Notícias

Volvo EX30 vs. BYD Dolphin: qual o melhor carro elétrico para a família?

Dois carros elétricos aprovados após mil medições em laboratório e dois mil quilómetros de estrada. Com autonomia real equivalente, separados por 8 mil euros. No fim da corrida, um é mesmo bom e melhor, mas o outro tem um preço mais apelativo. O comparativo ao Volvo EX30 e ao BYD Dolphin revela qual se adapta melhor à família e ao orçamento.

Editor:
22 novembro 2024
Volvo EX30

BYD Dolphin e Volvo EX30 são dois automóveis elétricos com atributos muito distintos. Apertam o cerco à concorrência entre os pequenos familiares elétricos. Mas conseguem destronar o Melhor do Teste?

Ver comparativo completo do BYD Dolphin e do Volvo EX30

Pequeno familiar ou pequeno SUV?

A prova destaca preço, espaço, conforto, desempenho e segurança. O BYD Dolphin apresenta-se com um preço mais atrativo. Em contraste, o Volvo EX30 posiciona-se como solução premium com melhor desempenho em carregamento.

Se comprar não é solução e precisa de um automóvel, avalie as propostas de renting desde 279 euros.

BYD Dolphin Comfort

O BYD Dolphin foi criado pelo maior fabricante automóvel chinês e é rival do Volvo EX30 e do Volkswagen ID.3. Custa 35 690 euros. A versão Design custa mais 2 mil euros. A versão Comfort tem neste momento um preço de campanha de 31 700 euros.

O elétrico chinês BYD Dolphin apresenta-se na versão Comfort com equipamento extenso. 
O elétrico chinês BYD Dolphin apresenta-se na versão Comfort com equipamento extenso.

Além do leque de sistemas de assistência à condução, destaca-se pelo desempenho e pela condução confortável. Os ocupantes contam com um bom espaço interior. À frente, “abraça” um condutor com dois metros de altura, e nos lugares traseiros há uma generosa liberdade para as pernas. O BYD Dolphin também é adequado para transportar crianças: o sistema Isofix está disponível nos lugares traseiros exteriores e no banco do passageiro da frente.

A diferença de preço de 5 a 8 mil euros para os rivais é colossal. A qualidade dos materiais e do acabamento do carro elétrico chinês são apenas medianos e deixam algo a desejar nos pormenores. O BYD Dolphin fica aquém da concorrência nos atributos como veículo elétrico: o carregamento mais lento e a ausência de planeamento de rota limitam a utilidade em viagens longas. O desempenho na travagem não está ao nível da concorrência. O BYD Dolphin alia bons pontos fortes, mas tem uma margem considerável para melhorias.

Prós do BYD Dolphin

  • Suspensão confortável.
  • Bom espaço interior à frente e atrás.
  • Preço muito apelativo.

Contras do BYD Dolphin

  • Qualidade mediana dos materiais e acabamentos.
  • Potência de carregamento abaixo da média.
  • Sem planeamento de rota de carregamento.
  • Distância de travagem longa.

Volvo EX30 Single Motor Extended Range Ultra

O Volvo EX30 está disponível com três níveis de equipamento. A versão mais acessível (Single Motor Core) custa 39 554 euros. Com tração traseira, a versão testada (Single Motor Extended Range Ultra) é a mais equipada e custa 51 731 euros. Com tração integral e dois motores elétricos, custa mais 2700 euros.

O Volvo EX30 é o modelo de entrada na ofensiva de carros elétricos da marca. 
O Volvo EX30 é o modelo de entrada na ofensiva de carros elétricos da marca. 

O Volvo EX30 é um compacto para a guerra num mercado competitivo. Baseado na plataforma da Geely, que também serve para a construção do Smart #1. Para o teste, roda a versão de tração traseira (Single Motor, 272 cavalos) com o pack de baterias de grande capacidade (Extended Range, 69 kWh).

Impressiona pelo equipamento de segurança abrangente, com muitos apoios mesmo na versão de acesso. Destaca-se pela boa qualidade de construção e uma interessante escolha de materiais. Também arrasa com um desempenho ágil e boa suspensão. Contudo, revela algumas falhas no funcionamento e requer um grande esforço de adaptação.

Prós do Volvo EX30

  • Equipamento de segurança muito abrangente.
  • Boa qualidade de construção.
  • Desempenho ágil e suspensão confortável.

Contras do Volvo EX30

  • Funcionamento com falhas e grande esforço de adaptação.
  • Direção pouco comunicativa.
  • Preço demasiado elevado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar