Carros elétricos no inverno: desempenho do Dacia Spring, Hyundai Inster e Volkswagen ID.4 em frio extremo
Dacia Spring, Hyundai Inster e Volkswagen ID.4: o Green NCAP testou a autonomia e o tempo de carregamento dos carros elétricos com temperaturas mais frias. As diferenças impressionam: perdem 27% a 36% de autonomia.
A avaliação mais recente do Green NCAP sobre o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos carros aborda os maiores medos com o automóvel elétrico: ansiedade de autonomia, tempo de carregamento e uso do ar condicionado em tempo frio.
O Green NCAP avaliou o desempenho do Dacia Spring, Hyundai Inster e Volkswagen ID.4 em condições reais com temperaturas negativas, condução em autoestrada e necessidade de carregamento rápido. Os resultados revelam diferenças significativas. O confronto inclui um carro de combustão como referência, o Seat Ibiza.
Como o frio afeta a autonomia do carro elétrico (medições a –7°C)
Uma das maiores inquietações de quem pondera a compra do carro elétrico é a redução da autonomia em tempo frio, em regiões como Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança, por exemplo. O Green NCAP avalia o desempenho com testes a –7°C de temperatura.
O Dacia Spring e o Hyundai Inster, dois citadinos elétricos acessíveis, revelam desempenhos bastante distintos. O Dacia Spring, com bateria útil de 27,6 kWh, é mais adequado para viagens curtas. Em condução mista e com tempo ameno, a autonomia estimada é de 180 km, caindo para 133 km em tempo frio e para 119 km em autoestrada no inverno, o que lhe vale uma classificação "fraca" em autonomia.
O Hyundai Inster, com bateria útil de 49 kWh, tem uma vantagem significativa. Em tempo ameno, a autonomia mista estimada é de 322 km ("adequada"), reduzindo para 219 km em tempo frio. Na autoestrada, a autonomia desce para 267 km (tempo ameno) e 199 km (tempo frio), sendo considerada "fraca" neste cenário.
O Volkswagen ID.4 Pure, maior e mais pesado (52 kWh de bateria útil, quase duas toneladas), revelou maior usabilidade. A autonomia mista em tempo ameno é de 304 km, baixando para 196 km em tempo frio e 193 km em autoestrada. Mantém uma distância prática para o uso diário. No capítulo do “consumo e autonomia”, o Volkswagen ID.4 foi avaliado como "adequado", enquanto o Hyundai Inster obteve uma "boa" classificação.
Aquecimento vs. autonomia: como responde o carro elétrico no inverno?
Aquecer (ou arrefecer) o habitáculo é uma das tarefas mais exigentes para um automóvel elétrico. Em tempo frio, não conta com o calor residual de um motor a combustão. É recomendável pré-aquecer o carro enquanto está ligado à tomada, utilizando energia da rede, em vez da bateria.
O Dacia Spring recorre a um aquecedor elétrico simples. Consegue atingir rapidamente 16°C à altura da cabeça, tanto à frente, como atrás, mas a zona dos pés não chega à temperatura desejada. Devido à bateria pequena, o benefício do pré-aquecimento é mínimo.
O Hyundai Inster combina aquecedor com bomba de calor, oferecendo aquecimento do volante e dos bancos dianteiros, ativável remotamente, o que melhora o conforto sem penalizar muito a bateria.
O Volkswagen ID.4 destacou-se por aquecer rapidamente todo o habitáculo. O pré-aquecimento resultou num ganho de 46 km de autonomia adicional em condução mista e 79 km em meio urbano, compensando as perdas de autonomia em tempo frio.
Carregamento rápido: resultados do Green NCAP com grandes diferenças entre carros
Os três carros obtiveram uma classificação "adequada" em carregamento rápido, o que revela um desempenho funcional, mas não de topo.
O Dacia Spring aceita um máximo de 34 kW em corrente DC. Demora 40 minutos para carregar a bateria de 10 a 80 por cento. O ganho de autonomia por minuto é "fraco" em autoestrada. Contudo, oferece função V2L (até 3,7 kW), permitindo alimentar dispositivos elétricos externos, uma surpresa num carro tão acessível.
O Hyundai Inster atingiu 81 kW de potência de pico e carregou de 10% a 80% em 31 minutos: um bom equilíbrio entre tempo e capacidade. Também oferece V2L.
O Volkswagen ID.4, que atinge 155 kW de pico, carregou no mesmo cenário em 27 minutos (com a bateria pré-condicionada). Apesar da bateria maior, o tempo é competitivo.
Confronto com o motor de combustão: Seat Ibiza
O Seat Ibiza 1.0 MPI foi usado como referência. Na "experiência de condução", o consumo foi avaliado como "bom".
O consumo estimado é de 6 l/100 km em tempo ameno e 6,4 l/100 km em tempo frio. A diferença é mínima: aproveita o calor do motor para aquecer o habitáculo. O valor do computador de bordo corresponde ao medido, o que dá confiança ao condutor, proeza que os carros elétricos ainda não garantem, sobretudo em tempo frio.
Avaliação global do impacto ambiental
Além da experiência de condução, o Green NCAP avalia o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida. O Dacia Spring obteve cinco estrelas e 100% na classificação de sustentabilidade, beneficiando do peso leve e da pequena bateria. O Hyundai Inster também atingiu cinco estrelas.
Por sua vez, o Volkswagen ID.4 Pure obteve quatro estrelas e meia. Já o Seat Ibiza ficou ligeiramente abaixo das quatro estrelas: é eficiente, mas um motor a combustão não consegue igualar as emissões reduzidas de um elétrico.
A experiência de condução no inverno varia muito. O Dacia Spring fica limitado a trajetos locais. Já o Hyundai Inster e o Volkswagen ID.4 superam viagens longas e climas frios.
| Carro testado | Estrelas (1 a 5) | Apreciação Global (%) |
|---|---|---|
| Dacia Spring | 5 | 100 |
| Hyundai Inster | 5 | 96 |
| Volkswagen ID.4 |
4,5 | 85 |
| Seat Ibiza | 3,5 | 69 |
Os fabricantes devem continuar a otimizar o sistema de aquecimento e o tempos de carregamento para tornar a mobilidade elétrica mais fluida e acessível a todos os consumidores.
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