Leapmotor T03 e C10: carros elétricos baratos e recheados de tecnologia
A Leapmotor estreia-se com dois automóveis elétricos acessíveis recheados de tecnologia: o citadino T03 por 18 420 euros e o grande e vistoso SUV familiar C10 desde 35 320 euros. Com preço tentador e vasto equipamento de série, podem ser o primeiro salto na mobilidade elétrica para muitos consumidores.

Depois do primeiro contacto com o Leapmotor C10 no salão de Bruxelas, chegou a vez de o conduzir em estradas nacionais, a par do Leapmotor T03, na apresentação aos jornalistas.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
O primeiro ensaio deixa boas impressões, mas é preciso esperar pelo teste em laboratório. Se comprar não é solução e precisa de um automóvel, veja as propostas de renting.
Leapmotor e Stellantis aliadas na guerra de carros elétricos
A Leapmotor estreia-se no mercado nacional em abril com dois automóveis: o citadino T03, um rival do Dacia Spring, e o SUV C10. Fundada na China em 2015, a Leapmotor produziu o seu primeiro carro quatro anos depois. A marca ambiciona sobretudo conquistar o top 3 de vendas entre as marcas chinesas em Portugal. A Leapmotor assinou uma joint-venture com a Stellantis para a comercialização fora da China (a Stellantis ficou com 51% do negócio).
A abordagem comercial é simples: disponibilizar modelos com o mínimo de versões e o máximo de equipamento, facilitando a decisão. Por exemplo, só há um Leapmotor T03 por 18 420 euros com três cores à escolha (branco lunar, cinzento e azul glaciar).


Os carros da Leapmotor provam que é possível eliminar a barreira do preço e do custo de um automóvel elétrico sem abdicar de equipamento e segurança. Conta com uma garantia de três anos sem limite de quilómetros para o carro e oito anos ou 160 mil quilómetros para a bateria.
A Leapmotor é uma das empresas chinesas líderes no domínio da tecnologia e dos veículos de novas energias. Os carros foram desenvolvidos para propor produtos mais acessíveis do que os veículos chineses concorrentes. A Leapmotor planeia completar a família com cinco novos automóveis nos próximos três anos.
Leapmotor T03: citadino elétrico com preço e equipamento imbatíveis
O carro elétrico acessível deixa de ser uma miragem. Ágil, com estética moderna e tecnologia de ponta, o T03 visa seduzir os condutores mais jovens. O teto panorâmico reforça o apelo.
Com 95 cavalos de potência e bateria de 37,3 kWh, o Leapmotor T03 custa 18 420 euros. Anuncia 265 km de autonomia. É um compacto citadino com 3,62 metros de comprimento, 1,57 metros de largura e 1,65 metros de altura, de cinco portas, mas apenas quatro lugares. O interior tem 96 centímetros de altura livre atrás e 95 centímetros de altura livre à frente.
Compatível com cabos de carregamento tipo 2 e CCS2, inclui um carregador de bordo de 6,6 kW e uma potência máxima de carregamento de 48 kW. O tempo de carregamento doméstico, entre 30% e 80%, é de três horas e meia, enquanto a utilização do posto rápido requer apenas 36 minutos. No ensaio sem autoestrada, consumiu em média 13 kWh aos 100 quilómetros.
Não faltam as luzes diurnas em LED, tecnologia usada também atrás. As jantes de liga leve são de 15 polegadas. A única opção é a escolha da cor: não existem opcionais, nem pacotes de opcionais. Uma só versão com muito equipamento de série.
Só há uma versão do Leapmotor T03
No equipamento de série, destaque para os espelhos retrovisores elétricos e o painel de instrumentos LCD de 8 polegadas, que interage com o monitor tátil central de 10,1 polegadas (navegação e comandos por voz). Tem ainda câmara de marcha-atrás e ligação Bluetooth. O equipamento engloba travão de estacionamento elétrico e arranque sem chave.
O habitáculo conta com plásticos duros, mas o ambiente é melhor do que o habitual na categoria. Os bancos da frente têm encostos de cabeça integrados e são confortáveis. Só pode regular o volante em altura. A posição de condução é aceitável. O banco de trás só recebe dois passageiros. Rebate por inteiro.
A resposta do motor é suficiente. A ligação do volante com a estrada não é muito precisa, mas a direção tem a rapidez suficiente. Estável mesmo a velocidades mais elevadas. Aumentando o ritmo, confirma-se. Não é muito divertido de guiar depressa, mas cumpre.
O único fator que não agradou foi o zumbido sobretudo no arranque e nalguns momentos da travagem. O motor acusa um zumbido exagerado. Feitio ou insonorização a melhorar? Fica a dúvida. Incomoda, mas passa rápido.
Graças às atualizações remotas over-the-air, o Leapmotor T03 mantém as capacidades de assistência à condução atualizadas. O sistema inclui funcionalidades avançadas, como o aviso de saída da faixa e a assistência à manutenção na faixa. O sistema inclui também a assistência inteligente à velocidade, que reconhece os sinais e os apresenta no painel.
Leapmotor C10: SUV familiar elétrico com preço muito abaixo da concorrência
O Leapmotor C10 é um SUV elétrico do segmento D com caraterísticas premium e uma experiência de condução de topo. Com 218 cavalos e bateria de 69,9 kWh, anuncia 420 quilómetros de autonomia. Está à venda por 35 320 euros na versão Style e 38 mil euros na versão Design. A maioria dos rivais custam mais de 45 mil euros.
No primeiro ensaio em cidade e fora da cidade, sem trajetos de autoestrada, consumiu em média 16 kWh aos 100 quilómetros. Para conduzir um carro tão tecnológico, é preciso dominar os botões no volante, o painel de instrumentos de 10,25 polegadas e o ecrã central com 14,6 polegadas.
Espaçoso e robusto, o Leapmotor C10 é um SUV de grandes dimensões: 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura. A distância ao solo contribui para garantir estabilidade e segurança em todos os terrenos. Faróis LED automáticos e barras de tejadilho reforçam o carácter aventureiro. Os puxadores das portas embutidos não agradaram (um utilizador descuidado pode entalar-se). As luzes traseiras contribuem para o aspeto vanguardista do C10.
O interior demonstra uma atenção especial aos pormenores e à sustentabilidade. Foi construído com materiais de alta qualidade e amigos do ambiente. Os bancos são revestidos em silicone certificado pela Oëko-tex Standard 100. Não contêm substâncias prejudiciais.
A marca anuncia 435 litros de capacidade na bagageira, em configuração normal, e aumenta para 1410 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A atenção aos detalhes estende-se à insonorização. Dispõe de dois sistemas inteligentes de fecho e abertura do automóvel. Pode desbloqueá-lo ao aproximar-se ou afastar-se do veículo utilizando um telemóvel compatível. Em alternativa, o modelo oferece uma chave digital NFC, que desbloqueia o automóvel ao colocá-la junto ao espelho retrovisor.
O C10 foi desenvolvido com a tecnologia Cell-to-Chassis, que integra as células da bateria na estrutura do veículo. Equipado com um carregador AC de 6,6 kW, permite carregar a bateria de 30% a 80% em cerca de seis horas. O carregamento mais rápido faz o mesmo em 30 minutos.
Ao nível da segurança, o Leapmotor C10 foi testado pelo Euro NCAP e conquistou a nota máxima de cinco estrelas. O Euro NCAP é um organismo independente que faz testes de colisão para avaliar a proteção e os sistemas de segurança dos automóveis vendidos na União Europeia. A DECO PROteste é cofundadora do Euro NCAP, através da sua participação na International Consumer Research and Testing, que reúne mais de 30 parceiros na defesa do consumidor.
O C10 inclui um sistema completo de funções avançadas para garantir a maior proteção para condutor e passageiros. O sistema inclui 17 funções, como travagem de emergência, manutenção na faixa de rodagem, deteção do ângulo morto e controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Leapmotor C10 com duas versões: Style e Design
O C10 estreia-se com duas configurações e cinco cores (cinzento canopy, branco-pérola, cinzento grafite, verde jade e preto metalizado). A versão Style tem jantes de liga leve de 18 polegadas, enquanto a versão Design apresenta jantes de 20 polegadas.
A versão Style inclui bancos dianteiros com regulação elétrica, ar condicionado automático bizona e óticas LED. Possui também espelhos exteriores aquecidos e volante revestido a couro sintético. Além disso, o automóvel está equipado com sensores de estacionamento traseiros e uma câmara panorâmica de 360 graus. O ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas é também de série, assim como o ecrã central de 14,6 polegadas com sistema de navegação integrado. O veículo é compatível com o carregamento sem fios para smartphones.
O nível Design adiciona funcionalidades para proporcionar uma experiência de condução ainda melhor com porta traseira elétrica, vidros traseiros escurecidos e volante aquecido. Os bancos são revestidos em couro de silicone. Os bancos dianteiros estão equipados com ventilação e aquecimento.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |