Como testamos

Ar condicionado: como testamos

28 abril 2025
Mão com comando a ligar um aparelho de ar condicionado

28 abril 2025

Em laboratório, são comparadas as capacidades de aquecimento e arrefecimento do ar condicionado, e avaliado o funcionamento com diferentes temperaturas e o consumo do aparelho em standby. Saiba como são feitos os testes.

Para avaliar o desempenho dos aparelhos de ar condicionado, a DECO PROteste avalia a sua eficiência a arrefecer, a aquecer, a desumidificar e o seu consumo de energia em standby. Para determinar a eficiência do ar condicionado a aquecer e a arrefecer, é avaliado o seu funcionamento com diferentes temperaturas exteriores: 40ºC, 35ºC, 30ºC, 25ºC e 20ºC no arrefecimento, e -7ºC, 2ºC, 7ºC e 12ºC no aquecimento.

Ao nível do conforto, são avaliados parâmetros como a rapidez para atingir a temperatura de conforto em modo turbo e nos modos normais de aquecimento e de arrefecimento, a distribuição do ar e da temperatura pela divisão e ainda a existência de funções úteis para o consumidor.

O teste avalia também o ruído produzido pelas unidades exteriores e interiores no modo de aquecimento e arrefecimento, bem como a adequabilidade do manual de instruções, a facilidade de utilização e limpeza, entre outras.

Por fim, para a análise do desempenho ambiental do equipamento, é verificado o tipo de gás refrigerante utilizado e o seu impacto ambiental, a eficiência do equipamento no uso de energia durante o seu funcionamento e em modo de standby, o ruído produzido e ainda as funcionalidades anunciadas pelo fabricante para a poupança de energia, averiguando se estas permitem uma real poupança.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER