Os automóveis mais seguros em 2022 para o Euro NCAP
O Hyundai Ioniq 6 é o campeão da segurança automóvel, com o melhor desempenho do ano. Vários carros 100% elétricos destacam-se entre os modelos vencedores.
- Especialista
- Alexandre Marvão e António Souto
- Editor
- Nuno César

O Euro NCAP revelou os melhores resultados por categoria num ano de recordes na segurança automóvel: 2022 foi o ano mais intenso e agitado de sempre para esta organização, com a estreia de muitos fabricantes de automóveis e novas tecnologias. Uma boa classificação é crucial para o sucesso na Europa. Resultado: melhores equipamentos e automóveis mais seguros para todos.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
A lista de vencedores inclui pela primeira vez dois carros da Tesla e dois modelos chineses recém-chegados ao mercado europeu, mas ainda não comercializados em Portugal. Os resultados reforçam a importância da classificação de cinco estrelas do Euro NCAP para garantir segurança e qualidade no mercado entre os construtores de automóveis.
Lista de vencedores com dobradinha da Tesla
O Euro NCAP arranca o ano com o reconhecimento do melhor desempenho em segurança automóvel e a revelação dos vencedores. Estes carros obtiveram as pontuações globais mais elevadas, com base nos resultados para a proteção de ocupantes adultos, crianças, utilizadores vulneráveis (peões e velocípedes) e tecnologias de apoio à segurança.
- O Tesla Model S é o campeão nos “carros executivos” e conquista o troféu na categoria de carros 100% elétricos. O preço arranca nos 116 990 euros.
- O Tesla Model Y bate a concorrência entre os pequenos SUV. Custa desde 46 990 euros.
- O WEY Coffee 01 ganha entre os grandes SUV (ainda não disponível em Portugal).
- O Hyundai Ioniq 6 é o mais seguro dos grandes familiares (lançamento anunciado até à primavera).
- O ORA Funky Cat vence na categoria dos pequenos familiares (ainda não disponível em Portugal).
O Hyundai Ioniq 6 impressiona com resultados excecionais muito elevados (97%) na proteção de ocupantes adultos. Totalmente elétrico e com a tecnologia mais inovadora, o Hyundai Ioniq 6 acompanha os desenvolvimentos mais recentes da indústria. Para as crianças, garantiu boa proteção em todas as áreas críticas do corpo dos manequins de 6 e 10 anos nos testes de colisão frontal e lateral. Nesta prova, conseguiu mesmo obter a pontuação máxima.
O ano de 2022 fica marcado pela quantidade de novas marcas chinesas a chegar à Europa com ótimos resultados nos testes de colisão. Depois de algumas tentativas fracassadas no passado, vários fabricantes chineses têm agora uma demonstração de força: os seus automóveis podem competir e ameaçam a concorrência europeia. Entre os pequenos carros familiares, o ORA Funky Cat destaca-se com um equipamento de série notável. O segundo carro chinês da lista de campeões da segurança é o WEY Coffee 01, com ótimo desempenho em todos os critérios da avaliação. É seguido de perto pelo Lexus RX, que merece uma menção honrosa.
Inovadora no design e na tecnologia, a Tesla provocou um grande impacto no mercado automóvel europeu. Mas agora está também determinada em fazer história na segurança. O Tesla Model S e o Tesla Model Y atingiram notas muito elevadas na proteção dos ocupantes adultos e a pontuação mais elevada de todos os carros nomeados (98%) nas tecnologias de apoio à condução. O Tesla Model S é o automóvel mais seguro na categoria dos “elétricos puros”.
Veja o carro mais económico com o simulador do custo por quilómetro, que revela as despesas para os anos de posse e número anual de quilómetros que definir. Não tem interesse ou não pode investir na compra de um carro elétrico? Aproveite o renting automóvel com condições especiais. Os consumidores podem acelerar ao volante de 14 automóveis, incluindo seis carros elétricos (Tesla Model Y, Renault Zoe, Cupra Born, Nissan Leaf, Polestar 2 e Ford Mustang Mach-E) e um híbrido plug-in (Škoda Superb Break). Prestação fixa com tudo incluído, zero preocupações, contrato revisto pela DECO PROTESTE e linha de apoio são as principais vantagens.
Parceiros do Euro NCAP desde o primeiro teste
O Euro NCAP é um organismo independente que realiza testes de colisão, avaliando a proteção e os sistemas de segurança dos automóveis vendidos na União Europeia. Através do Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos, esta organização investiga a segurança dos carros com testes de colisão em ambiente controlado, e atribui estrelas, de uma a cinco, aos modelos testados. Esta bateria de provas de segurança é mais exigente do que o conjunto das normas de homologação. A DECO PROTESTE é cofundadora do Euro NCAP, através da sua participação na International Consumer Research and Testing (ICRT), que reúne mais de 30 parceiros na defesa do consumidor.
Campeões da segurança por categoria
Os prémios Euro NCAP Best in Class são concedidos aos carros com o melhor desempenho global nas várias categorias. Para brilhar entre os vencedores, os carros precisam de obter uma classificação de cinco estrelas e não podem acusar nenhuma zona do corpo dos bonecos de teste com resultados críticos, pintada de vermelho.
O Euro NCAP nunca realizou tantos testes de segurança ou recebeu tantos carros novos no programa como em 2022. A entrada da Áustria e da Noruega como novos membros também aumentou a cobertura geográfica. No total, o Euro NCAP publicou 73 classificações de segurança, das quais 67 para modelos novos, incluindo 65 com o nível de segurança mais baixo e duas classificações para modelos com equipamentos opcionais, e seis para versões de modelos já testados.
2022 foi um ano histórico para a indústria automóvel. O setor não enfrentou apenas novas regulamentações de segurança, emissões e cibersegurança, mas também as repercussões económicas da invasão da Ucrânia, o Brexit e os desafios devido à escassez de chips semicondutores, materiais e trabalho. Para dar tempo e a folga necessária à indústria, o Euro NCAP adiou a introdução de novos protocolos de teste para 2023.
Números, tendências, airbag central e deteção de fadiga
Em contraste com 2021, desta vez, nenhum automóvel recebeu três estrelas ou menos: 15 dos 65 carros receberam quatro estrelas (22%); 50 carros receberam cinco estrelas (78%). O mercado de automóveis elétricos continua a demonstrar uma forte e rápida expansão. Em 2022, os carros elétricos representaram 22 dos 65 novos modelos (34%) e cinco entre os seis vencedores do Best in Class do Euro NCAP são elétricos. Sete marcas fizeram a estreia no Euro NCAP, seis das quais são originárias da China.
Os airbags centrais para reduzir lesões em colisões laterais são um dos novos elementos de segurança recentemente reconhecidos. Dos 65 carros novos examinados, 47 (72%) incluem no equipamento de série airbags centrais dianteiros.
Os assistentes e alertas de atenção são cada vez mais frequentes. Em 2022, a maioria dos carros avaliados (94%) já incluía um sistema de deteção de fadiga do condutor. Em 53 casos, é feito pela monitorização da entrada do volante e/ou da posição da faixa, enquanto em nove carros é usado o rastreamento direto do olho do condutor ou uma combinação dos dois fatores.
Em 2022, o Euro NCAP celebrou 25 anos a testar e a tornar os carros mais seguros com o apoio de parceiros e laboratórios. “Em 2023 há grandes desenvolvimentos pela frente, incluindo o avanço real para a estratégia Vision Zero 2030 com novos protocolos e um futuro mais seguro para a mobilidade. Os testes passarão a contemplar um maior leque de implicações nos utilizadores mais vulneráveis da estrada, o reconhecimento da presença de crianças, sistemas de prevenção de colisão com velocípedes e sistemas mais sofisticados de controlo da atenção do controlo do condutor”, antecipa Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |