Notícias

VW ID.5, Kia EV6 ou Audi Q4 Sportback e-tron: qual o melhor SUV elétrico?

Pediu um carro elétrico muito espaçoso com autonomia para 500 quilómetros de viagem? VW ID.5, Kia EV6 e Audi Q4 e-tron mostram o que valem na primeira corrida do ano. O preço começa nos 52 mil euros.

03 janeiro 2023
VW ID.5, Audi Q4 e-tron e Kia EV6 na estrada

Audi Q4 Sportback e-tron, Volkswagen ID.5 e Kia EV6 são três SUV elétricos que a DECO PROTESTE decidiu meter frente a frente no laboratório e na estrada, depois da última prova de fogo com três familiares elétricos. Os SUV não são os carros mais eficientes, mas as vendas revelam que a sua popularidade é cada vez maior. A DECO PROTESTE testou e conduziu três carros elétricos desta categoria para arrancar 2023: Audi Q4 Sportback e-tron, o Volkswagen ID.5 e o Kia EV6. Com um design futurista e extrovertido, o último exibe a carroçaria mais original, a meio caminho entre um carro de turismo e um SUV.

Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in

Três SUV elétricos para a família em confronto

Os carros com carroçaria do tipo SUV contam com múltiplas vantagens em relação aos modelos de turismo. Destaca-se a maior facilidade de acesso e uma porta-malas com mais capacidade. Têm, contudo, alguns contras: o mais crítico é a menor eficiência devido à pior aerodinâmica e ao maior peso, tendo um consumo superior. No carro elétrico, um consumo superior significa menor autonomia para a mesma capacidade de bateria.

Três carros elétricos com 4,6 metros de comprimento e preço de 52 mil a 65 mil euros.  
Três carros elétricos com 4,6 metros de comprimento e preço de 52 mil a 65 mil euros.
Com uma bateria de 77 kWh de grande capacidade, os três automóveis elétricos em teste garantem uma autonomia bastante aceitável. Os modelos da Audi e da Volkswagen partilham o motor e a plataforma modular MEB. Pesam mais de duas toneladas.
Kia EV6 consome 18,6 kWh/100 km, muito menos do que a concorrência. 
Kia EV6 consome 18,6 kWh/100 km, muito menos do que a concorrência alemã.

Kia EV6 vence em consumo, autonomia e carregamento

Nos automóveis elétricos, consumo e autonomia estão ligados: quanto maior o consumo, mais rápido a bateria se esgota. E quando se chega a este ponto, é essencial carregar a bateria rapidamente para continuar a viagem.

  • Consumo. O Kia EV.6 é o carro mais eficiente do comparativo. Os modelos da Volkswagen e da Audi gastam cerca de 2 kWh a mais do que a proposta da Kia por cada 100 quilómetros. Um dos segredos para o menor consumo do EV6 é o peso menor.
  • Autonomia. Os três carros têm baterias com a mesma capacidade. O modelo com mais autonomia real medida pela DECO PROTESTE é de longe o que menos consome, ou seja, o Kia EV6: percorreu em média até 470 quilómetros com a bateria completamente carregada em circuitos mistos em condições normais. O consumo dos carros elétricos aumenta consideravelmente com a velocidade ou utilização do ar condicionado.
  • Velocidade de carregamento ultrarrápido em corrente contínua de potência até 150 kW. O mais rápido é o VW ID.5, que carrega 80% da bateria em 26 minutos; o Kia EV6 demora 28 minutos e, por fim, o Audi Q4 precisa de 36 minutos para a mesma operação. Contudo, com o carregamento de 80%, o Kia permite viajar até 370 quilómetros, enquanto o Volkswagen consegue percorrer apenas 275 quilómetros.

VW ID.5 com a bagageira mais espaçosa

A maior mala pertence ao Volkswagen ID.5 com 470 litros de capacidade real em utilização normal que pode aumentar para 1415 litros se rebater os bancos traseiros. Segue-se a mala do Audi Q4 Sportback e-tron, com 450 a 1350 litros, e por último o Kia EV6 com 380 e 1325 litros. Ainda assim, este modelo tem a bagageira mais versátil e modular.

VW ID.5 prima pela condução. Custa desde 51 546 mil euros. É o mais barato dos três.  
VW ID.5 prima pela condução. Custa desde 51 546 mil euros. É o mais barato dos três.
Kia EV6 com excelente eficiência. O preço mínimo é de 56 450 euros. 
Kia EV6 com excelente eficiência. O preço mínimo é de 56 450 euros.
Audi Q4 Sportback e-tron com comandos muito práticos. 
Audi Q4 Sportback e-tron com comandos muito práticos.

Carros alemães mais confortáveis

E dentro do carro como se sentem os ocupantes e quais são os argumentos para os passageiros? Este é também um fator crucial na hora de escolher um automóvel elétrico.

  • Em matéria de conforto, Audi e Volkswagen destacam-se da Kia. Os dois primeiros têm uma suspensão muito equilibrada. O som transmitido para o interior também é menor nestes carros, que se destacam no conforto dos seus bancos.
  • O diâmetro de viragem dos dois carros alemães é muito pequeno, sendo mesmo inferior ao de alguns utilitários. O laboratório mediu apenas dez metros, muito menos do que o diâmetro do Kia EV, que é de 12,4 metros.
  • Estabilidade em estrada? O Volkswagen ID.5 é o melhor, seguido de perto pelo Kia. Na prova repetida dez vezes a circular a 100 quilómetros por hora, precisa apenas em média de 33,9 metros para imobilizar completamente o carro, quando os outros dois modelos ultrapassam os 36 metros.
  • No acabamento dos materiais, nenhum dos três consegue ser muito bom. Os especialistas da DECO PROTESTE esperavam encontrar mais qualidade no interior de carros com este nível de preços.

Muito espaço interior e comandos práticos

O Kia EV6 oferece mais espaço nos bancos dianteiros. Já atrás, o mais espaçoso é o Audi Q4 Sportback e-tron.

A Volkswagen simplificou ao máximo o controlo do ID.5, deixando um pequeno painel de instrumentos atrás do volante e um grande ecrã central com poucas superfícies táteis. A falta de botões independentes para funções básicas, como o controlo do ar condicionado ou o volume do rádio, dificulta bastante o uso. Muito melhor neste campo é o Audi, com painel de instrumentos amplo e botões separados para as funções mais comuns. No Kia EV6, algumas funções do carro são difíceis de encontrar, apesar de exibir um ecrã panorâmico duplo com monitores de 12,3 polegadas e botões dedicados.

Segurança cinco estrelas

Os três carros estão muito bem equipados em tecnologia de segurança ativa, embora o melhor nesta frente seja mesmo o VW ID.5, destacando-se da concorrência. Em 2022, o Kia EV6 conquistou cinco estrelas do Euro NCAP, organismo independente que realiza testes de colisão, avaliando a proteção e os sistemas de segurança dos automóveis vendidos na União Europeia, e do qual a DECO PROTESTE é cofundadora.

O VW ID.5 e o Audi Q4 Sportback e-tron também receberam cinco estrelas nos testes feitos em 2021.

Kia mais fiável

No inquérito mais recente a 52 mil condutores europeus, a marca sul-coreana é a mais fiável: de 36 marcas comparadas, a Kia ficou em quinto lugar na classificação de fiabilidade, a VW em 15.º e a Audi em 23.º lugar.

VW ID.5 bate Kia EV6 pela margem mínima

O Volkswagen ID.5 vence a corrida com a melhor qualidade global, seguido muito de perto pelo Kia EV6. São três boas propostas, e cada modelo tem os seus pontos fortes.

O Kia EV6 destaca-se pelo excelente resultado em eficiência e fiabilidade.

O Audi Q4 Sportback e-tron ganha pontos no design, na ergonomia dos comandos e na iluminação, sendo mais apreciado pelos especialistas.

VW ID.5 vence a concorrência: mala maior, condução estável e travagem mais eficaz. 
VW ID.5 vence a concorrência: mala maior, condução estável e travagem mais eficaz.

O preço destes carros ainda ultrapassa os 50 mil euros e pode chegar aos 60 mil euros, em função da bateria e da potência que escolher. Ainda assim, o Volkswagen ID.5, à venda desde 53 mil euros, é o mais barato dos três. Pode encontrá-los à venda a um preço inferior nas versões com menos capacidade de bateria ou menos potência. Por exemplo, o Volkswagen ID.5 arranca nos 51 546 euros com motor de 174 cavalos e o preço mínimo do Kia EV6 é de 56 450 euros com 58 kWh e 170 cavalos.

Veja o carro mais económico com o simulador do custo por quilómetro, que revela as despesas para os anos de posse e número anual de quilómetros que definir. Não tem interesse ou não pode investir na compra de um carro elétrico? Aproveite o renting automóvel com condições especiais. Os consumidores podem acelerar ao volante de 15 automóveis, incluindo três carros elétricos (Polestar 2, Tesla Model Y e Ford Mustang Mach-E) e um híbrido plug-in (Škoda Superb Break). Prestação fixa com tudo incluído, zero preocupações, contrato revisto pela DECO PROTESTE e linha de apoio são as principais vantagens.

 
Dados e medições do laboratório  Audi Q4 Sportback e-tron Kia EV6 VW ID.5
Comprimento (metros) 4,59 4,68 4,60
Largura (metros) 1,87  1,88 1,85
Altura (metros) 1,61 1,55 1,61
Potência máxima (cv) 204 229  204 
Capacidade da bateria (kWh) 77 77 77
Capacidade da mala (litros) 450/1350 380/1325 470/1415
Consumo medido (kWh/100 km)  20,4 18,6 20,7
Autonomia (quilómetros) 410 470  400 
Distância de travagem (metros) 36,5 36,2 33,9
Preço mínimo 59 473 € 64 450 €  53 192 € 
Qualidade Global 71% 73% 74%

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.