Dicas

Ar condicionado: o que fazer antes de chamar um técnico

02 julho 2024
Mulher de camisola laranja a ligar o aparelho de ar condicionado.

02 julho 2024

Quando o aparelho de ar condicionado deixa de funcionar corretamente, verifique qual o problema. Pode até resolver essa dificuldade sem precisar de um técnico e poupar tempo e dinheiro. Saiba como.

Estes conselhos aplicam-se à generalidade dos aparelhos de ar condicionado. No entanto, deve consultar o seu manual de instruções, dadas as especificidades e diferentes características de cada modelo.

Não tente reparar o aparelho agindo sobre componentes em tensão elétrica ou manusear o fluido que circula no seu interior. Chame de imediato a assistência técnica:

  • quando sai água da unidade interior;
  • se houver libertação de cheiro a queimado, ruídos altos anormais, entre outros, desligue a unidade e o disjuntor;
  • se o cabo elétrico principal está demasiado quente ou danificado;
  • quando qualquer um dos interruptores, disjuntores ou fusíveis deixam de funcionar adequadamente;
  • quando os interruptores ou botões não estão a funcionar bem.

Para saber mais sobre ar condicionado ou outros equipamentos, participe e faça parte da comunidade Energias Renováveis da DECO PROteste.

4 problemas comuns com o ar condicionado

Antes de chamar o técnico, tente resolver alguns dos possíveis problemas do ar condicionado. 

1. Não liga

O que deve fazer se carrega no botão de ligar, e o ar condicionado não funciona: 

  • verifique se os disjuntores de ambas as máquinas (interior e exterior) estão ligados;
  • confirme se tem alguma programação inserida, que impeça o funcionamento do aparelho;
  • veja se o comando tem pilhas;
  • para saber se existe algum problema no comando, tente ligar o ar condicionado na unidade interior;
  • se o aparelho parou, pode estar a equilibrar as pressões até conseguir ligar-se de novo. Neste caso, não há nada que possa fazer a não ser esperar cerca de três a cinco minutos;
  • se ativou a função de aquecimento, verifique se a temperatura ambiente já é superior à temperatura pedida no comando. Se ativou o arrefecimento, confirme se a temperatura ambiente é já inferior à temperatura selecionada.

2. Não faz frio

O filtro de ar pode estar sujo. Limpe o filtro com regularidade. Pode passar por água fria e deixar secar naturalmente. Se usar uma fonte de calor, poderá deformar o filtro.

Verifique se a velocidade do ventilador é a adequada. Obstruções como cortinas ou móveis podem prejudicar o fluxo do ar e levar a que o aparelho meça temperaturas erradas e desligue antes de arrefecer a sala.

Se a divisão estiver muito quente quando ligar o ar condicionado, poderá demorar algum tempo até sentir o efeito refrescante. Se o aparelho tiver uma função “Turbo” ou semelhante, ligue-a para aumentar a ventilação e a potência do aparelho durante alguns minutos.

Se estiver um dia quente e com chuva, a unidade interior poderá estar a usar grande parte da sua capacidade na função de desumidificação, em detrimento do arrefecimento. Neste caso, não vale a pena chamar o técnico, porque ele também não poderá ajudar.

3. Cheiro desagradável

Verifique se não existem fontes de calor na divisão ou se não existem portas e janelas abertas.

Quando liga a unidade interior e sai um cheiro desagradável, deve verificar se os filtros estão limpos. Se a unidade interior estiver instalada numa área com fumo ou odores de comida, a passagem do ar pela máquina pode deixar resíduos que libertem odor quando a unidade é ligada. Em divisões muito húmidas, essa humidade pode acumular-se também na unidade interior e, quando entra em funcionamento, o odor será libertado para o ar.

Alguns modelos de ar condicionado possuem entrada de ar do exterior para renovação do ar interior. Se esse ar tiver um cheiro desagradável, irá ser sentido no interior.

A unidade interior, em modo de arrefecimento, condensa a humidade presente no ar interior, recolhendo-a num tabuleiro de condensados, a partir de onde é escoada para o esgoto. Uma inclinação errada da unidade interior ou uma obstrução no escoamento poderão originar odores a humidade ou mofo.

4. Ruído

Verifique se o painel dianteiro está bem fechado. Ao colocar o filtro da última vez, poderá ter ficado mal fechado, provocando vibrações.

Mudanças de temperatura podem causar dilatações ou contrações nos materiais da unidade interior, o que poderá levar a que os plásticos emitam ruído momentaneamente.

Um ruído semelhante a água em movimento poderá ser ouvido, em alguns modelos, quando muda o modo de funcionamento ou devido à abertura ou fecho de válvulas. Esta situação é normal.

Outros problemas

O aparelho para repentinamente e depois começa a funcionar de novo

Para proteção do sistema, o ar condicionado pode parar de funcionar devido a uma grande oscilação de voltagem. Se for este o caso, o sistema retoma automaticamente a operação em alguns minutos.

Liga o aparelho no modo de aquecimento, a máquina arranca, mas o ventilador não funciona

Para evitar correntes de ar frio, alguns modelos inibem o funcionamento do ventilador até que a temperatura na unidade interior esteja suficientemente alta.

A unidade exterior está a funcionar, mas a unidade interior não faz aquecimento

Se a temperatura exterior for baixa, o ar condicionado poderá estar a realizar a descongelação automática. Nesse modo, a unidade interior não produz ar quente.

Não consigo alterar a velocidade do ventilador

Em alguns modos de funcionamento, a velocidade do ventilador é ajustada automaticamente e não pode ser alterada manualmente.

Má distribuição do ar

O ar condicionado passa o ar através das ventilações de entrada e liberta-o através das ventilações de saída. Qualquer obstrução (como cortinas, artigos domésticos, etc.) ou acumulação de sujidade no interior das aberturas de ventilação pode limitar ou dificultar este fluxo de ar. Verifique as ventilações e, se necessário, limpe-as.

Contas de eletricidade mais elevadas

Verifique se os filtros estão limpos. Quando os filtros estão sujos, o aparelho necessita de consumir mais energia para atingir a temperatura desejada.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

Temas que lhe podem interessar