Škoda Elroq: o novo SUV elétrico quer conquistar as famílias portuguesas
O Elroq é o primeiro SUV compacto totalmente elétrico da Škoda. A versão de base custa 34 947 euros, mas ultrapassa os 45 mil euros na mais equipada. Tem tudo o que é preciso para convencer a família? A DECO PROteste responde com medições de consumo, autonomia e análise completa.

O Škoda Elroq é um modelo totalmente novo. Foi concebido para competir com os reis do segmento, como o Kia EV3 e o Hyundai Kauai Electric. Em preço e dimensões, posiciona-se abaixo do "irmão elétrico", o Škoda Enyaq. O visual exterior é bastante elegante. Na frente, os faróis divididos e as luzes diurnas LED conferem-lhe presença, tal como os vincos no capô.
A versão testada (Škoda Elroq 85) apresenta-se bastante equipada a partir de 43 mil euros, com capacidade para cinco ocupantes e uma autonomia real de cerca de 475 quilómetros. Nas medições de laboratório, o Škoda Elroq revelou um consumo médio exemplar de 18,2 kWh/100 km (a marca declara 15,2 kWh/100 km em ciclo WLTP).
Vários sistemas de assistência estão incluídos de série, facilitando a condução (por exemplo, o head-up display com função de realidade aumentada), e reforçam de forma notável a segurança ativa do Škoda Elroq.
Prós do Škoda Elroq
|
Contras do Škoda Elroq
|

Todas as versões e preços
A potência equivalente do motor varia de 170 a 286 cavalos. E a capacidade da bateria pode ser de 55, 62 ou 82,5 kWh.
- Škoda Elroq 50: bateria de 55 kwh, motor de 170 cavalos, autonomia de até 375 km; a partir de 34 947 euros.
- Škoda Elroq 60: bateria de 62 kwh, motor de 204 cavalos, autonomia de até 403 km; a partir de 38 226 euros.
- Škoda Elroq 85: bateria de 82 kwh, motor de 286 cv, autonomia de até 581 km; a partir de 43 077 euros.
- Škoda Elroq Sportline 85: bateria de 82 kWh, motor de 286 cavalos, autonomia de até 581 km; a partir de 44 678 euros.
Entre os rivais diretos, destacam-se o Hyundai Kauai (35 700 euros), o Kia EV3 (36 800 euros), o Peugeot e-2008 (35 000 euros) e o Volvo EX-30 (38 632 euros).
Ganha muito pontos na habitabilidade
No habitáculo, o espaço disponível surpreende, sobretudo atrás. À frente, grande parte do interior está revestida com materiais suaves ao toque e há um grande ecrã tátil no topo do tabliê.
O conforto em viagem é elevado e impressiona para este segmento, sobretudo com os amortecedores adaptativos opcionais. Como é habitual na Škoda, não faltam soluções “simply clever”, ou seja, áreas de arrumação adicionais espalhadas pelo habitáculo.
Os comandos funcionam com fluidez, após algum tempo de adaptação. Os botões físicos de acesso rápido, por baixo do ecrã central, são uma vantagem num ambiente dominado pelos comandos táteis e gestuais.
A Škoda conseguiu com o Elroq uma proposta muito sólida e convincente. Se comprar não é solução e precisa de um automóvel, veja as propostas de renting.
Voltar ao topoUtilização, carregamento e autonomia
Exibe folgas uniformes em toda a carroçaria. Apenas a porta da mala acusa pequenas variações, que a Škoda vai corrigir ao longo do ciclo de produção. Os cabos no compartimento do motor não estão totalmente revestidos, falta revestimento nos aros das portas no interior, e os plásticos na bagageira são suscetíveis a riscos. No habitáculo à frente, os materiais são de boa qualidade, com painéis de portas parcialmente almofadados e estofamento na zona dos joelhos no túnel central. Já atrás a Škoda optou por uma solução mais económica, o plástico rígido.
O mecanismo de abertura do capô requer apenas uma vareta de suporte. Há pequenas falhas no acabamento de arestas em plástico.
O equipamento de série inclui um cabo de carregamento tipo 2. Por exemplo, em wallbox doméstica até 11 kW, permite um ciclo de carga completo em 8 horas. O cabo pode ser arrumado de forma prática numa rede por baixo da chapeleira.
Nos postos mais rápidos, é possível carregar a bateria de 10% a 80% em 33 minutos. Durante o carregamento, o Škoda Elroq fornece informação exemplar através do sistema de infoentretenimento, incluindo o nível de carga atual, a autonomia disponível, o tempo de carregamento, a hora prevista de fim e a potência atual de carregamento.
O Škoda Elroq revelou uma autonomia real adequada para viagens longas de 475 quilómetros. O diâmetro de viragem é de apenas 10 metros.
Voltar ao topoBagageira limitada, mas muito versátil
O volume real da bagageira do Škoda Elroq é limitado (365 litros). Se a carregar até ao tejadilho, pode acomodar 490 litros. Depois de rebater os bancos traseiros, pode ser aumentada para 1335 litros. Tem um compartimento adicional sob o piso da bagageira de 45 litros. Na bagageira conta com dupla iluminação.
Existe uma tomada de 12 V de série no compartimento de bagagem. Ao voltar a colocar o banco traseiro na posição original, é necessário ter cuidado: os cintos laterais podem facilmente ficar presos no encosto. Não tem espaço de arrumação adicional sob o capô (frunk).
Voltar ao topoInterior, operações e conectividade
O head-up display opcional com função de realidade aumentada merece destaque no Škoda Elroq. É um apoio útil à condução ao projetar informação relevante no para-brisas.
O design e a disposição do tabliê são em grande parte idênticos aos do "irmão mais velho", o Enyaq. O ajuste manual do volante, o botão de arranque na coluna de direção (ao estilo de uma clássica ignição por chave) e o seletor de mudanças na consola central são intuitivos. Já para a barra tátil de volume por baixo do ecrã central a Škoda poderia considerar um simples e eficaz botão rotativo.
Depois de uma fase de treino, necessária, fica a dominar os diferentes níveis de operação e o vasto leque de funcionalidades. As luzes de teto, dispostas aos pares à frente e atrás, já conhecidas de outros modelos da Škoda, oferecem boa iluminação. Os contornos iluminados dos focos proporcionam uma luz indireta agradável durante a noite.
A Škoda dotou o Elroq de uma oferta ampla de componentes multimédia: sistema de navegação, portas USB-C, receção de rádio digital DAB+ e um sistema de som com oito altifalantes. A assistente de voz Laura – agora com suporte IA do serviço ChatGPT – também está integrada. Tanto o Android Auto como o Apple CarPlay estão incluídos de série, em versões sem fios.
Voltar ao topoSuspensão, condução e veredicto
A unidade de ensaio está equipada com o controlo adaptativo de suspensão opcional, incluído no pacote Driver (970 euros). Pode selecionar modos de condução pré-configurados ou ajustar o comportamento da suspensão entre conforto e desportivo.
Em ambiente urbano, o Škoda Elroq absorve com eficácia irregularidades como tampas de esgoto ou ressaltos, com uma resposta controlada e apenas uma ligeira repercussão sonora abafada para os ocupantes. É em estradas rápidas ou em autoestrada que a suspensão do Elroq revela todo o potencial. Quase imune às imperfeições do piso, as viagens longas fazem-se de forma descontraída.
Mudar a direção para marcha-atrás é muito rápido. O pequeno comando é bastante intuitivo. O carro de teste estava equipado com patilhas de comando opcionais, no volante, que servem para regular os níveis de regeneração de energia. A função auto-hold (travagem automática em paragem) está incluída de série.
O Škoda Elroq apresenta uma afinação muito equilibrada. O comportamento em estrada mantém-se seguro e previsível, mesmo em ritmos mais elevados. Responde de forma espontânea aos movimentos do volante e recupera rapidamente a estabilidade em linha reta. Em curva, sobretudo em piso irregular e condução mais dinâmica, nota-se algum movimento da carroçaria. A estabilidade da direção é quase irrepreensível, o que contribui para uma condução mais descontraída em longas viagens de autoestrada.
No teste de desvio de obstáculos, o Škoda Elroq revela um desempenho seguro e eficaz. Não é um desportivo, nem pretende ser, mas apresenta um comportamento global seguro e bem conseguido.
A resposta do pedal de travão é, de início, invulgar e requer um período de habituação. O tato do pedal é artificial: a aplicação de força é pouco uniforme ao longo do seu curso. Mas se tiver de imobilizar o Škoda Elroq o mais rápido possível, a distância média de travagem é de apenas 34,3 metros, um resultado muito bom.
Škoda Elroq: chegar, ver e vencer?
O Škoda Elroq é uma excelente alternativa para quem precisa de um SUV elétrico com bom espaço, autonomia generosa e tecnologia atual. Se procura um carro elétrico de tamanho médio, o Škoda Elroq merece estar no topo da lista de compras.
Voltar ao topoGostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |