidade dos bens, à educação e justiça e ao direito à saúde e à segurança. Esta é a missão que orienta o trabalho diário da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - e da DECO PROTESTE. A nossa atividade pretende contribuir para consumidores mais informados, participativos e exigentes.
Os nossos valores
Independência
A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. As ações reivindicativas e as posições públicas que tomamos resultam dos nossos estudos e análises. A totalidade das receitas da nossa atividade é reinvestida em prol dos consumidores através da expansão dos nossos serviços e da sua capacidade de resposta.
Credibilidade
A concretização da nossa missão assenta na credibilidade e no reconhecimento da qualidade do nosso trabalho. Esta resulta do profissionalismo das equipas e de métodos comprovados, transparentes e constantemente reavaliados, baseados numa ética exigente.
Proximidade
A nossa missão é permanentemente orientada para a resposta às necessidades dos consumidores. Para concretizar, interagimos com todos os interlocutores – consumidores, media, poder político, organizações públicas e privadas – de forma direta, assertiva e adequada.
Como financiamos a nossa atividade
Somos a maior organização de defesa do consumidor portuguesa, contando com cerca de 400 mil subscritores. A nossa independência é garantida pela sustentabilidade económica da nossa atividade.
Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si resultados dos testes a produtos mais recentes e informação de qualidade exige uma vasta equipa especializada. Toda a nossa atividade assenta na aplicação dos nossos recursos e, por isso, fazemos a demonstração das diversas fontes de que é financiada de forma transparente. A DECO PROTESTE depende, essencialmente, da subscrição das publicações, que representam mais de 95% do total da faturação. Mas existem outras formas de financiamento.