Notícias

Wallbox: carregue o carro elétrico em casa

Em duas dezenas de lares com instalações elétricas para carregamento de veículos (wallboxes), mais de metade não cumpre requisitos de instalação. Não há perigo iminente, nem limita a potência, mas há riscos. Saiba como minimizá-los para carregar o carro elétrico em casa.

Especialista:
Editor:
29 agosto 2024
Carro elétrico numa garagem doméstica ligado a uma tomada

iStock

Uma wallbox é uma estação de carregamento que permite carregar mais rapidamente a bateria do carro elétrico. Em casa, paga menos do que em postos públicos de carregamento. Para quem não conhece, uma wallbox parece uma tomada grande, dentro de uma caixa, fixa na parede, num ponto estratégico, alto o suficiente para ligar um cabo ao ponto, no automóvel, onde o carregamento será feito.

Entre janeiro e junho de 2024, a DECO PROteste e a SGS desenvolveram um estudo que consistiu na visita a 21 habitações com wallboxes, em Lisboa, Porto e Braga. Dezasseis delas eram moradias. Foi testada a segurança dos equipamentos, de acordo com as normas vigentes que fazem lei nesta matéria. Apenas uma não as cumpria, mas muitos recorreram a instaladores sem o conhecimento necessário. É fundamental recorrer a empresas especializadas e certificadas.

Principais conclusões da investigação

  • Entre os utilizadores, 67% recorreram a empresas dedicadas a instalações elétricas, mas sem o know-how necessário à instalação de wallboxes. Só 43% das instalações cumprem as recomendações do fabricante e a legislação de segurança elétrica.
  • É frequente a não-utilização de equipamentos de proteção diferencial recomendados. Não se separa o circuito da wallbox das alimentações do quadro elétrico. 
  • As wallboxes analisadas estão protegidas em espaço interior, na sua larga maioria. Apenas 5% estavam no exterior. Quase todas (90%) estão em espaço privado (box ou garagem). 
  • Apesar de 48% dos utilizadores terem produção solar para autoconsumo, só 10% tiram partido da gestão entre o carregamento das baterias e a produção solar

Ver resultados completos do estudo

Wallbox: prós e contras

A wallbox deve ser ligada diretamente a um quadro elétrico da casa ou do local de trabalho. Dispõe de um sistema de proteção integrado que evita sobrecargas e curtos-circuitos, garantindo, assim, a segurança do carregamento.

Vantagens

  • Permite carregar o veículo muito mais rapidamente do que uma tomada convencional. Dependendo do modelo do veículo e da capacidade da wallbox, é possível carregar a bateria de 0% a 100% em apenas algumas horas.
  • O utilizador pode controlar e gerir o carregamento através de uma aplicação no smartphone. E programar o carregamento para as horas de menor tarifário, limitar a potência e monitorizar o estado de carregamento, e até partilhar a wallbox com outros utilizadores.
  • Contribui para a redução das emissões de CO2 e promove a utilização de energias renováveis.

Desvantagens

  • Apesar de mais rápida a carregar a bateria do veículo, ainda exige disponibilidade de tempo até atingir uma carga razoável. O preço de aquisição e de instalação pode ser alto (até 800 euros).

Modos de carregamento de carro elétrico

A wallbox é um tipo de carregamento de modo 3, o mais recomendado para a maioria das situações, devido à sua segurança e eficiência. Conheça os restantes modos de carregamento.

Modo 1

Este é o mais simples, em que se utiliza uma tomada doméstica convencional com uma corrente máxima de 16 amperes. Corresponde a, literalmente, ligar o carro à tomada de casa... Não tem um dispositivo de segurança específico para o carregamento de veículos elétricos, o que pode pôr em causa a segurança. Logo, não é recomendado.

Modo 2

Este é um pequeno "upgrade". Embora também utilize uma tomada doméstica, inclui um dispositivo de segurança integrado no cabo de carregamento. Este protege contra possíveis falhas de isolamento e comunicação no veículo durante o carregamento.

Modo 3

O modo 3 é o do reino das wallboxes. É mais seguro que os anteriores e é o mais recomendado para uso doméstico e público. A comunicação entre o veículo e a estação de carregamento permite ajustar a corrente, de acordo com as necessidades e a capacidade do veículo e da instalação elétrica.

Modo 4

O modo 4 pode ser considerado o fórmula 1 das formas de que dispomos atualmente de carregar veículos elétricos. Este modo é, geralmente, utilizado em postos de carregamento públicos e é o mais rápido de todos: permite carregar a bateria de um veículo elétrico a 80% em cerca de 30 minutos e com tendência a reduzir, com o aumento da potência de carregamento dos veículos e dos postos de carregamento. Mas é também mais caro...

De qualquer modo, passe a redundância, é o ideal para carregamentos rápidos em viagens longas. Os modos 1 e 2, apesar de serem convenientes por utilizarem tomadas domésticas, não são os mais seguros nem os mais eficientes, e por isso são geralmente recomendados apenas para carregamentos ocasionais ou de emergência.

Ver conselhos para instalar wallbox e o que fazer em caso de avaria

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar