Manutenção do carro custa entre 220 e 500 euros
A Toyota arrasa a concorrência com a nota de satisfação mais elevada e o preço mais reduzido. Os donos de automóveis Toyota continuam a ser os que pagam menos pela revisão na oficina oficial, mantendo-se muito satisfeitos com a marca japonesa, segundo a experiência de 4231 condutores.
Os condutores foram inquiridos sobre o tipo de oficina que escolhem para a manutenção do automóvel, quanto custa e qual o grau de satisfação geral com o serviço. Há dados suficientes para mostrar os resultados de 16 oficinas de marca e três independentes.
Enquanto 61% dos proprietários de carros prefere uma oficina oficial da marca, 22% procuram uma oficina local, mais pequena e só 3% tentam fazê-la sozinho ou com amigos. Os proprietários estão bem informados: 60% sabem o preço aproximado do serviço, 26% desconhecem quanto poderá custar e 15% sabem quanto custou com precisão.
Oficinas das marcas agradam mais aos clientes
Os condutores foram questionados sobre quanto gastaram com revisões periódicas nos 12 meses antes de preencherem o inquérito. Os modelos de carros com menos de 6 meses ou mais de 12 anos não foram considerados.
Com base nos valores, foi calculado o custo anual de referência para a manutenção periódica em 16 oficinas de marca. Apenas se conseguiram respostas suficientes para uma oficina independente.
A satisfação geral com as oficinas de marca é, em média, de 7,5 (na escala de 1 a 10) e de 7,2 para as independentes. As oficinas de bairro são as mais bem avaliadas com 7,8 de média.
Com os níveis de satisfação mais elevados em todas as dimensões, a Toyota foi a oficina de marca mais bem avaliada. Conquistou as notas mais elevadas nos detalhes da fatura e nas informações sobre o serviço (8,9 em 10 pontos). O custo estimado, a limpeza do veículo e o tempo de espera também conseguiram níveis de satisfação acima dos 8 pontos.
O grupo das oficinas mais bem classificadas fica completo com Dacia, BMW, Renault, Volvo, Nissan, Honda, Mercedes-Benz e Citroën.
No fim da lista, as piores classificações recaem sobre várias marcas: Ford e Opel acusaram falhas na limpeza do carro. Já Peugeot e Opel apresentam a satisfação mais baixa no tempo de espera. Nas oficinas independentes analisadas, a limpeza foi o critério que obteve as notas mais baixas.
Custo anual de referência na oficina
Com base nos valores reportados, foi calculado o custo anual de referência para a manutenção periódica em 16 oficinas de marca. Apenas para uma oficina independente foram obtidas respostas suficientes.
O custo, na oficina da marca, oscila entre 220 e 500 euros. Quem opta por uma oficina independente conta pagar menos do que na marca e, à partida, assim é. O custo de referência é de 300 euros nas oficinas de marca e de 200 euros nas independentes.
Como foi feito o inquérito?
De maio a julho de 2025, a DECO PROteste enviou um questionário a uma amostra aleatória de subscritores das suas revistas para reunir a experiência dos condutores com os seus automóveis, incluindo as visitas à oficina.
O estudo foi feito com as organizações de consumidores de 10 países europeus: no total, juntou 53 796 respostas válidas, das quais 4231 respostas de Portugal. Enquanto na fiabilidade automóvel, a análise é feita em conjunto com todos os países, a avaliação das oficinas é feita por país, dado que envolve o cálculo dos custos.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
