BYD Atto 2: SUV elétrico chinês conquista pelo conforto, mas desilude na autonomia
O BYD Atto 2 é o SUV elétrico compacto mais acessível da marca chinesa, com preço desde 29 305 euros. Inclui de série muito equipamento de conforto e segurança. Mas a autonomia e o desempenho a carregar são modestos.
O BYD Atto 2 é um dos SUVs compactos mais esperados. Depois do primeiro contacto em Bruxelas, foi testado em estrada e laboratório. É confortável, fácil de usar na cidade e vem bem equipado, mas falta-lhe eficiência e dinâmica para brilhar entre os carros elétricos.
A BYD pretende com este SUV consolidar a presença no mercado nacional. Com bateria de 45,1 kWh e autonomia real de 250 km, foi concebido para atrair quem precisa de um carro elétrico prático e bem equipado a preço competitivo.
| ESPECIFICAÇÃO | BYD ATTO 2 BOOST |
|---|---|
| Potência | 177 cavalos |
| Bateria | 45,1 kWh |
| Autonomia real | 250 km |
| Carregamento rápido (10–80 %) | 36 minutos |
| Potência máxima de carga | 65 kW |
| Preço | 29 305 € |
A BYD aposta em duas versões: Active desde 30 805 € (ou 29 305 € através da campanha com financiamento) e Boost desde 34 423 € (ou 32 923 € com financiamento), ambas com potência equivalente de 177 cavalos. Se comprar não é solução e precisa de um automóvel, avalie as propostas de renting.
BYD Atto 2 convence, mas não impressiona nos atributos elétricos
É um dos pontos fortes. O carro chinês na versão testada (Boost) inclui de série praticamente todos os equipamentos de conforto e segurança esperados no segmento.
Contudo, as qualidades como automóvel elétrico não lhe conferem qualquer vantagem técnica, apesar do know-how da BYD. Fica atrás da concorrência: a autonomia real de 250 km e a potência máxima de carregamento de 65 kW são francamente modestas.
O BYD Atto 2 apresenta outras fraquezas. O ar condicionado automático funciona de forma irregular e o controlo de tração intervém demasiado tarde quando as rodas perdem aderência.
Quem privilegia uma condução calma apreciará o conforto da suspensão. Se prefere uma condução mais dinâmica, os movimentos de carroçaria são bastante acentuados. O SUV chinês não se portou bem no desvio de obstáculos em velocidade.
Entre os rivais, destacam-se o Kia EV3, o Opel Frontera Electric, o Toyota Urban Cruiser e o Škoda Elroq.
Prós do BYD Atto 2
- Equipamento de conforto e segurança muito completo
- Entrada e saída confortáveis
- Suspensão confortável e boa insonorização
- Construção sólida
- Bom acesso ao habitáculo
Contras do BYD Atto 2
- Autonomia reduzida
- Desempenho de carregamento limitado
- Comportamento dinâmico
- Funcionamento irregular do ar condicionado automático
A seleção de carros elétricos
qualidade
do teste
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do teste
Carregar a bateria de 10 a 80% no posto rápido demora 36 minutos
A utilização diária do BYD Atto 2 corresponde às expectativas para um SUV compacto elétrico. Com 4,31 m de comprimento e 2,07 m de largura (incluindo espelhos), o BYD Atto 2 foi talhado para o meio urbano com um diâmetro de viragem adequado (10,9 metros).
- Carregar a bateria através de tomada doméstica demora 23 horas.
- Com wallbox, a carga demora 4,5 horas (a 11 kW).
- O desempenho nos postos mais rápidos fica aquém da concorrência. Enquanto muitos rivais já carregam com potências de três dígitos, o modelo chinês limita-se a 65 kW. O carregamento de 10% a 80% demorou 36 minutos.
A potência não é elevada, mas o BYD Atto 2 atinge rapidamente o valor máximo logo após o início da carga e mantém-no até dois terços da capacidade. Permite recarregar rapidamente a partir de um nível baixo ou médio de carga.
Em condução urbana ou a ritmos muito suaves em estrada, a autonomia supera os 300 quilómetros. Em autoestrada e com temperaturas baixas, dificilmente ultrapassa os 150 quilómetros.
Interior surpreende
O interior exibe boa qualidade de construção. A parte superior dos painéis das portas e do tabliê são suaves ao toque, e até na consola central há zonas acolchoadas. O painel das portas atrás é na íntegra em plástico rígido.
Ponto positivo: poucas superfícies em preto brilhante, que se suja facilmente. A qualidade de montagem da carroçaria e da bagageira satisfaz. As cavas das rodas, bem como partes da traseira e das portas, estão protegidas por painéis de plástico, para evitar danos de pintura. O motor está bem arrumado, mas nem todas as ligações elétricas foram protegidas contra salpicos de água.
Ergonomia e climatização exigem mais atenção da BYD
A maioria das funções do BYD Atto 2 é controlada no ecrã tátil, o que pode distrair da condução. Por exemplo, apenas controla a temperatura no ecrã central ou por comando de voz.
Outras funções do sistema de climatização, como o aquecimento do vidro traseiro ou dos bancos, exigem vários passos. No ecrã central, os elementos de toque são pequenos e obrigam a desviar o olhar da estrada.
Na consola central, há botões para funções importantes. Por exemplo, controlar a ventilação do para-brisas, a recuperação de energia, a função Auto Hold ou o volume através de um comando rotativo, uma funcionalidade que muitos fabricantes não incluem.
O controlo do ar condicionado automático não convence. Mesmo com temperaturas elevadas definidas, o habitáculo é arrefecido de início e depois sobreaquece em excesso. A temperatura ideal de conforto raramente é atingida e com dificuldade. O fabricante precisa de melhorar o sistema.
Bagageira cumpre os mínimos
A bagageira do BYD Atto 2 tem capacidade para 260 litros de carga. O piso de carga permite separar 90 litros na zona inferior. Se rebater os bancos traseiros e utilizar todo o espaço atrás dos bancos dianteiros até ao tejadilho, a capacidade aumenta para 1295 litros.
Desempenho na condução
Sem ambições desportivas, a suspensão do BYD Atto 2 está orientada para o conforto. No trânsito urbano, absorve bem as irregularidades, embora obstáculos mais profundos, como tampas de esgoto rebaixadas, sejam transmitidos aos ocupantes pelo eixo traseiro.
O preço desta afinação macia paga-se em estradas sinuosas: a tendência acentuada para inclinar nas curvas provoca mais movimento no interior do que seria desejável.
O BYD Atto 2 revela fragilidades na condução. No teste de desvio de obstáculo, não consegue completar o percurso de cones à velocidade exigida de 90 km/h na perfeição exigida. Ao regressar à trajetória original, o BYD tende a subvirar. O ESP não intervém com a rapidez e intensidade necessárias, o que compromete a dinâmica de condução.
A direção pouco comunicativa, a acentuada subviragem e os movimentos sentidos da carroçaria reduzem a sensação de controlo e o prazer de condução.
Vale a pena comprar o BYD Atto 2?
Se procura um SUV elétrico urbano, confortável e bem equipado, o BYD Atto 2 é uma boa escolha pelo preço competitivo e pela garantia da marca. Caso valorize autonomia, desempenho e comportamento dinâmico, há alternativas melhores nesta faixa de preço.
O BYD Atto 2 é um automóvel elétrico bastante razoável para a cidade, mas ainda não é o carro que vai desafiar os rivais em eficiência e tecnologia.
Garantia e manutenção programada
Todos os automóveis da BYD estão abrangidos por uma garantia de 6 anos ou 150 mil km e por uma garantia da bateria durante 8 anos ou 200 mil quilómetros.
A manutenção programada está também incluída na compra de qualquer carro da BYD até 31 de dezembro. É válida até 4 anos ou 60 mil km nos carros 100% elétricos e até 2 anos ou 30 mil km nos modelos híbridos plug-in.
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