Notícias

Toyota Prius híbrido plug-in ou Toyota bZ4X 100% elétrico: qual o melhor?

A resposta depende das necessidades da família. O Toyota bZ4X é 100% elétrico, o Toyota Prius é híbrido plug-in. Muito seguros e poupados no consumo, são dois bons automóveis. O preço do mais acessível arranca nos 41 mil euros.

Editor:
25 julho 2024
Toyota Prius plug-in amarelo na estrada

Dois carros em confronto: uma estreia entre os elétricos contra um híbrido icónico com provas dadas ao longo de mais de um quarto de século. O Toyota bZ4X é o primeiro automóvel elétrico a bateria com plataforma dedicada, da linha Beyond Zero. Está disponível com 10 anos de garantia ou 1 milhão de quilómetros para a bateria de tração. Exibe mais espaço interior, maior altura do solo e um design mais robusto.

Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in

Agora na quinta geração, o Toyota Prius Plug-in destaca-se pelo design aerodinâmico e foco na eficiência do combustível. Ambos são seguros, muito eficientes e revelam um bom desempenho nas provas de estrada e nos testes de laboratório. A proposta elétrica consegue ficar uns furos acima no veredicto. Mas o híbrido plug-in vence nas contas ao quilómetro.

Na análise do custo por quilómetro, o Toyota Prius Plug-in é mais vantajoso na maioria dos cenários. O menor custo de aquisição explica a ligeira vantagem. Mas se comparar uma versão mais equipada do Prius com outra mais acessível do bZ4X o cenário muda de figura. A escolha depende das necessidades em autonomia, uso diário, tipo de carregamento e preferência pelo tipo de veículo (SUV vs. hatchback/sedã).

Nenhuma destas novidades consegue destronar o Melhor do Teste no segmento dos carros familiares. O preço dos Melhores do Teste bate facilmente ou ultrapassa os 60 mil euros, mas não precisa de gastar esta fortuna para equipar a família com uma boa proposta elétrica ou híbrida plug-in. As Escolhas Acertadas recomendadas pela DECO PROteste rondam os 40 mil euros. E entre os pequenos familiares pode fechar negócio por menos de 30 mil euros.

Elétrico ou híbrido plug-in? A resposta não é igual para todos

O Toyota bZ4X e o Toyota Prius Plug-in são ambos veículos eletrificados, mas pertencem a categorias diferentes e recorrem a tecnologias distintas.

O Toyota bZ4X é uma boa proposta para quem deseja um carro 100% elétrico e está pronto para a transição a fundo para a mobilidade elétrica, sobretudo se carregar em casa. 
O Toyota bZ4X é uma boa proposta para quem deseja um carro 100% elétrico e está pronto para a transição a fundo para a mobilidade elétrica, sobretudo se carregar em casa.
Quer iniciar-se nos veículos eletrificados, mas ainda não pode abdicar da segurança de um motor a combustão para distâncias mesmo longas? O Toyota Prius Plug-in é a solução ideal. 
Quer iniciar-se nos veículos eletrificados, mas ainda não pode abdicar da segurança de um motor a combustão para distâncias mesmo longas? O Toyota Prius Plug-in é a solução ideal.

Qual é a diferença entre o automóvel híbrido plug-in e o carro elétrico?

O híbrido plug-in conta com duas tecnologias: motor a combustão interna e motor elétrico. Permite carregar a bateria em qualquer tomada: a bateria é maior do que no automóvel convencional, mas é muito inferior à do veículo 100% elétrico. O modo de condução elétrico só está disponível para percursos até 80 quilómetros.

O veículo elétrico recorre à tecnologia elétrica e baterias. Traz uma grande unidade de baterias com sistema de carregamento. O modo de condução é puramente elétrico. Com uma condução cuidada, aumenta a autonomia: basta aproveitar os períodos de regeneração.

Só compensa apostar no híbrido plug-in se carregar a bateria com regularidade para aproveitar ao máximo a mais-valia desta opção. Ambos os motores funcionam, com momentos de poupança. Com cuidado ao volante, consegue poupanças significativas, quer no período de condução elétrica, quer através do funcionamento simultâneo dos motores. Bem usado, com o carregamento regular da bateria e o aproveitamento da condução em modo 100% elétrico, no cálculo do custo de utilização e posse para a maioria dos utilizadores, o híbrido plug-in a gasolina fica quase tão vantajoso quanto o elétrico. Mal utilizado, ou seja, sem nunca carregar a bateria, é uma das piores opções.

Toyota bZ4X, o primeiro carro elétrico da marca aprovado com distinção

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar