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BMW i7, Mercedes-Benz EQS ou NIO eT7: qual o melhor automóvel executivo elétrico?

Pediu um carro elétrico com autonomia para 600 quilómetros de viagem? Três berlinas executivas mostram o que valem. O preço começa nos 100 mil euros. O comparador da DECO PROTESTE revela automóveis com autonomia idêntica por metade do preço.

02 junho 2023
Mercedes-Benz EQS, BMW i7 e NIO eT7 em prova de estrada

BMW i7 xDrive60, Mercedez-Benz EQS 580 4Matic e NIO eT7 são três grandes familiares elétricos que a DECO PROTESTE meteu frente a frente no laboratório e na estrada, depois da última prova com três SUV elétricos. Objetivo: perceber até onde chega a tecnologia chinesa mais recente no embate com marcas alemãs de referência com provas dadas.

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Este é o grande confronto dos carros elétricos de luxo: o NIO eT7 estará ao nível do Mercedes-Benz EQS e BMW i7? Depois do Aiways U5, chegaram a Portugal mais novidades da China, como o BYD Atto 3 (desde 45 200 euros) e o BYD Han (desde 73 830 euros). A ofensiva continua e quer abalar a concorrência. Em Portugal, em apenas quatro meses de 2023 já se venderam mais de 50% do total de carros elétricos comercializados em todo o ano de 2022.

Os fabricantes das marcas premium alemãs lideraram a corrida na indústria durante muitos anos: garantem carros com a melhor qualidade e o mais elevado nível de segurança e conforto. Mas com a era da eletricidade o equilíbrio de forças pode mudar. As tecnologias inovadoras da bateria, a eficiência energética, os sistemas de segurança e as funções online, cada vez mais relevantes para o consumidor, serão decisivas no futuro.

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Mercedes-Benz EQS enfrenta concorrência feroz do NIO ET7 e do novo BMW i7. 

BMW i7 e do Mercedes-Benz EQS vencem pela margem mínima

O BMW i7 destaca-se pela condução muito confortável e espaço abundante a bordo. É dono do melhor manuseamento. Mas não escapa ileso: o comprimento excessivo, a mala não extensível e a pior visibilidade global. Já o Mercedes-Benz EQS 580 4Matic brilha pela maior versatilidade interior e o menor diâmetro de viragem medido (11 metros). Proporciona também um nível elevado de conforto. Contudo, é o mais caro, e o sistema operativo representa um enorme fator de distração para o condutor.

O NIO eT7 faz tudo bem e é imbatível nos consumos. Quando chegar a Portugal, terá o preço mais baixo com o aluguer das baterias. Enquanto não resolver problemas, como o desempenho fraco no carregamento e os sistemas de apoio pouco fiáveis, será incapaz de destronar os rivais alemães. Mas os construtores chineses aprendem rápido. E para quem começa agora o arranque impressiona. O NIO eT7 confirma que os fabricantes chineses de automóveis elétricos têm de ser levados a sério. Design atrativo, construção rigorosa, tecnologia moderna, bancos confortáveis e comportamento competente são trunfos. A rever: falhas no software, bancos traseiros sem rebatimento, bagageira pequena e direção leve.

Lançado em 2021, o Mercedes-Benz EQS é a referência nos carros elétricos de luxo. Fixou um novo recorde mundial com o menor coeficiente de resistência aerodinâmica nos carros de produção. Com a chegada do BMW i7 e do NIO eT7, o EQS tem agora concorrência de peso. O eT7 é o primeiro carro na Europa (por agora na Alemanha) da marca chinesa, que se dedica em exclusivo aos carros elétricos. A BMW segue um caminho diferente. Baseia-se numa plataforma híbrida projetada para motores elétricos e de combustão. O i7 é a primeira versão elétrica do Série 7 na BMW.

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BMW i7 é um soco nos olhos com o duplo rim XXL e 5,39 m de comprimento.

Com 5,10 m de comprimento, o NIO eT7 exibe um design minimalista e elegante. É muito mais contido do que o BMW i7. Este saiu da casca com um design extrovertido: é a ponta de lança elétrica de Munique. Mede quase mais 30 cm de comprimento do que o NIO eT7. No meio está o Mercedes-Benz EQS, que se estende por 5,22 m com uma carroçaria ajustada para otimizar a aerodinâmica. Apesar dos sensores à vista no teto, o design do eT7 é o mais consensual. Mas para convencer os consumidores deste segmento não basta o aspeto exterior. A tecnologia não pode comprometer.

Mercedes-Benz EQS carrega a bateria dos 10 aos 80% em 30 minutos

A potência máxima do NIO eT7 impressiona: 653 cv, muito superior à do BMW i7 xDrive60 e do Mercedes-Benz EQS 580 4MATIC. Apesar de pesar mais de 2,4 toneladas, a aceleração está ao nível dos carros desportivos. Guiados de forma moderada, registam consumos muito baixos. O NIO eT7 bate os concorrentes com um consumo notável de 20,4 kWh aos 100 quilómetros. O BMW i7 gasta, em média, 22 kWh/100 km, enquanto o Mercedes-Benz EQS devora 23,3 kWh aos 100 quilómetros. 

A maior autonomia dos carros elétricos alemães deve-se à maior capacidade da bateria. Medimos 485 km com o eT7, 530 km para o EQS e 545 km para o BMW i7, ou seja, 10% mais longe do que primeiro automóvel. Pior ainda é o facto de o NIO eT7 demorar 40 minutos para carregar a bateria de 10 a 80 por cento. O BMW i7 faz a operação em 34 minutos e o EQS em 30 minutos. Não serve de consolo, mas a ideia do fabricante chinês é desenvolver a sua rede de postos de baterias, onde a troca da bateria vazia por uma carregada é feita em apenas cinco minutos, obrigando a pagar o aluguer da bateria. Existem duas estações na Alemanha, com mais 20 a caminho.

Rivais alemães com direção muito melhor

No conforto da direção, Mercedes-Benz EQS e BMW i7 dominam. Ambos impressionam pela excelente suspensão, nível de ruído mínimo no interior e bancos excelentes. O NIO eT7 não é tão bom a proteger os ocupantes dos solavancos, o que é notório em pisos mais rígidos. É o carro mais ruidoso a bordo: 65,5 dB em velocidades elevadas, enquanto no Mercedes-Benz e BMW foram medidos 63,3 dB e 62,7 dB, respetivamente.

O NIO eT7 revela uma direção estável, leve e sem derrapagens, mas o BMW i7 e o Mercedes-Benz EQS podem ser conduzidos com maior precisão e ótimo feedback da estrada. O diâmetro de viragem do Mercedes-Benz EQS não tem precedentes (11 metros apenas).

Ecrã tátil para fazer tudo

Nas operações a bordo, o cockpit é dominado por grandes ecrãs: o Mercedes-Benz EQS ofusca a concorrência com o painel tátil Hyperscreen a ocupar toda a largura interior do carro. O passageiro à frente também pode usá-lo para inserir um destino de navegação ou escolher a estação de rádio.

Comum a todos é o grande risco de distração dos sistemas devido ao amplo leque de funções e à falta de botões diretos para comandos essenciais. O NIO eT7 levou o princípio longe demais. A configuração do espelho retrovisor e o ajuste do volante devem ser feitos no ecrã tátil e nos botões do volante, o que é complexo e demora mais tempo.

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No BMW i7 muitas configurações podem ser feitas na consola central, além dos comandos no ecrã tátil. 
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O "Hyperscreen" do EQS estende-se de um lado ao outro do carro. Exibe um ecrã autónomo para o passageiro da frente.
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NIO eT7 exibe excelente construção e ótimos acabamentos, apesar de alguns plásticos rígidos nas portas e na consola central. 

O assistente de voz do NIO perde para os sistemas de controlo vocal da BMW e da Mercedes, que funcionam muito bem. No interior, os detalhes e os acabamentos da Mercedes e da BMW impressionam. Na versatilidade da mala e espaço para bagagem, o Mercedes EQS vence. É o único com uma porta traseira grande e um encosto do banco traseiro rebatível nas três secções.

O automóvel chinês conta com 33 unidades de sensores: muitos visíveis, como o radar LIDAR montado acima do parabrisas e flanqueado por duas pequenas câmaras. Esta tecnologia foi estreada pelo Volvo EX90, que já chegou a Portugal e se afirma como o modelo da marca mais seguro de sempre. Apesar deste arsenal, no NIO eT7 os sistemas de apoio surpreenderam pela negativa.

No campeonato dos custos, os papéis invertem-se. Estima-se que o NIO eT7 chegue a rondar 90 mil euros. Os rivais alemães são muito mais caros. A Mercedes disponibiliza a versão EQS 450+ com menos potência, mas ainda assim com um preço exorbitante (desde 126 700 euros).

Custo por quilómetro revela o carro mais económico

Veja o carro mais económico com o simulador do custo por quilómetro, que revela as despesas para os anos de posse e número anual de quilómetros que definir. Não tem interesse ou não pode investir na compra de um carro elétrico? Aproveite o renting automóvel com condições especiais. Pode acelerar ao volante de 14 automóveis, incluindo sete carros elétricos (Peugeot e-208, Kia e-Niro, Volkswagen ID.3, Citroën ë-C4, Tesla Model Y, Tesla Model 3 e Ford Mustang Mach-E). Prestação fixa com tudo incluído, contrato revisto pela DECO PROTESTE e linha de apoio são as vantagens.

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Na Alemanha, a NIO permite trocar a bateria nas estações da marca. Demora cinco minutos. 
 
Dados e medições do laboratório  BMW i7 xDrive60 Mercedes EQS 580 4Matic NIO eT7
Comprimento (metros) 5,39 5,22 5,10
Largura (metros) 1,95  1,93 1,99
Altura (metros) 1,54 1,51 1,50
Potência máxima (cv) 544 523  653 
Capacidade da bateria (kWh) 105 108 100
Capacidade da mala (litros) 410 475/1550 365
Consumo medido (kWh/100 km)  22 23,3 20,4
Autonomia (quilómetros) 545 530  485 
Distância de travagem (metros) 35,3 34 35,1
Preço mínimo (€) 146 850 163 700 90 000

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