Institucional

Quem somos

defesa do consumidor

Defender os direitos e legítimos interesses dos consumidores, contribuir para resolver os seus problemas e ajudá-los a exercer os seus direitos fundamentais é a nossa missão.

Queremos garantir a todos os consumidores o acesso à informação para uma melhor escolha, à qualidade dos bens, à educação e justiça e ao direito à saúde e à segurança. Esta é a missão que orienta o trabalho diário da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - e da DECO PROTESTE. A nossa atividade pretende contribuir para consumidores mais informados, participativos e exigentes.

Os nossos valores

Independência

A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. As ações reivindicativas e as posições públicas que tomamos resultam dos nossos estudos e análises. A totalidade das receitas da nossa atividade é reinvestida em prol dos consumidores através da expansão dos nossos serviços e da sua capacidade de resposta.

Credibilidade

A concretização da nossa missão assenta na credibilidade e no reconhecimento da qualidade do nosso trabalho. Esta resulta do profissionalismo das equipas e de métodos comprovados, transparentes e constantemente reavaliados, baseados numa ética exigente. 

Proximidade

A nossa missão é permanentemente orientada para a resposta às necessidades dos consumidores. Para concretizar, interagimos com todos os interlocutores – consumidores, media, poder político, organizações públicas e privadas – de forma direta, assertiva e adequada.

Como financiamos a nossa atividade

Somos a maior organização de defesa do consumidor portuguesa, contando com cerca de 400 mil subscritores. A nossa independência é garantida pela sustentabilidade económica da nossa atividade.

Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si resultados dos testes a produtos mais recentes e informação de qualidade exige uma vasta equipa especializada. Toda a nossa atividade assenta na aplicação dos nossos recursos e, por isso, fazemos a demonstração das diversas fontes de que é financiada de forma transparente. A DECO PROTESTE depende, essencialmente, da subscrição das publicações, que representam mais de 95% do total da faturação. Mas existem outras formas de financiamento.