Opel Astra Electric: 350 quilómetros de autonomia desde 40 970 euros
O novo Opel Astra Electric brilha pela qualidade de construção, condução ágil e consumo reduzido. Com a bateria carregada, foi possível conduzir 350 quilómetros sem stresse. Grande contra: o preço arranca nos 41 mil euros.

O portefólio de motores do novo Astra da Opel é abrangente. Poucos modelos de automóveis conseguem ser tão abrangentes. Além dos motores a gasolina e gasóleo, tem uma propulsão plug-in e uma proposta puramente elétrica. Com dimensões exteriores compactas, o Opel Astra Electric é muito amplo à frente. Precisa de uma bagageira maior? Opte pela carrinha Opel Astra Sports Tourer, também disponível em versão elétrica, desde 41 070 euros.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
Tem wallbox em casa para carregar o carro elétrico? Participe no estudo DECO PROteste para receber uma avaliação técnica gratuita do funcionamento e das condições de segurança em Lisboa, Coimbra, Porto e Braga. Pode candidatar-se no formulário de inscrição.
O Opel Astra elétrico marca pontos pelo excelente conforto de direção, resposta espontânea e entrega uniforme de potência. O novo sistema elétrico impressiona também pela economia: consome 16,5 kWh aos 100 quilómetros. O consumo médio é muito bom. Na cidade, foi possível consumir apenas 13,7 kWh e, em autoestrada, 18,3 kWh aos 100 quilómetros. Com a bateria de 54 kW, o Opel Astra Electric tem uma autonomia de 350 quilómetros.

O principal ponto crítico é o preço, com a versão GS testada a custar 45 mil euros. O equipamento é bastante generoso, mas o preço pode chegar aos 50 920 euros. Entre os principais rivais, destacam-se o Citroën e-C4, o Peugeot e-308, o Renault Megane E-Tech e o Volkswagen ID.3.
Prós do Opel Astra Electric GS
|
Contras do Opel Astra Electric GS
|
O melhor do Opel Astra Electric em quatro argumentos
Com um excelente trabalho de insonorização e o piso amplamente bem revestido, em velocidades elevadas, o nível de ruído medido no interior é de 66 decibéis, um bom valor. Com um diâmetro de viragem reduzido (menos de 10,6 metros), o Opel Astra Electric é prático e adequado para a cidade.

1. Construção satisfaz
Os plásticos rígidos predominam no interior do Opel Astra Electric, com apenas algumas superfícies agradáveis ao toque. É o caso da parte superior do painel e no acabamento superior das portas à frente. O pilar frontal também é revestido em tecido. O Astra oferece uma vasta escolha de materiais de série, ponto em que muitos fabricantes poupam esforços.

A carroçaria tem um acabamento elegante. As luzes traseiras são encaixadas com precisão na chapa. A parte inferior também é cuidadosamente revestida com algumas lacunas no eixo traseiro, habitual para um carro com motor de combustão, mas pouco comum nos carros elétricos. A barra para manter o capô aberto é frágil: os amortecedores seriam uma solução muito mais prática.
2. Carregar a bateria pode demorar 30 minutos a 30 horas
A bateria de 54 kW do Opel Astra Electric é composta por 17 módulos (6 células por cada um). Os cabos de carregamento “roubam” espaço na mala. Outros carros têm mais espaço na bagageira ou já contemplam uma zona dedicada de arrumação debaixo do capô.
Na tomada caseira, carregar a bateria demora mais de 30 horas. Com uma ligação adequada, precisa de cinco horas e meia (a 11 kW) a oito horas (a 7,2 kW) para carregar a bateria totalmente com corrente alternada.
No posto rápido, conseguimos carregar até 80% em apenas 31 minutos. Em condições ideais, a bateria a 100% garante autonomia real para viajar uns bons 350 quilómetros, um registo prático e interessante. Para conduzir no verão em cidade e fora das áreas urbanas até 100 km/h, também é possível atingir autonomias de 400 quilómetros.
3. Interior espaçoso
À frente, o Opel Astra Electric é muito espaçoso mesmo para ocupantes mais altos. Tem espaço de pernas e cabeça para utilizadores com 2 metros de altura. O espaço em largura interior abunda e agrada. As áreas grandes das janelas contribuem para boas sensações. O teto panorâmico de vidro está disponível como opção e também pode ser aberto.
O Opel Astra Electric GS dispõe de bancos desportivos com apoios laterais pronunciados. O condutor pode ajustar de forma elétrica a altura e a profundidade do banco. Também pode aumentar a superfície e adaptar o apoio lombar em quatro direções.
O banco traseiro também é confortável para viagens longas. Atrás, o espaço para as pernas é grande: a bateria no piso do veículo não restringe de modo significativo o espaço. Recebe sem apertos nos joelhos passageiros com até 1,90 m de altura. O espaço é adequado e serve na perfeição para dois ocupantes, mas se quiser levar um amigo no banco central vai ouvir reclamações: vai fazer uma viagem muito apertado.
4. Ótimo desempenho em estrada
A suspensão não impressiona, mas convence. Supera solavancos com conforto, mas responde de forma relutante a buracos na estrada. É fácil de manusear na condução diária, mas não se destaca entre os pequenos familiares. Por exemplo, a suspensão do Volkswagen ID.3 oferece um nível de conforto mais elevado.
Com bom desempenho, o motor dá nas vistas no arranque e distribui a potência de modo uniforme. Não acusa vibrações, nem ruídos perturbadores. A aceleração é constante e sem irregularidades. Mudar para fazer marcha-atrás é fácil e rápido. Só precisa de se habituar a operar a pequena alavanca na consola central. No volante não há patilhas para definir os níveis de recuperação. O travão de mão elétrico faz parte do equipamento de série, bem como o assistente de arranque em subida.
O Opel Astra Electric é fácil de controlar e permanece seguro na estrada. Não se deixa perturbar por curvas apertadas ou manobras bruscas. A estabilidade da direção é impecável e garante uma condução descontraída.
Na prova de obstáculos em velocidade, responde bem aos comandos de direção, com uma subviragem moderada. A dinâmica de condução impressionou os especialistas. Apesar do peso elevado, o Astra Electric é bastante dinâmico: proporciona uma boa sensação de controlo do carro, mesmo que precise de fazer pequenas correções de direção.
Vai demorar algum tempo até se habituar à travagem. Mas a resposta dos travões é boa. Na travagem a fundo a uma velocidade de 100 km/h, o condutor precisou de 35,5 metros para imobilizar completamente o Opel Astra Electric. Esta foi a média das dez manobras de travagem, um resultado satisfatório.
Cockpit com dois ecrãs
Com regulações fáceis de operar, o cockpit é dominado por dois ecrãs de 10 polegadas. Um serve de painel de instrumentos e o outro é a interface tátil do sistema de infoentretenimento. A Opel não dispensou completamente os botões físicos e disponibiliza comandos intuitivos e de fácil acesso para a climatização, por exemplo. Para quase todas as outras funções, tem de navegar pelos menus táteis, que funcionam muito bem. A estrutura dos menus não é a mais lógica à primeira vista. Mas não vai demorar muito até se habituar.

Na vertente multimédia o novo Opel Astra Electric está bem equipado. Não há razões para se preocupar. Rádio, kit mãos-livres, streaming de áudio, Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem fios, são servidos a bordo. Resultado: não precisa do sistema de navegação opcional, baseado no TomTom com trânsito em tempo real e atualizações de mapas online. O sistema de navegação sabe quando a autonomia disponível não é suficiente para chegar ao destino e sugere postos de carregamento.
O lado menos bom do Opel Astra Electric
Entrar e sair do Opel Astra é bastante fácil, à frente e atrás. Mas os ocupantes mais altos devem ter cuidado para não bater com a cabeça no pilar frontal inclinado. Atrás, o arco da roda projetado para a área de entrada condiciona ligeiramente o acesso. Com três posições, os travões das portas são fiáveis, mesmo no caso de inclinações menos acentuadas.
Visibilidade mínima a bordo
A parte frontal não pode ser vista devido ao capô muito vincado à frente. Atrás o nível inferior demasiado alto da porta traseira impede de ver obstáculos baixos ou crianças a correr. A visibilidade global dececiona. Os amplos pilares do tejadilho e os encostos de cabeça que não podem ser rebatidos limitam a visão para trás. Na versão ensaiada (Opel Astra Electric GS) os sensores de estacionamento e o sistema de câmaras de 360 graus facilitam as manobras.
Mala com 260 a 1080 litros de capacidade
A integração da bateria reduz o espaço de mala. Nos modelos convencionais, foram medidos 305 litros. Mas a bagageira do Opel Astra Electric tem uma capacidade real para 260 litros de carga. Se retirar a chapeleira e utilizar o espaço até ao tejadilho, o volume aumenta para 365 litros. Se rebater os bancos traseiros e encher de carga até ao canto inferior da janela (recomendado por razões de segurança), pode arrumar até 645 litros. Ao utilizar todo o espaço atrás dos bancos dianteiros, conta com 1080 litros.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |