Dicas

Instalação de ar condicionado: o que precisa de saber

Arrefece no verão e aquece no inverno, é um aparelho eficiente, sustentável e está a tornar-se cada vez mais popular. Saiba como e onde fazer a instalação do ar condicionado e descubra quanto custa.

Especialista:
Editor:
22 outubro 2024
técnico a instalar unidade interior de aparelho de ar condicionado na sala de uma cliente

iStock

O ar condicionado ajuda na climatização da casa durante o ano inteiro, com excelentes níveis de conforto acústico e térmico, elevada eficiência energética e bom desempenho ambiental. Antes de fazer a instalação do ar condicionado, encontre o melhor equipamento para as suas necessidades.

Compare modelos de ar condicionado

Como instalar um ar condicionado e cuidados a ter

Mesmo que seja um fervoroso seguidor da tendência “do it yourself" (DIY, ou faça você mesmo, em português) e se sinta confortável a manusear ferramentas, os aparelhos de ar condicionado contêm gases fluorados e, por isso, a sua instalação tem de ser obrigatoriamente efetuada por um técnico devidamente certificado para o efeito.

A forma como o aparelho é instalado dependerá do sistema de ar condicionado que escolher. Os modelos portáteis são os mais simples porque funcionam como unidade interior e exterior em simultâneo e, por isso, não precisam de ser instalados por um profissional. Basta ligá-los à eletricidade e colocar o tubo de evacuação numa janela, para que o ar quente saia para o exterior.

Já os sistemas fixos (split) possuem uma unidade exterior conectada a uma unidade interior através de dois tubos de cobre e um condutor elétrico. A unidade interior é responsável por distribuir o ar frio (ou quente) para a divisão onde está instalada. Os condensados são depois escoados para o exterior através de um tubo. Dentro dos sistemas split, existem dois tipos:

  • os mono-split, que possuem uma unidade exterior para uma unidade interna e que são os mais comuns;
  • e os multi-split, que têm uma unidade exterior e até cinco unidades internas.

O ar condicionado centralizado ou de condutas é o mais difícil de instalar. Requer a instalação de uma rede de tubos através do teto falso para levar o ar às diferentes divisões da habitação. Se não houver pré-instalação na casa, serão necessárias obras. Se já tem a pré-instalação feita, só precisa de instalar a unidade interior num teto ou parede falsa. A grande vantagem é que o equipamento é impercetível. No entanto, estes sistemas tendem a ser mais ruidosos do que os sistemas split.

Onde instalar o ar condicionado?

Antes de instalar um sistema split, é preciso pensar onde colocar a unidade interior e a unidade exterior. O técnico que fizer a instalação do aparelho deverá aconselhar sobre a localização ideal para melhorar a eficiência e, assim, reduzir os custos energéticos. Contudo, às vezes não há muitas opções, seja por limitações arquitetónicas ou de espaço. Se não tiver pré-instalação para o ar condicionado, indique-o ao solicitar o orçamento.

Unidade interior de ar condicionado

  • A localização da unidade interior é normalmente condicionada pela localização da unidade exterior. O objetivo é reduzir a distância entre as duas para garantir que as tubagens que as ligam não ultrapassam quatro metros. Quanto menor a distância entre as duas unidades, melhor será a eficiência do sistema.
  • Para um melhor desempenho de refrigeração, deve colocar a unidade interior no topo da parede, pelo menos 2,15 metros acima do nível do chão e com uma distância mínima de 15 centímetros até ao teto. Se possível, instale a unidade num local central, que possibilite a distribuição do ar por toda a divisão.
  • A circulação do ar não deve estar obstruída. Deve escolher uma parede livre de qualquer elemento decorativo, longe de cortinas ou móveis.
  • Não instale o aparelho diretamente por cima de um equipamento eletrónico (como televisor ou computador), pois uma eventual fuga de água pode causar dano. 
  • Escolha uma parede onde não haja exposição direta à luz solar ou a outras fontes de calor.

Unidade exterior de ar condicionado

  • As unidades exteriores estão preparadas para resistir às condições climatéricas. Contudo, se possível, escolha uma área onde esteja relativamente protegida, evitando a exposição direta ao sol, a ventos fortes e chuva.
  • Escolha um local longe de plantas e onde os animais não consigam aceder.
  • Recomenda-se que haja, pelo menos, 30 centímetros de espaço livre à volta do aparelho, tanto na parte superior como nas laterais.
  • O equipamento deve estar a, pelo menos, um metro de distância de antenas ou cabos de conexão elétrica utilizados para televisão, rádio, wi-fi ou telefones. Estes aparelhos podem interferir no funcionamento do ar condicionado.
  • O técnico deve utilizar um detetor de metais para verificar se há tubos ou cabos na área onde irá instalar as unidades e que possam ser danificados pela perfuração.
  • Deve ainda ter em atenção a necessidade de escoamento de água.

Quais as regras para a instalação de ar condicionado?

Há três tipos de normas a ter em conta na instalação de aparelhos de ar condicionado:

  • as normas do condomínio;
  • as da câmara municipal;
  • e as relativas ao manuseamento de equipamentos com gases fluorados.

É necessária aprovação do condomínio?

A instalação das unidades exteriores dos aparelhos de ar condicionado pode prejudicar a linha arquitetónica ou a estética do edifício. Por esse motivo, o proprietário necessita da autorização da assembleia de condomínio. Verifique o regulamento do seu condomínio. A instalação de ar condicionado pode estar prevista no regulamento e haver consentimento.

É preciso pedir autorização à câmara municipal?

A instalação das unidades exteriores na fachada dos edifícios pode ainda estar dependente de autorização da câmara municipal. Confirme se o seu município impõe alguma regra referente à manutenção da estética dos edifícios (por exemplo, edifícios históricos). Pergunte também se há alguma restrição quanto a ruído, por exemplo, pela definição de um limite para a poluição sonora permitida.

Quem pode instalar um aparelho de ar condicionado?

Por conterem gases fluorados, as intervenções de instalação, reparação, manutenção, assistência técnica e desmantelamento de equipamentos de ar condicionado têm de ser obrigatoriamente realizadas por profissionais e empresas certificados. No entanto, a obrigatoriedade de certificação para empresas aplica-se apenas nas situações em que haja prestação de serviços a terceiros (por exemplo, nos casos em que uma loja subcontrate uma empresa para fazer a instalação em casa do consumidor).

Pode consultar as listas de técnicos e empresas certificados para intervenções em equipamentos que contêm gases fluorados no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). 

Deve também pedir, pelo menos, três orçamentos com antecedência. Se esperar pelos meses de verão, é provável que se depare com quebras de stocks ou tenha de esperar mais tempo. Selecione a melhor opção tendo em conta o preço do ar condicionado e a sua instalação. Recomendamos, ainda, que contrate o serviço de instalação à empresa que vendeu o aparelho de ar condicionado.

Custo da instalação do aparelho de ar condicionado

O preço total da instalação do ar condicionado dependerá de vários fatores:

  • número de unidades a instalar;
  • sistema de ar condicionado, tamanho e marca;
  • complexidade da instalação;
  • e melhorias necessárias no circuito elétrico.

O preço da instalação de um sistema mono-split depende das necessidades de instalação, tais como o comprimento do tubo linear, do tubo de drenagem, do cabo elétrico, etc. Fazem parte integrante das obrigações do instalador:

  • o teste de funcionamento e esclarecimento quanto ao funcionamento do aparelho;
  • a remoção do equipamento antigo e o respetivo transporte para um local de gestão de resíduos.

Manutenção: vale a pena comprar uma capa para a unidade exterior?

As unidades exteriores dos aparelhos de ar condicionado estão preparadas para resistir a intempéries e condições como vento, chuva, neve ou calor. Por isso, em princípio, não é necessário cobri-las para garantir o seu bom funcionamento.

Ainda assim, existem capas de diferentes tipos para as cobrir que podem ajudar a prolongar a vida dos aparelhos. Cobrir a unidade exterior pode ser benéfico em algumas situações, por exemplo, no outono, para evitar que folhas ou outros detritos entrem. Contudo, cubra apenas a parte superior da unidade. Se esta estiver completamente coberta poderá criar problemas de humidade ou corrosão. Para garantir que o ar condicionado funciona sem problemas durante muitos anos, cumpra o plano de manutenção aconselhado pelo fabricante do seu aparelho.

Clear
União Europeia
Programa EU Life
O projecto Clear-HP é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101119923. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infrasestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar