AdBlue com problemas no automóvel? Denuncie à DECO PROTESTE
O depósito de AdBlue lançou alerta de defeito antipoluição no automóvel a gasóleo? E o sistema avariou de forma constante? A DECO PROTESTE avança com uma ação para conhecer a dimensão real do problema em Portugal e defender os consumidores.
- Especialista
- Magda Canas , Elsa Agante e Pedro Lucas
- Editor
- Nuno César

“AdBlue defeito antipoluição”, “anomalia antipoluição”, “arranque impossível em 50 km”, “defeito antipoluição”, “arranque interdito em 550 km”, “defeito antipoluição com luz do motor”, “defeito do motor: solicite reparação”. No painel de instrumentos, a mensagem tem múltiplas formas, mas o problema é o mesmo. Estes alertas dispararam em vários automóveis a gasóleo desde 2015 e deixaram os proprietários num desassossego permanente com despesas avultadas.
A luz do AdBlue pisca, desaparece e volta a piscar, obrigando os proprietários do carro a pararem de imediato ou a levá-lo à oficina. Com sorte, o problema fica resolvido e o custo é assumido pela marca… ou não. Para voltar a viajar em segurança, o mais certo para muitos consumidores foi pagar 800 a 1200 euros por um defeito da responsabilidade dos fabricantes.
A DECO PROTESTE pretende conhecer a dimensão real do problema em Portugal, proteger os consumidores de manobras ilegais e garantir uma compensação para os clientes afetados. Acaba de disponibilizar um formulário que todos os consumidores podem preencher para ajudar nesta frente de combate. O testemunho dos portugueses é essencial para dar força à ação. Preencher o formulário é muito simples e rápido. É gratuito e pode partilhar. Basta indicar se o carro sofreu uma avaria no sistema AdBlue e se a marca assumiu os custos de reparação. Também queremos saber qual foi o carro a gasóleo que comprou depois de 2015 (por exemplo, Citroën C4 Cactus, Citroën C3, Peugeot 208, Peugeot 2008 ou outra marca).
AdBlue não é exclusivo das marcas Citroën e Peugeot
Vários modelos da Citroën e da Peugeot acusaram a anomalia no sistema antipoluição AdBlue. O computador de bordo mostra uma falha no motor, alertando para a necessidade de corrigir o problema, sob o risco de o carro ficar imobilizado.
Sendo um defeito de fabrico conhecido pelas marcas, estas deveriam ter assumido todos os custos do arranjo até ao último cêntimo. Mas ambas têm deixado o encargo da reparação para os proprietários.
A DECO PROTESTE pretende ajudar os consumidores afetados. Se teve um problema com o depósito AdBlue, quer o tenha exposto à marca ou não, conte-nos o seu caso. O defeito não é exclusivo destas marcas. Outras também usam o sistema AdBlue.
PSA e Stellantis contactadas com exigência de reparação gratuita
Através do grupo Euroconsumers, a DECO PROTESTE, as suas congéneres (Altroconsumo, OCU e Test-Achats) e a DECO enviaram uma carta a “exigir uma compensação pelo custo das reparações e pelos inconvenientes causados”. Exigiu-se ainda “a garantia de que todos os automóveis afetados sejam reparados gratuitamente”.
O testemunho dos consumidores portugueses é essencial. O sistema AdBlue do carro teve ou continua com falhas? Denuncie e junte-se à ação para acabar de vez com o problema: aqui explica-se o que é o AdBlue, o que provoca a falha no sistema e o que a DECO PROTESTE está a fazer em prol da defesa de todos os consumidores.
Poupe milhares de euros com o carro mais económico
O simulador do custo por quilómetro revela o carro mais económico à sua medida com todas as despesas até ao último cêntimo. Basta indicar os anos de posse e o número anual de quilómetros. Se comprar carro agora não é uma prioridade, pode beneficiar do renting automóvel negociado pela DECO PROTESTE para 14 carros, incluindo sete elétricos. Prestação fixa desde 240 euros por mês com tudo incluído, contrato revisto e linha de apoio são as principais vantagens para todos os consumidores.
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