BYD Seal U: o novo SUV elétrico chinês vale 44 490 euros?
O BYD Seal U prima pelo conforto e qualidade a bordo, mas poderia fazer melhor no carregamento. Está disponível como 100% elétrico ou híbrido plug-in a gasolina. O novo SUV chinês tenta também seduzir pelo preço, comparado com a concorrência de peso, acima dos 50 mil euros.

Num estalar de dedos, a família de carros da BYD já disponibiliza sete modelos em Portugal. Do pioneiro BYD Atto 3 ao popular BYD Dolphin, a marca cresce sem abrandar e continua a dar cartas.
O SUV médio BYD Seal U é o único modelo da marca disponível como híbrido plug-in (desde 39 990 euros), além do carro 100% elétrico (desde 44 490 euros), que foi ensaiado na estrada e em laboratório pela DECO PROteste. Tal como o sedã BYD Seal, este SUV impressiona pela boa construção e interior de elevada qualidade – no confronto, os chineses já não se escondem da concorrência alemã e nada temem.
O equipamento de conforto é também muito extenso, sobretudo porque o BYD Seal U disponibiliza quase todas as tecnologias de série. Contudo, além da escolha de cores para o interior e da pintura, não existem muitas opções de personalização, o que ajuda a manter o preço baixo face à concorrência.
Os comandos sofrem com as operações focadas no ecrã tátil rotativo (de 12,8 polegadas na versão Comfort e de 15,6 polegadas na versão Design), que aumenta o risco de distração. O espaço disponível para os passageiros é razoável, mas a bagageira é bastante modesta para um automóvel desta dimensão. A mala tem capacidade real para receber 320 a 1370 litros de carga, depois de rebater os bancos e encher até ao tejadilho.


Bateria demora 41 minutos a carregar dos 10% aos 80%
A versão Comfort do BYD Seal U traz uma bateria de 72 kWh. Com uma bateria de 87 kWh, o BYD Seal U Design revela autonomia para viajar 425 quilómetros sem stresse em percursos combinados de cidade, fora da cidade e autoestrada. Consegue autonomias superiores a 500 quilómetros se conduzir com suavidade fora das áreas urbanas (até 100 km/h) e sem abusar do aquecimento.
O consumo médio do BYD Seal U é muito elevado (22,2 kWh aos 100 quilómetros). Entre a concorrência direta, por exemplo, o Hyundai Ioniq 5 consome apenas 18,2 kWh por cada 100 quilómetros.
Faltam outros atributos importantes a este carro chinês: não tem planeamento de rotas de carregamento, nem pré-condicionamento de bateria, e o desempenho a carregar também fica aquém do nível da concorrência. A bateria demora 41 minutos a carregar de 10% a 80%, ou seja, cerca de duas vezes mais do que um Hyundai Ioniq 5, por exemplo.
O BYD Seal U também pode melhorar com uma direção mais comunicativa e uma condução mais estável. É um bom automóvel, mas ainda não está ao nível dos melhores rivais (Hyundai Ioniq 5 desde 57 mil euros, Tesla Model Y desde 44 990 euros, Volkswagen ID.4 desde 44 127 euros, Toyota bZ4X e Mercedes EQB desde 56 400 euros, entre outros).


Prós do BYD Seal U
|
Contras do BYD Seal U
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |