Hyundai Ioniq 6 é o automóvel elétrico com o consumo mais baixo de sempre
O Hyundai Ioniq 6 é um excelente automóvel elétrico com o consumo mais baixo de sempre medido em laboratório. Com a bateria carregada, tem uma autonomia real para viajar 558 quilómetros. São argumentos de peso para fazer tremer o Tesla Model 3?
- Editor
- Nuno César

Depois de fazer furor com o Ioniq 5, a marca sul-coreana Hyundai lança em Portugal o primeiro carro 100% elétrico no segmento das berlinas de tamanho médio com um alvo cirúrgico: o Tesla Model 3, um dos campeões de vendas desde 40 mil euros com tração traseira ou desde 49 mil euros na versão long range, com motor duplo.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
No laboratório e em pista, a DECO PROTESTE avaliou as possibilidades reais e os argumentos do novo Hyundai Ioniq 6 para conquistar a liderança da categoria e vencer a concorrência. É o segundo modelo da família Ioniq, dedicada em exclusivo a veículos elétricos e a utilizar a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) da marca. A Hyundai chama-o de “streamliner eletrificado como a ponte para o futuro da mobilidade elétrica com um design centrado nas pessoas, coeficiente de resistência aerodinâmica muito baixo e uma autonomia de até 614 km em ciclo combinado”.

Os pré-requisitos estão garantidos: o sistema da bateria de 800 V com paragens para carregamento nos postos adequados muito mais curtas do que os rivais. Em 20 minutos, o Hyundai Ioniq 6 com a sua bateria de 77,4 kWh fica carregado com potência para viajar mais de 400 quilómetros. É o resultado de uma combinação notável: elevada capacidade de carregamento e consumo muito reduzido.
Hyundai Ioniq 6 com marca histórica no consumo de energia entre automóveis elétricos
O Hyundai Ioniq 6 é o modelo com o coeficiente de resistência aerodinâmica mais baixo da marca, com vantagens ao nível da eficiência energética e da autonomia. A DECO PROTESTE mediu um consumo de 15,5 kWh aos 100 quilómetros. Até hoje nenhum automóvel tinha atingido esta marca. É por isso o carro elétrico mais eficiente de sempre no laboratório. E, para abrilhantar o veredicto, o Hyundai Ioniq 6 convence os especialistas com operações muito intuitivas, um nível exemplar de equipamentos de segurança ativa e passiva e conforto elevado.

Único senão é o preço: o Hyundai Ioniq 6 custa cerca de 59 390 euros. Está disponível em duas versões, Premium e Vanguard. O equipamento é bastante completo, mas a escolha de alguns materiais menos nobres para o interior não acompanha o preço. O excelente resultado é abalado por este pormenor, bem como pelo incomodativo alerta sonoro de velocidade, que diminui o prazer de condução. Entre os principais rivais, destacam-se o Tesla Model 3, o BMW i4, o Polestar 2 e o Mercedes-Benz EQE.
Prós do Hyundai Ioniq 6
|
Contras do Hyundai Ioniq 6
|
Muito versátil na utilização diária
O Hyundai Ioniq 6 mede 4,86 m de comprimento e 2,15 m de largura (incluindo os espelhos exteriores). O diâmetro de viragem medido de 12,3 m é demasiado amplo, podendo revelar-se volumoso em momentos críticos no trânsito da cidade. Disponibiliza a função de vehicle-to-load para carregar e alimentar qualquer dispositivo elétrico (computador portátil, tablets ou máquina de café) de 230 V até 3,6 KW e até carregar outros automóveis elétricos.
Os cabos de carregamento podem ser arrumados no compartimento à frente do Hyundai Ioniq 6. Numa tomada normal em casa, o carregamento total da bateria demora 38 horas. Mas com uma wallbox adaptada em corrente alternada a 11 kW demora oito horas. Já nos postos ultrarrápidos com a bateria de 800 volts precisa apenas de 19 minutos para carregar a bateria dos 10 aos 80 por cento.
Nos percursos combinados, a DECO PROTESTE mediu um consumo médio de 15,5 kWh aos 100 quilómetros. Com a bateria completamente carregada, o Hyundai Ioniq 6 garante uma autonomia real de 558 quilómetros. Mas em cidade ou percursos mais moderados fora da cidade permite facilmente viajar mais de 600 quilómetros. O consumo médio de energia calculado é até agora o mais económico de sempre, segundo o protocolo de medições mais recente. O Hyundai Ioniq 5 com o mesmo sistema consome 18,2 kWh aos 100 quilómetros. A aerodinâmica melhor compensa, de facto, sobretudo em ritmos mais acelerados: o sedã é muito mais eficiente do que o SUV mais elevado e com uma área frontal muito maior contra o vento.
Visibilidade mínima, acesso prático e boas ajudas para estacionar
Os sensores de estacionamento de série e a câmara são muito úteis nas manobras. O Ioniq 6 traz um sistema de apoio no estacionamento longitudinal, transversal e diagonal. A visibilidade global é suficiente: é muito condicionada sobretudo atrás pelos últimos pilares e pelos apoios de cabeça não retráteis. Os objetos baixos à frente do carro podem ser vistos de forma satisfatória, mas isso é muito mais difícil atrás devido à traseira elevada.

A aerodinâmica obrigou a integrar os puxadores das portas na carroçaria do carro, não estando à vista. Abrem-se automaticamente assim que o condutor se aproxima com o comando de série.
Confortável, muito espaçoso à frente e com bagageira razoável
À frente, o Hyundai Ioniq 6 tem espaço suficiente para condutor e passageiro de até dois metros de altura. O interior é amplo e generoso. Atrás não falta espaço de dança para as pernas. Mas, se os passageiros tiverem mais de 1,80 metros de altura, vão sentir o impacto da silhueta aerodinâmica do Ioniq 6 na cabeça. Aqui dois adultos viajam com máximo conforto nas laterais, mas o espaço é apertado para três amigos.
Com uma dimensão boa, a bagageira tem capacidade real para 405 litros de carga. Se rebater os bancos traseiros e carregar a mala até ao limite inferior da janela (recomendado por razões de segurança), pode arrumar até 760 litros. Tem ainda 15 litros de espaço sob o piso do mala e mais 40 litros por baixo do capô. O acesso à mala a 75 centímetros de altura da estrada complica as operações a carregar e descarregar a mala.
Com uma boa qualidade de acabamentos no interior, os materiais podem ser melhores. As operações são muito simples, mas há espaço para melhorias. As funções habituais são fáceis de operar no cockpit organizado. No Hyundai Ioniq 6 já não encontra o tradicional seletor de velocidades: a marcha é ativada através de um comando rotativo na manete direita, fixada na coluna do volante.
A maioria dos botões são grandes, muito bem identificados e situados no campo de visão do condutor. Apenas os botões na zona inferior esquerda do painel são parcialmente tapados pelo volante. O ajuste dos bancos (elétricos) e do volante (manual), bem como o controlo do ar condicionado, é intuitivo e imediato.
O equipamento de série do Hyundai Ioniq 6 inclui sistema de navegação no ecrã de 12,3 polegadas, incluindo informações de trânsito em tempo real e o planeamento dos carregamentos em função da rota definida. Tudo integrado no sistema de infoentretenimento mais recente da Hyundai. Este acompanha um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. O sistema de som Bose com oito colunas, incluindo subwoofer, é servido na versão superior.
O Hyundai Ioniq 6 é o primeiro carro da Hyundai com atualizações à distância (mapa, infoentretenimento e veículo), que proporciona maior conforto para o condutor. O carro está sempre atualizado com o software mais recente.
Excelente desempenho na estrada
A suspensão do Ioniq 6 é firme, tal como a maioria dos modelos Hyundai. Na cidade, o par mola e amortecedor responde de forma rígida aos solavancos, mas a capacidade de absorção da suspensão melhora com o aumento da velocidade. Em autoestrada, o conforto está garantido, devido em parte à longa distância entre eixos. Em suma, neste critério, o Ioniq 6 fez um trabalho muito melhor do que o Tesla Model 3, por exemplo, mas continua atrás dos rivais da BMW e da Mercedes-Benz com sistemas de suspensão adaptativos.
Conta com um motor elétrico sofisticado, sem vibrações ou ruídos irritantes a bordo. Bem encapsulado no eixo traseiro, o motor elétrico tem um zumbido quase inaudível.
A regeneração através da travagem pode ser ajustada através das patilhas no volante com quatro níveis. Também pode confiar a recuperação de energia ao sistema eletrónico do carro. O Hyundai Ioniq 6 oferece uma verdadeira condução com um pedal, ou seja, desacelera até parar mesmo sem usar o pedal do travão. Com direção estável na estrada, mesmo em velocidades mais elevadas. Em linha reta, impecável com o apoio da longa distância entre eixos. Garante uma condução descontraída. Ágil e seguro, sem risco de subviragem, o carro contorna os obstáculos sem problema, com pouco esforço de direção e rapidez.
Hyundai Ioniq 6 é um dos automóveis mais seguros
Com o sistema inteligente de luzes à frente composto por faróis LED matrix, a iluminação altera-se segundo as condições da estrada. Tem assistência automática de máximos, que desliga parcialmente as luzes, que podem encandear outros condutores.
Também vem equipado com o nível mais elevado de apoios à condução: inclui assistência em autoestrada, na mudança de faixa e assistente de prevenção de colisão, entre outros. Radar de ângulo morto, alerta de tráfego na retaguarda e cruise control são outros trunfos. Inclui ainda o ISA (intelligent speed assist ou, em português, assistência inteligente à manutenção de velocidade). O Hyundai Ioniq 6 exibe a velocidade permitida através de um sinal luminoso no painel e emite um aviso sonoro, uma vez por cada limite novo fixado e quatro vezes quando é ultrapassado. Este miniconcerto é aceitável nos primeiros quilómetros, mas pouco agradável durante uma viagem longa, o que pode levar o condutor a desativar o sistema. A operação não é prática. E o sistema reativa-se de cada vez que ligar o carro.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |