Notícias

Kia EV3: preço, autonomia real, consumo e análise completa do SUV elétrico

O Kia EV3 é um carro robusto e bastante equilibrado no segmento de SUVs compactos elétricos. Espaçoso e confortável, destaca-se na autonomia e no consumo. Consegue vencer os rivais BYD Atto 3, Volvo EX30 e Škoda Elroq?

Editor:
08 agosto 2025
Kia ev3 azul parado no parque de estacionamento da praia do guincho

O Kia EV3 é um SUV elétrico compacto, fabricado na Coreia de Sul desde meados de 2024 com a plataforma E-GMP do grupo Hyundai-Kia, com tração frontal. Está disponível com duas versões de bateria (58,3 ou 81,4 kWh) e três níveis de equipamento (Drive desde 37 940 euros; E-tech desde 42 940 euros e GT Line por 45 950 euros). Com potência equivalente a 204 cavalos, a velocidade máxima está limitada a 170 km/h.

Kia EV3 é o sucessor do Niro EV

Com o EV3, a Kia apresenta o sucessor do Niro EV. Este automóvel compacto totalmente elétrico adota linhas visuais do modelo topo de gama da marca, o Kia EV9, e partilha o sistema de infoentretenimento.

Na versão mais acessível, o Kia EV3 custa quase 38 mil euros. 
Na versão mais acessível, o Kia EV3 custa quase 38 mil euros. 

O preço do Kia EV3 dispara para 43 mil euros nas versões mais equipadas. No ensaio, foi testado com a bateria mais pequena das duas disponíveis (58,3 kWh). A versão Drive revela um equilíbrio interessante. Tem todas as funcionalidades essenciais de multimédia e conectividade (ligação sem fios para smartphone, navegação online e planeamento de rotas com paragens para carregar). O equipamento também é bastante completo ao nível da segurança.

O indicador de ângulo morto, opcional, que utiliza câmaras exteriores e exibe a imagem no painel de instrumentos, é uma mais-valia. O sistema de monitorização do condutor atua demasiado cedo e torna-se irritante com facilidade. A força de fecho dos vidros atrás, muito elevada, também deve ser revista. Pode ser um problema com crianças.

O Kia EV3 tem como principais rivais o BYD Atto 3, o Volvo EX30 e o Škoda Elroq. É uma boa alternativa, se privilegiar o conforto e a autonomia. Vence o confronto pela margem mínima contra as propostas da BYD e da Volvo, mas não supera o Škoda Elroq.

Conta uma garantia de 7 anos ou 150 mil km (incluindo bateria). Até à data não há registo de falhas graves. Alguns utilizadores em fóruns alertam para problemas iniciais de gestão da bateria e lentidão de carga em certas situações.

Prós do Kia EV3

  • Consumo eficiente e autonomia prática.
  • Bom equipamento de conectividade.
  • Elevado conforto.
  • Bagageira ampla.

Contras do Kia EV3

  • Condução sem caráter desportivo.
  • Velocidade moderada no carregamento ultrarrápido.
  • Monitorização do condutor intrusiva.
  • Força de fecho dos vidros atrás muito elevada.

Construção boa, interior prático

Com 4,30 metros de comprimento, é adequado para a cidade. O diâmetro de viragem de 11 metros ajuda. A largura de 2,09 metros (com espelhos) pode ser um obstáculo. O espaço interior é confortável para cinco ocupantes.

Elementos em plástico preto toleram melhor pequenos toques do que uma pintura cara. 
Elementos em plástico preto toleram melhor pequenos toques do que uma pintura cara.

A qualidade de construção do habitáculo e dos materiais do Kia EV3 é boa. O forro do tejadilho e nas carpetes não é sofisticado. O motor é ligado através de um botão no seletor de direção, no canto inferior direito atrás do volante, uma solução invulgar para quem conduz o EV3 pela primeira vez.

Interior prático, versátil e rico em conectividade. 
Interior prático, versátil e rico em conectividade. 

O interior combina dois ecrãs digitais de alta resolução (ambos de 12,3 polegadas, para instrumentos e infoentretenimento) e um de 5 polegadas para regular o ar condicionado. Este painel de controlo, entre os dois monitores, é organizado, embora parcialmente ocultado pelo aro do volante. Pena que o interruptor do travão de estacionamento elétrico esteja escondido à esquerda, por baixo do volante, ficando inacessível ao passageiro dianteiro, em caso de emergência.

Consome 17,1 kWh aos 100 quilómetros

O consumo impressiona, ao permitir uma autonomia de 380 quilómetros. Já a potência de carregamento é modesta, mas pode carregar a bateria no posto mais rápido em 29 minutos.

Espaço, conforto e equipamento fazem o Kia EV3 destacar-se da concorrência. 
Espaço, conforto e equipamento fazem o Kia EV3 destacar-se da concorrência. 

O Kia EV3 inclui de origem um cabo AC com ficha tipo 2, que pode guardar no compartimento sob o capô com 15 litros de capacidade. O carregamento da bateria de 58,3 kWh na tomada doméstica demora 29 horas. Com uma wallbox adequada, o carregamento completo em AC (11 kW) faz-se em 6 horas.

Em corrente contínua, carregar dos 10 aos 80% demorou 29 minutos. Os automóveis da Kia mais caros, com bateria de 800 V, conseguem fazê-lo em menos de 20 minutos.

Nas medições de laboratório, foi calculado um consumo médio de 17,1 kWh/100 km, um valor muito bom para um SUV elétrico. Com a bateria completamente carregada, garante, em média, 380 km de autonomia para uma utilização mista (urbano, fora da cidade e autoestrada). Em cidade, faz distâncias muito maiores (cerca de 500 km), mas na autoestrada o valor desce para 300 quilómetros.

Muito equipamento de série e mala à medida da família mais ambiciosa

A visibilidade para o trânsito é boa, devido à posição de condução elevada. Mas a visibilidade global é apenas aceitável: os amplos pilares traseiros e os apoios de cabeça fixos limitam o campo de visão para trás. Por isso, a Kia instalou de série uma câmara de marcha-atrás e sensores de estacionamento.

A abertura das portas dianteiras do Kia EV3 é generosa. Atrás não existe túnel central, sendo fácil deslizar de um lado para o outro no banco. Já os puxadores embutidos nas portas podem ser incómodos.

O volume da bagageira é generoso em todas as configurações, e o piso de carga pode ser ajustado em altura. A mala do Kia EV3 tem capacidade real para 420 litros de carga. Se rebater os bancos traseiros, tem 1305 litros.

Suspensão cumpre, travagem excelente

Com amortecedores convencionais em todas as versões, o Kia EV3 não tem opção de suspensão adaptativa, ao contrário de rivais como o Škoda Elroq. Apesar disso, o EV3 consegue um compromisso aceitável entre conforto e dinâmica. As irregularidades do piso são percetíveis pelos ocupantes, sobretudo em meio urbano. Já os obstáculos isolados, como tampas de esgoto afundadas ou buracos, são bem absorvidos.

Em autoestrada, a condução é confortável. Em estradas secundárias, a carroçaria poderia ser um pouco mais estável em curvas rápidas; ainda assim, o Kia EV3 mantém-se controlado e não evidencia balanços excessivos.

Independentemente da capacidade da bateria, o motor elétrico está no eixo dianteiro do Kia EV3. Selecionar o modo de condução através da alavanca na parte inferior direita da coluna de direção exige adaptação, mas o sistema é funcional. A recuperação de energia pode ser ajustada através das patilhas no volante. O travão de estacionamento elétrico com função Auto Hold é de série.

Com direção estável, o Kia EV3 convence no teste de desvio. Com direção precisa, pode percorrer o slalom com pouco esforço no volante. Numa travagem de emergência dos 100 km/h até à imobilização, o elétrico coreano precisa de apenas 32,2 metros (média de dez travagens), um valor mesmo muito bom.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar