Notícias

TPO proibido em gel e "gelinho" para unhas

Foi proibida a comercialização de cosméticos com TPO, por ter sido classificado como cancerígeno, mutagénico e tóxico para a reprodução. O ingrediente era usado para endurecer o gel, verniz gel ou "gelinho" nas unhas sob ação da luz UV ou LED. Saiba como verificar se os produtos estão conformes com a lei. 

Especialista:
Editor:
03 setembro 2025
Grande plano de mãos de mulher com unhas de gel pintadas de rosa, sobre um fundo azul escuro

iStock

Desde 1 de setembro, é proibida a venda e utilização de cosméticos com Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide (TPO), na União Europeia. Este ingrediente era usado como foto-iniciador em produtos a aplicar nas unhas, como gel, verniz gel ou gelinho, isto é, serve para endurecer os mesmos, quando expostos a lâmpadas ultravioleta ou LED.

O TPO foi classificado como substância presumivelmente cancerígena, mutagénica ou tóxica para a reprodução (CMR 1B) pela Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA), com base em estudos em animais. Posteriormente, foi integrado na lista de substâncias proibidas nos produtos cosméticos pela Comissão Europeia. 

Para se certificar de que a lei está a ser cumprida, pode pedir para ver o rótulo antes de o produto ser aplicado. Caso encontre algum com Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide (TPO), não permita que o utilizem e notifique o Infarmed, entidade responsável pelos produtos cosméticos. Tenha em atenção que existem substâncias com nome idêntico, inclusive com funções diferentes, cuja utilização é permitida. Verifique se o nome está escrito exatamente como indicado acima.

Até 1 de setembro, o TPO estava autorizado para uso profissional em conjuntos para unhas artificiais com uma concentração máxima de 5 por cento. Se usou estes produtos, não fique alarmado: tendo em conta a quantidade e o grau de exposição, o potencial risco para a saúde será baixo.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar