BYD Dolphin Surf: primeiro ensaio ao carro elétrico mais barato da BYD em Portugal
O BYD Dolphin Surf é o 10.º modelo lançado pela marca chinesa, que completa dois anos em Portugal. Chega a toda a Europa com uma promessa: revolucionar o segmento dos carros 100% elétricos compactos. Divertido, espaçoso, seguro e bem equipado, a versão mais acessível com bateria de 30 kWh custa 20 885 euros.

No test-drive de apresentação, o BYD Dolphin Surf revelou atributos para fazer tremer a concorrência. Deixou boas impressões para apurar a fundo nas medições de laboratório. Mas é preciso esperar pelo veredicto. Dado relevante já apurado: todos os automóveis da BYD lançados até hoje passaram com distinção nas provas mais exigentes da DECO PROteste com destaque para o BYD Seal, BYD Atto 3, BYD Dolphin e BYD Seal U. Se comprar não é solução e precisa de um automóvel, veja as propostas de renting.
Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in
O novo BYD Dolphin Surf está disponível, a partir de junho, na versão Active (30 kWh), por 20 885 euros, Boost (43 kWh), por 24 990 euros, e Comfort (43 kWh), por 27 990 euros. É o elemento mais novo da família e o carro elétrico mais acessível da marca. A proposta é ambiciosa. Focado no público mais jovem, o BYD Dolphin Surf não deixa de “piscar o olho” a quem já tem projetos familiares. Anuncia mais argumentos do que um automóvel citadino convencional ao nível de espaço, conforto e bagageira.

Dacia Spring, Hyundai Inster, Citroën e-C3 na mira
Depois de estrear o crossover BYD Atto 2 no início do ano, a BYD não dá sossego à concorrência. O Dolphin Surf é a primeira investida da marca chinesa nos automóveis citadinos elétricos. Será um carro fundamental para o crescimento da marca na Europa. Enfrenta rivais como o Dacia Spring, o Leapmotor T03 e o Citroën ë-C3, além de carros em desenvolvimento como o Volkswagen ID.1 e o Renault Twingo. Neste segmento, o Dacia Spring tem sido rei e senhor, o suficiente para destacar a marca nas vendas nacionais.
A chegada do Dolphin Surf à Europa faz parte da estratégia da BYD, que passa por uma expansão global muito além da base de produção na China. A marca está a construir fábricas na Europa. E está focada em tornar-se a maior marca automóvel do mundo.
Sentido prático e espaço surpreendem
Robusto, o habitáculo está recheado de funcionalidades e tecnologia avançada. O novo BYD Dolphin Surf estreia-se por cá com reconhecimento internacional. No mês passado, um júri de jornalistas de renome do setor automóvel nomeou-o Carro Urbano Mundial do Ano, nos prestigiados Prémios World Car of the Year.
Com 3,99 metros de comprimento, 1,720 metros de largura e 1,590 metros de altura, revela um desempenho ágil e adequado para a cidade, mesmo que se trate do cantinho mais apertado da cidade para estacionar.

O painel de instrumentos apresenta informação muito pormenorizada (temperatura de cada pneu, por exemplo) e incorpora o ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas de infoentretenimento.
Amplo à frente e mais espaçoso atrás do que o habitual nesta categoria de carros: os bancos traseiros têm espaço suficiente para as pernas e para a cabeça, mesmo de passageiros adultos. A mala também foi uma boa surpresa. A marca anuncia 308 litros de capacidade. O piso da bagageira esconde uma área prática ideal para manter os cabos de carregamento.
Três argumentos: Blade Battery, e-Platform 3.0 e grupo propulsor 8 em 1
Concebida para veículos elétricos, a e-Platform 3.0 BYD é a base do BYD Dolphin Surf. Inclui a Blade Battery, que utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) para aumentar a durabilidade e a segurança. O modelo pode ser alimentado uma bateria de 30 kWh (versão Active) e 43 kWh (versões Boost e Comfort). A marca anuncia o carregamento rápido de 10% a 80% da bateria em 30 minutos. O carregamento trifásico de 11kW demora três horas e meia (Active) ou cinco horas (Boost e Comfort).
Em percursos combinados, a marca anuncia uma autonomia de 220 quilómetros para a bateria mais pequena e mais de 320 quilómetros para a bateria maior. O BYD Dolphin Surf conta com o primeiro sistema de propulsão elétrica 8 em 1 produzido em série da marca, que combina o motor de tração, o carregador, a caixa de distribuição de energia de alta tensão, o controlador de gestão da bateria, a unidade de controlo do veículo, entre outros, num único módulo.
O novo BYD Dolphin Surf está disponível com várias opções de potência do motor montado à frente. A versão de base tem um motor de 88 cavalos. A versão Comfort, topo de gama, combina a bateria de maior capacidade com o motor mais potente (156 cavalos).
Segurança máxima de série, garantia exemplar
O BYD Dolphin Surf privilegia a segurança. Todas as versões recebem o sistema avançado de assistência ao condutor de série. Este conjunto de ajudas inclui controlo de alerta de colisão dianteira, velocidade de cruzeiro inteligente, travagem automática de emergência, assistência à saída da faixa de rodagem e controlo inteligente de máximos.
O BYD Dolphin Surf conta com uma garantia geral de seis anos ou 150 mil quilómetros e de oito anos ou 200 mil quilómetros para a bateria e o motor elétrico.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |