Bateria do carro trocada ao abrigo da garantia
A bateria de um carro híbrido de um consumidor teve de ser trocada, mas voltou a dar problemas. Da segunda vez, a empresa deixou de dar resposta. Com a intervenção da DECO PROteste, o consumidor finalmente recebeu uma bateria nova ao abrigo da garantia.

O subscritor da DECO PROteste Mário Sá é proprietário de um carro híbrido Honda Civic IMA, cuja bateria foi substituída pela Battery Clinic – Auto Hybrid, em novembro de 2022. O consumidor pagou por esta substituição 1500 euros.
Em abril de 2023, Mário Sá apercebeu-se de que a luz do IMA estava acesa, e contactou telefonicamente a Battery Clinic – Auto Hybrid. Da empresa responderam que, pelos sintomas que o carro apresentava, a bateria de 12 V deveria ser substituída, o que acabou por acontecer.
Em junho de 2023, a luz do IMA voltou a acender, assim como a luz do motor. O subscritor da DECO PROteste voltou ao contacto com a Battery Clinic – Auto Hybrid, a 16 de junho de 2023. A intervenção ficou agendada para o dia 1 de julho de 2023, o que não veio a acontecer. O consumidor queixa-se da falta de resolução da avaria no seu veículo, já que substituiu a bateria IMA e confiou nos serviços da empresa.
Perante a persistência da avaria e a falta de resposta da empresa para resolver o problema, no dia 15 de outubro de 2023, inconformado com a falta de resolução e respeito pelos seus direitos, Mário Sá apresentou uma reclamação escrita através da plataforma Reclamar, da DECO PROteste.
A DECO PROteste contactou por e-mail a empresa reclamada, no dia 25 de outubro de 2023, mas não obteve resposta. Voltou a enviar um e-mail no dia 10 de dezembro de 2023, de novo sem resposta por parte da empresa.
Desejoso de resolver o problema, o consumidor solicitou um diagnóstico à Honda, que veio confirmar que a avaria no veículo foi causada pela peça colocada pela Battery Clinic – Auto Hybrid. A Honda apresentou um orçamento para reparação no valor total de 4472,80 euros.
Perante a falta de resolução, a DECO PROteste remeteu o caso para arbitragem em março de 2024, e a Battery Clinic – Auto Hybrid, finalmente, entregou uma bateria nova ao consumidor, ao abrigo da garantia.
Plataforma Reclamar e Tribunal Arbitral
Sempre que encontrar um impasse na resolução de um problema de consumo, pode pedir ajuda à DECO PROteste. Através da Plataforma Reclamar, é possível expor a situação, e a DECO PROteste junta o seu nome à reclamação, para dar mais peso à mensagem.
Quando não há acordo à vista, os consumidores podem recorrer ao centro de arbitragem competente, tendencialmente sem custos e com a assistência jurídica da DECO PROteste, que reencaminha a reclamação para aquela entidade. Apesar de o recurso ao Centro de Arbitragem não garantir uma decisão favorável, trata-se de uma alternativa aos tribunais. É frequente consumidores e empresas chegarem a acordo antes mesmo de ser proferida uma decisão.
Se está a pensar adquirir um carro elétrico, siga os resultados dos testes e as recomendações da DECO PROteste para escolher o carro elétrico mais adequado para as suas necessidades.
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