Renault Scenic E-Tech: SUV 100% elétrico ideal para a família
O Renault Scenic despede-se do motor a combustão na quinta geração. Seguro, espaçoso e confortável, este bom SUV 100% elétrico para a família foi eleito Carro do Ano na Europa em 2024. O vencedor da corrida para 2025 é anunciado no Salão Automóvel de Bruxelas, a 10 de janeiro. A DECO PROteste está lá para ver e partilhar as novidades.

O Renault Scenic E-Tech elétrico está disponível com duas motorizações e quatro versões (evolution, techno, esprit Alpine e iconic). A versão mais acessível (evolution 170 cv autonomia conforto) arranca nos 40 690 euros. Inclui uma bateria de 60 kWh. Com uma bateria de 87 kWh, a versão evolution 220 cv grande autonomia custa a partir de 46 500 euros.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
O Renault Scénic chega agora à quinta geração. Abandona o legado de monovolume compactos e abraça o mundo dos SUVs e crossovers, enquanto se despede dos motores de combustão. No laboratório, a versão ensaiada pela DECO PROteste foi a Iconic de 220 cv grande autonomia, que alia o motor mais potente ao nível de equipamento mais elevado.
Inclui uma vasta gama de tecnologias de conforto e segurança, bem como uma bomba de calor e um carregador de bordo de 22 kW, o que poucos rivais oferecem. O carregador de 22 kW permite um carregamento rápido em corrente alternada: com uma wallbox adequada, demora apenas 4 horas e meia a carregar totalmente a bateria de 87 kWh. Nos postos rápidos, o Renault Scenic demora 39 minutos a carregar dos 10% aos 80 por cento. Alguns rivais já conseguem fazê-lo em menos de 30 minutos.
No teste em condições mais realistas com ar condicionado ligado e maior utilização em autoestrada, proporciona uma autonomia de 490 quilómetros, um valor acima da média no segmento. Em média, consome 20,6 kWh aos 100 quilómetros. Nas viagens em cidade registou um consumo de 16 kWh/100 km. Em ritmos mais elevados pela autoestrada chegou aos 24 kWh/100 km na autoestrada.
Espaçoso, confortável e muito fácil de conduzir
A suspensão e os bancos do Renault Scenic E-Tech elétrico proporcionam elevado conforto (mesmo para os passageiros atrás), sendo recomendável para viagens longas. O teto panorâmico opcional melhora a sensação de espaço. Impressiona ainda pelo equipamento de segurança abrangente.
Únicas notas a melhorar: alguma inconsistência na qualidade dos materiais e o desempenho na dinâmica de condução. O aspeto visual dos materiais agrada e várias áreas exibem acabamentos atrativos, mas utiliza plásticos duros nas portas dianteiras, o que destoa se considerar o preço elevado do modelo.
Apesar dos seus 4,47 metros de comprimento e 2,09 metros de largura (com os espelhos exteriores), é fácil de manobrar em espaços apertados, com um diâmetro de viragem medido de 11,1 metros.
A bagageira tem capacidade real para 315 litros de carga. Se rebater os bancos e encher a mala até ao teto, conta com 1310 litros. Entre os principais rivais do Renault Scenic, destacam-se Peugeot e-3008, o Volkswagen ID.4, Audi Q4 e-tron e o Hyundai Ioniq 5.
DECO PROteste no Salão Automóvel de Bruxelas
O Salão Automóvel de Bruxelas volta a abrir portas para receber a 101.ª edição de 10 a 19 de janeiro. Além de ser o palco escolhido para revelar o vencedor do Carro do Ano na Europa, conta com a apresentação de 7 estreias mundiais, 14 estreias europeias do mundo automóvel e 45 carros de sonho.
Em 2024 o Renault Scenic E-Tech Elétrico chegou, viu e venceu o título de Carro do Ano na Europa. Para 2025, os setes finalistas eleitos por 60 jurados de 23 países eram:
- Alfa Romeo Junior;
- Citroën C3/ë-C3;
- Cupra Terramar;
- Dacia Duster;
- Hyundai Inster;
- Kia EV3;
- Renault 5/Alpine A290.
A primeira: o Renault 5 E-Tech elétrico e o irmão Alpine A290 são Carro do Ano na Europa em 2025. Uma dobradinha para a Renault, depois da vitória do Scenic E-Tech elétrico em 2024. O prémio representa o reconhecimento da estratégia de eletrificação do marca e a evolução na qualidade dos novos carros da Renault. Espera-se que o Renault 5 E-Tech torne a mobilidade elétrica mais acessível, intuitiva e desejada para os consumidores. A marca já prometeu baixar o preço para 25 mil euros na versão de base. A DECO PROteste acompanha estas jogadas do mercado, aumentando a pressão na concorrência, e em breve revelará o veredicto do laboratório de testes onde o carro acaba de entrar.
Toyota Urban Cruiser e companhia com estreia mundial
Uma das principais novidades é o Toyota Urban Cruiser que regressa em formato SUV compacto elétrico com posição de condução elevada, interior flexível com sistema de bancos traseiros deslizantes e duas opções de bateria (49 kWh e 61 kWh). A DECO PROteste será o primeiro órgão de informação nacional a conhecer o modelo ao vivo.
Entre as estreias mundiais e as inovações significativas destacam-se ainda o DS N°8, um novo 100% elétrico que anuncia uma autonomia combinada de 750 km, o Junior Q4 e a Série Especial Intensa da Alfa Romeo e o Leapmotor C10 REEV. Este carro elétrico marca a estreia de uma nova marca chinesa. A ofensiva chinesa promete não abrandar no Salão Automóvel de Bruxelas.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |